<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

globet.com - the better you bet!

Ainda Ousmane N'Doye

terça-feira, 28 de agosto de 2007




Confesso que à hora que escrevo, desconheço o resultado do inquérito disciplinar ao jogador Ousmane N'Doye. Por isso, estou também mais à vontade para emitir a minha opinião e formular alguns juízos de valor.


Vi jogar Ousmane N'Doye pela primeira vez no Estádio do Dragão, num F.C.P.-Estoril, no qual saltou à vista de todos a qualidade técnica e a força deste jogador. Mandava no meio-campo canarinho, tacticamente cumpridor, com uma capacidade de remate assinalável, bem patente no golo que marcou. Continuei a acompanhá-lo, mas o alarme soou quando vi a forma como quis sair do Estoril, em choque com dirigentes e equipa técnica, para ingressar no Penafiel. Voltou a destacar-se no conjunto penafidelense, ao ponto de num jogo contra a nossa Briosa ficar com a sensação de que só ele era suficiente para fazer frente ao nosso meio-campo, constituído por jogadores como Dionattan, Rafael Gaucho e outros, que nunca o conseguiram segurar.


Chegou a Coimbra em Dezembro de 2005, depois de outro episódio lamentável com os dirigentes nortenhos, que me confidenciaram "cobras e lagartos" de Ousmane N'Doye como homem. Iludido pela sua valia técnica, preferi, como a maior parte dos adeptos, relevar e dar importância àquilo que iria fazer dentro de campo. Que, até ao momento, foi muito pouco. Nos 6 meses após a sua chegada, teve um rendimento abaixo do que era esperado, sem nunca conseguir afirmar-se totalmente e desequilibrar o jogo. Pensou-se que o seu ano chegaria em 2006.


Foi emprestado, dando contrapartidas económicas interessantes para a Briosa, mas eis que no Verão de 2007 volta a protagonizar mais episódios lamentáveis.


Relembre-se que Ousmane N'Doye chegou bem depois da data em que se deveria apresentar, o que motivou a instauração de um inquérito disciplinar ao atleta. Veio contrariado, com pouca disponibilidade para falar à comunicação social, a quem confidenciou a vontade de sair do clube. Acumulou treinos fracos, jogos-treino reveladores da sua pouca motivação. O cúmulo sucedeu em Alvalade, com uma 2a parte absolutamente vergonhosa em termos de entrega, de concentração, de (falta de) atitude, contribuindo para o 3.º golo do Sporting.


Não obstante, e para meu espanto, Manuel Machado referiu na conferência de imprensa no final do jogo com a União de Leiria, que tinha preparado a equipa durante a semana com Ousmane no 11 titular!!!! Confesso que tive que ler mais que um jornal para confirmar a veracidade de tais afirmações. Acho perfeitamente incompreensível que um treinador, ciente do historial deste atleta, sabendo das suas motivações, prepare a equipa com ele no 11 titular. Incompreensível e ofensivo para os outros profissionais da Associação Académica de Coimbra. Este facto, só por si, revela a pouca capacidade disciplinar do clube, confrangedora até se quisermos comparar com exemplos de outros clubes, em casos bem menos graves.


Aquilo que os responsáveis pretendem de um clube, afere-se muito pela sua capacidade em saber lidar com situações-limite, em que a sua tomada de posição tem que ser exemplar, para dentro (plantel) e para fora (comunicação social e simpatizantes). Não vacilar, tomar decisões corajosas em benefício da imagem do clube e de defesa dos profissionais que merecem vestir aquela camisola, seria sinónimo de competência e rigor. Que se perdeu, neste caso, infelizmente. Espero que não irremediavelmente.


Ironia das ironias, Ousmane foi apanhado na noite de 6a feira na discoteca. Ele foi coerente. Os responsáveis da Briosa é que não.

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Elmano Santos no Sporting - Académica

terça-feira, 14 de agosto de 2007


A Académica joga sexta-feira às 20:30 em Alvalade e o árbitro da partida é Elmano Santos.
Todos recordamos a época passada, onde os erros cometidos pelos árbitros fizeram com que perdessemos alguns pontos de forma escandalosa (aquela jogo com o Braga ainda me está encravado).
Esperemos então, que este árbitro, licenciado em Educação Física e que viaja desde a ilha da Madeira, procure fazer um jogo limpo e se perdemos que seja justamente (custa menos a digerir).
A unica vez que Elmano Santos arbitrou um jogo da Académica foi na época 2004/2005. A Académica recebeu o Boavista e venceu por uma bola a zero, com golo de Luciano (agora é que a azia aumentou).
Força Académica

Autor: Chambel » COMENTE: |

CONTESTAÇÃO RESULTA EM ... REVELAÇÃO

segunda-feira, 13 de agosto de 2007


Tal como foi referido no post colocado imediatamente a seguir ao apito final do árbitro, depois do jogo Fátima 1 - Académica 0, muitos foram os simpatizantes e sócios da Académica que se deslocaram para junto do autocarro da equipa, para protestar contra alguns jogadores, direcção e principalmente Manuel Machado. Entre apupos e pedidos de um maior empenho por parte dos jogadores, alguns exageros nas palavras de quem tentava protestar fez com que alguns jogadores exibissem também o seu descontentamento com os adeptos e respondessem ao mesmo (baixo) tom.


Esta situação fez com que Pedro Roma (sempre ele) viesse falar com os adeptos. Pedro referiu que "também estou triste tal como vocês. Se quiserem falar com connosco e mostrar o vosso lado vão aos treinos". Em relação ao facto de alguns jogadores terem respondido aos adeptos, Pedro Roma referiu que iria "falar com eles e pedir-lhes que tenham calma". Roma saiu com um grande aplauso dos adeptos, enquanto os restantes elementos da Briosa se encontravam dentro do autocarro.

Mas (quanto a mim) o pior estava para vir.


Manuel Machado aceitou conversar com dois elementos adeptos da Académica aos quais revelou "que nada pode fazer, não tenho culpa do que está a acontecer", "apenas um dos jogadores foi por mim escolhido (dos novos elementos para esta época", "O Marítimo também perdeu com o Penafiel" entre outras afirmações que deixam antever alguma crispação entre direcção e equipa técnica.


As próximas semanas deverão ser fundamentais. Aproximam-se dois jogos importantes, contra o Sporting e em casa com o Leiria. Se os resultados e as exibições continuarem a desiludir, a verdade é que Manuel Machado fico com muito pouco espaço de manobra, já que as relações com adeptos e direcção não parecem (de longe) serem as melhores.


Os Rapazes de Preto vão continuar a acompanhar o dia-a-dia da Briosa.

Autor: Chambel » COMENTE: |

Mancha Negra mostra indignação perante resultado

domingo, 12 de agosto de 2007

Depois da derrota com o Fátima esta tarde , a mancha negra mostrou-se descontente protestando à porta do estádio.
Mais tarde novos desenvolvimentos em relação a esta notícia.

Autor: Chambel » COMENTE: |

Fátima Vs Académica


2ª Eliminatória da Taça Carlsberg.
---------
A académica alinha na Baliza com Roma, quarteto defensivo com Pedro Costa na direita, Litos e Káká no centro e Nuno Piloto na esquerda; no meio campo Paulo Sérgio, Cris; Ivanildo ; nas alas Barbosa, Lito e Joeano na frente do Ataque.
-----------
Resultado ao Intervalo
Fátima 1 - Académica 0
Golo de Ricardo Jorge aos 26m
------------
Começa a Segunda parte com as alterações na académica
Sai Helder Barbosa e Ivanildo
Entra N`Doye e Gyano
-----------
Pode continuar a acompanhar a estreia da académica aqui, nos Rapazes de Preto, ou em 107.9 da Rádio Universidade de Coimbra.
----------
55m - Académica com muitas dificuldades em chegar à baliza do Fátima.
---------
57 - Muito perigo - quase golo da Académica - Cris centra e Joeano quase marca.
--------
60m - A académica sobe no terreno, chega mais vezes à baliza do Fátima, mas sem perigo.
--------
69m - livre perigoso para a Académica em cima da linha da área - Miguel Pedro....... Defende o GR do Fátima.
-----
73m- Remate perigoso da Académica por parte de Cris, mas a bola sai por cima da baliza do Fátima
-----.
74m -Grita-se Golo do Fátima, mas o árbitro auxiliar já tinha invalidade o lance
-----
77m- Grande jogada de Joeano, passa por 4 elementos do Fátima e tenta por em Gyano mas sai mal o passe. A académica cresce no jogo. Vamos Académica.
------
80m - Livre em zona frontal. N`doye prepara-se para bater...
-----
Quase quase quase golo...Uma bomba que o GR nao agarra e depois Nuno Piloto desperdiça.
-----
85m- A Académica tenta mas não consegue. Se empatar, vamos esparar que sim, o jogo segue para penaltys
-----
86m - Grande jogada da Académica, Lito quase marcava.
-----
89m- Quem quase marcava era o Fátima. A académica vai ser eliminada em átima. Falta apenas 3 minutos.
-----
93m- Equipa da Académica tenta,mas o jogo vai terminar e a Briosa não chega ao golo.
Final do Encontro - Académica eliminada da Taça Carlsberg. Apenas nos ultimos 15 minutos tentou vencer.
-----
Grande festa em Fátima...do Fátima....
-----
Daqui a algum tempo, rescaldo deste jogo bem como a ánalise à (fraca) prestação dos jogadores da Briosa.

Autor: Chambel » COMENTE: |

ANÁLISE UM A UM da Pré-època

sábado, 11 de agosto de 2007

É ja amanha que a Briosa entra em campo, nesta nova época 2007/08. São muitas caras novas, umas que não enganam outrps que tardam em se afirmar.


GUARDA-REDES


Pedro Roma
A mesma segurança e eficácia de sempre. Irá iniciar a época como titular, pela segurança que transmite (e transmitiu ao longo da pré-época) ao sector defensivo.

Ricardo
Assinou bons momentos nalguns dos amigáveis disputados. Ágil dentro dos postes e eficaz fora deles, promete complicar bastante a vida a Pedro Roma ao longo do ano.

Rui Nereu
Atravessou problemas físicos que o impediram de mostrar serviço no arranque da pré-época. Ainda assim, foi depois utilizado e cumpriu. Constitui, para já, uma alternativa.


DEFESAS


Pedro Costa
Não começou muito bem a pré-época, com pouca propensão atacante e a mostrar pouco serviço. Foi subindo de forma e, numa defesa “a quatro”, é o dono da lateral direita.

Sarmento
Na sombra de Pedro Costa, o jovem tem feito tudo para merecer a confiança de Machado. No amigável com o Al Arabi, até foi um dos melhores.

Litos
Não tem brilhado no centro da defesa, mas tudo indica que será aposta inicial de Machado nos primeiros jogos. Experiente, mantém o sentido posicional que sempre teve.

Kaká
Apesar do assédio de outros emblemas, o brasileiro mantém-se em Coimbra, para ser um dos indiscutíveis de Machado no “onze”, pelo menos para já. Rápido e agressivo.

Orlando
Já não pisava o palco maior da Liga há três anos, por isso surpreendeu no regresso. Marcou dois golos na pré-época e promete aumentar as dúvidas a Machado.

Berger
Tal como Kaká, tem um futebol agressivo, embora não seja tão rápido a antecipar-se ao adversário. Deverá ganhar um lugar no “onze” ao longo da época. Pode actuar a defesa direito.

Vítor Vinha
Não tem estado feliz nesta pré-temporada, talvez por não ter tido concorrente directo, após a saída de Lira. Irá competir com Pablo Castro por um lugar, mas esta semana lesionou-se.

Pablo Castro
Na estreia com a camisola preta, frente ao Al Arabi, deixou boa impressão. Com propensão ofensiva e com certeza no passe, poderá fazer esquecer Lino num ápice.

Paulo Sérgio
Está cada vez melhor no papel de destruir o jogo do adversário. Mais confiante e autoritário do que na época passada, será um dos titulares em 2007/2008.

MÉDIOS

Pavlovic
“Durão”, na luta pela posse de bola, tem características que agradam bastante a Machado. Porém, parece começar como uma alternativa a Paulo Sérgio.

Cris
Começou a pré-época lesionado, mas não deverá demorar muito a tornar-se um dos indiscutíveis de Machado. Joga de forma simples e eficaz, não inventa e será muito útil.

Tiero
Se mantiver o nível patenteado nos amigáveis que disputou, já se poderá dizer que a Briosa acertou na contratação. Assim que recuperar da lesão, deverá singrar de vez na Liga.

Nuno Piloto
Partiu para a nova época como um dos suplentes para Manuel Machado, após as contratações de Tiero e Cris. Porém, tem mostrado serviço e, com o Al Arabi, até marcou.

N´Doye
O caso mais mediático no defeso. Se ficar no plantel, será utilizado com grande regularidade por Machado, que conta com ele. Resta saber se N´Doye quererá jogar…

Peralta
Mostrou bons pormenores no único amigável em que se viu, com o Al Arabi. Pesado e ainda longe dos níveis físicos ideais, poderá vir a ser titular, mas não para já.

Miguel Pedro
Foi testado a número 10, consumada que estava a saída de Filipe Teixeira, mas, para essa posição existem Peralta e até Ivanildo. Deverá ser a alternativa ao imprescindível Lito.

Lito
Pode actuar em ambos os flancos do ataque, ou mesmo no apoio directo ao ponta-de-lança. Veloz, com e sem bola, criativo e desequilibrador, promete uma boa época.

Ivanildo
Chegou para extremo-esquerdo, mas tem mostrado qualidade nas costas dos avançados, como número 10. Irá começar nas opções principais, resta saber em que posição.

Hélder Barbosa
Não regressou bem a Coimbra, com um futebol algo complicativo nos primeiros amigáveis. Parece estar melhor e será uma peça-chave no novo plantel.


AVANÇADOS

Joeano
Já todos o conhecem e sabem do que é capaz frente à baliza adversária. Parece bem fisicamente e, por isso, será o titular no centro do ataque.

Gyano
Machado pediu a sua continuidade no plantel e o húngaro, pelo menos na pré-época, tem marcado golos e assinado bons momentos. Promete um “score” melhor este ano.

Vouho
Chegou para convencer Machado e conseguiu. Pressiona muito o defesa que tem a bola e possui um interessante sentido colectivo, ao falhar poucos passes. Se crescer, pode dar que falar.

Pedro Ribeiro / Licá / Fofana
Trio de jovens que cumpriram poucos minutos durante a pré-época. Têm todos qualidade, mas falta-lhes maturidade para entrarem, por enquanto, no “onze”.

Por Tiago Almeida

Autor: Chambel » COMENTE: |

Jogo com o Fátima é já Domingo

sexta-feira, 10 de agosto de 2007


Se é sócio da Académica, é só do que precisa para apoiar a Briosa no primeiro jogo desta nova época 2007/2008.

O jogo é contra o Fátima, equipa que recentemente subiu à Liga Vitalis e conta para a segunda eliminatória da Taça Carlsberg.

Domingo não perca, a partir das 17h a estreia oficial da Briosa, deslocando-se a Fátima ou pelos 107.9 fm da Rádio Universidade de Coimbra

Autor: Chambel » COMENTE: |

Académica vence sem convencer

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

No último amigável antes do arranque da Taça da Liga, Machado até viu algumas oportunidades de golo e alguns bons momentos de futebol, mas face à fragilidade notória (sobretudo o seu keeper) do Al Arabi, que poucas vezes ameaçou a baliza de Pedro Roma, fica a ideia que esta Briosa ainda está longe do que pode produzir.

Face às ausências, por lesão, de Vítor Vinha e Tiero, Machado apostou em Kaká no lado esquerdo da defesa e chamou Cris para o “miolo”. Este último, em particular, assinou uma boa primeira parte.

Até à passagem da meia hora, altura em que o Al Arabi se adiantou no marcador, apenas Joeano e Lito criaram algum perigo, com os golos academistas a surgirem só depois do intervalo.
Hélder Barbosa, no recomeço, e Nuno Piloto, a fechar, aproveitaram as facilidades concedidas por Masaoud, guarda-redes que deve ter tirado José Romão do sério. Pelo meio, Hélder Barbosa esteve perto de bisar, mas acertou no poste.

Nota final para as várias alterações tácticas promovidas por Machado ao longo da partida. Começou em 4x4x2, em losango, mas, no último quarto de hora da primeira parte, apostou no 3x5x2. Depois do intervalo, foi o 4x3x3 o esquema escolhido.

Autor: Chambel » COMENTE: |

Afinal em que é que ficamos?

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Que Vitor Vinha ontem não participou no treino realizado no Estádio Cidade de Coimbra devido a lesão, já era sabido. Falta saber é a dimensão da lesão e se o impossibilita ou não de jogar hoje, frente ao Al-Arabi, e domingo frente ao Fátima.

As dúvidas continuam até depois de se ler os jornais desportivos do dia...senão vejamos o que diz "O Jogo" e "Record":


O Jogo

"O jovem Vítor Vinha, um médio que Nelo Vingada adaptou, com sucesso, a defesa-esquerdo, permanecendo até hoje nesse lugar, lesionou-se e está fora do jogo que vai abrir a temporada, no domingo, frente ao Fátima."

Record

"Joeano e Vítor Vinha, dois desses prováveis titulares, têm enfrentado pequenas mazelas mas, ao que tudo indica, deverão actuar mais logo e também frente ao Fátima, jogo que amanhã à tarde continuará a ser preparado."
--------
Esperemos, obviamente, que o "Record" esteja certo e que Vinha possa ser opção. A não ser assim, então machado deverá colocar o recem-chegado Pablo Castro ou adaptar um central àquela posição.

Autor: Chambel » COMENTE: |

Será este o onze contra o Fátima?

terça-feira, 7 de agosto de 2007


A Académica inicia a temporada 2007/2008 já este domingo, em jogo da segunda eliminatória da Taça da Liga, frente ao Fátima.

Ainda com jogadores em fase de adaptação, Peralta e Pablo Castro, Manuel Machado tem vindo a testar várias alternativas, nomeadamente no que diz respeito à dupla de centrais e à posição de número 10.

Ainda assim, e a julgar pelos ultimos aprontos, será esta a equipa titular no jogo em Fátima?
Deverá N`Doye merecer a confiança do técnico?
Berger, um dos mais empenhados na pré-época, ficará no banco?
E o baixinho Pedro Costa será o dono do lugar de defesa direito?

--------------------------------------------------------------------------------------------

Jogo com o Al Arabi tem portas abertas

Esta quarta-feira a Académica efectua o último teste da pré-época, frente ao Al Arabi, equipa treinada por José Romão.
O jogo inicia às 18:00 no Estádio Cidade de Coimbra e não na Tocha como alguns orgãos de comunicação vêm anunciando.
No site oficial da Académica pode ler-se que "para que todos possam assistir ao último ensaio-geral da Briosa, o Estádio Cidade de Coimbra vai estar de portas abertas. A entrada de todos os interessados vai fazer-se pela porta situada ao lado da porta VIP, na Bancada Poente, mesmo em frente à torre da Igreja de S. José."

Não há então desculpa para não se deslocar a mais este jogo da Briosa...a não ser a hora do jogo....18h...

Autor: Chambel » COMENTE: |

Fátima - Académica na Taça da Liga

segunda-feira, 6 de agosto de 2007


O Soreteio da 2ª Eliminatória da Taça da Liga realizou-se à poucos minutos atrás e ditou um Fátima - Académica para dia 12 deste mês.

Trata-se assim do primeiro jogo oficial da Briosa.

2ª Eliminatória - 12 de Agosto de 2007
Gondomar - Vitória Setúbal
Estoril - Estrela da Amadora
Trofense - Vitória Guimarães
Penafiel - Marítimo
Varzim - Leixões
Portimonense - Naval 1º Maio
Fátima - Académica
Beira-Mar - Boavista

Autor: Chambel » COMENTE: |