<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Análise ao Futebol Clube do Porto

sexta-feira, 13 de abril de 2007

academica futebol clube do porto
O Futebol Clube do Porto, campeão em título, teve, como todos sabem, um início de época atribulado. Co Adriaanse, vencedor do campeonato e da taça, partia para a nova época com o capital de confiança acrescido pelas conquistas conseguidas, mas sem ter nunca conseguido conquistar nem jogadores nem adeptos, potenciado pelas (no mínimo) discutíveis dispensas de Diego e Hugo Almeida para o Werder Bremen e as contratações de jogadores como Ezequias, Tarik Sektioui e João Paulo. Co Adriaanse demite-se em plena pré-época portista, que decide contratar o então técnico do Boavista, Jesualdo Ferreira. Pelo meio, a conquista da Supertaça ao V. Setúbal por 3-0, com o comando de Rui Barros.
O F.C.P. de Jesualdo Ferreira
Foi rápida a transição do modelo de jogo de Adriaanse, que radicava num 3x3x4, inspirado no modelo holandês, com forte presença nas laterais e uma pressão em linhas muito subidas do campo, para o modelo preferido de Jesualdo, o 4x3x3, que quase sempre utilizou como técnico arsenalista e que bons frutos lhe deu. O Porto de Jesualdo é uma equipa mais realista na abordagem ao jogo, mais calculista, que não prescinde dos ataques pelas alas e de começar uma pressão em zonas altas do campo. Tal circunstância é permitida pelo facto de ter defesas rápidos, o que lhe permite jogar com mais metros nas costas. Assume, por isso, especial preponderância Pepe, não só pela sua qualidade, capacidade de marcação e jogo aéreo, mas fundamentalmente porque, com a sua presença, o Porto joga uns metros mais à frente, dado que tem a segurança de ter um defesa com capacidade de levar a melhor no 1x1.
Jesualdo tem, na minha opinião, vários méritos. Desde logo, reabilitou o "proscrito" Postiga, que, sendo o jogador mais bem pago do plantel, não justificava tal folha salarial, tendo-se assumido no Porto versão 2007/2008, como um jogador fundamental, ao ponto de ser o 2.º melhor marcador da liga Bwin. Além disso, apostou no improvável Bruno Alves para o lugar do lesionado Pedro Emanuel, em detrimento de Ricardo Costa, o que fortaleceu o sector defensivo, de tal maneira que este central se assume já como indispensável no 11 titular.
Acresce que Jesualdo promoveu uma passagem serena de testemunho na baliza, já iniciada com Adriaanse, assumindo-se Helton como o melhor g.r. do campeonato, garantindo já vários pontos para a turma azul e branca.
Jesualdo, acima de tudo, não tem inventado muito, como fazia o seu antecessor. Aposta na estabilidade, pouco dado a alterações, é um técnico previsível nas escolhas e na abordagem ao jogo. O maior problema deste Porto deste ano? O mercado de inverno.
O F.C.P. pós mercado de Inverno
O F.C.P. é uma equipa que, normalmente, compra bem. Nem sempre barato, mas em regra bem. Não me parece, todavia, que o tenha feito este ano. Vejamos. O plantel portista é constituído por 33%de jogadores brasileiros e 11% de argentinos, o que denuncia uma clara aposta do mercado sul-americano. Fiel a essa tendência, em Janeiro, o campeão nacional recrutou Wason Rentería, jovem promessa colombiana para o centro do ataque, e Lucas Mareque, defesa-esquerdo argentino.
Ora, uma equipa que joga sistematicamente em 4x3x3 e que estava envolvido ainda na Liga dos Campeões, deveria, claramente, ter apostado na vinda de um extremo. Isto porque, a juntar às dispensas de Tarik e Diogo Valente, cedo se percebeu que Alan e Vieirinha raramente seriam soluções válidas. Restam...o inevitável Quaresma e Lisandro Lopez, adaptado ao papel de novo Derlei, assumindo precisamente as funções que o ninja desempenhava nos tempos de Mourinho:fortíssimo na pressão, grande intensidade de jogo, raio de acção alargado na frente de ataque privilegiando as incursões da ala para o centro para surgir no apoio no ponta de lança.
Com a lesão deste, Jesualdo viu a sua equipa amputada de um extremo fundamental, o que denota a imprecisão das contratações de Inverno. Mareque sempre que jogou nunca deu boa conta do recado, como sucedeu em Leiria e em casa com o Amadora (duas derrotas), e Rentería é a 4a aposta para o centro do ataque, atrás de Adriano, Postiga e até Bruno Moraes.
O Académica - Porto
As boas notícias para a Académica começam na ausência de Pepe e na correspectiva entrada de Ricardo Costa para o eixo da defesa, o que certamente fará com que o Porto jogue um pouco mais atrás do que o faz habitualmente. Além disso, Lisandro ainda não está a 100%, o que pode levar a uma adaptação a uma das alas, ou de Postiga, ou de Jorginho, sendo menos prováveol a entrada de Alan.
Mas as boas notícias acabam precisamente se nos recordarmos que Anderson, o miúdo-maravilha, começa a adquirir ritmo de jogo, que Ibson já está recuperado e que Lucho afastou os problemas físicos. Ultimamente, quando o jogo assume, teoricamente, um grau de dificuldade mais elevado, Jesualdo aposta num 4x4x2 (como sucedeu em Stamford Bridge, e na Luz), com Quaresma e Adriano, soltos, Jorginho ou Anderson no apoio, e um tridente de suporte com Paulo Assunção (excluído do jogo de amanhã), Raul Meireles e Lucho, o que poderá implicar a passagem de Meireles para pivôt defensivo e a entrada de Ibson. Caso opte pelo modelo habitual, o 4x3x3, a dúvida reside sobre quem jogará no vértice mais adiantado do tringulo: se Jorginho se Anderson, entrando Postiga para o lado direito, com Adriano no centro e Quaresma à esquerda.
Os segredos para sábado passam, assim, por:
1) - Anular Quaresma. Parece fácil de dizer e de escrever, mas será, obviamente, bem mais difícil de o fazer. Assumiu-se como o motor, o desequilibrador da equipa, ao longo de toda a época, disfarçando o menor rendimento de Lucho e a ausência de Anderson. Marca, dá a marcar, de trivela, pelo chão, pelo ar, enfim. Quem jogar a lateral direito saberá que tem uma das chaves para ganhar o jogo. Ou, pelo menos, para não o perder.
2) - Suster o meio-campo portista. Raul Meireles, Lucho (a recuperar de uma longa e estranha apatia, eventualmente provocada por problemas físicos), e Jorginho ou Anderson. São eles que pensam todo o jogo, que marcam os ritmos, e que, com Quaresma, municiam Adriano/Postiga.
3) .- Evitar as subidas de José Bosingwa, cuja falta se fez sentir (e de que maneira) no jogo com o Sporting.
4) - Tentar explorar o lado esquerdo da defesa do Porto e as bolas em profundidade, face à pouca velocidade de Ricardo Costa, forçando também Lino a subir no terreno, aproveitando a visivel desadaptação de Postiga ao lado direito do ataque portista, tentando, com isso, criar superioridade nas zonas de decisão.
É um jogo (mais um) importante para a Briosa, mas que não deixa de ser também decisivo para o Porto, pelo que o relógio poderá jogar a nosso favor. Com muita vontade e muito apoio, conseguiremos ajudar a equipa a atingir os seus objectivos.
Força Briosa!



Académica x F.C. Porto
Sábado - 14.04.2007 pelas 21:15 Estádio Cidade Coimbra

A nossa Briosa disputa no próximo Sábado mais um encontro verdadeiramente
importante ( nas nossas aspirações),defrontando o Campeão e Líder nacional,
em encontro a contar para a 25ª jornada da Bwin Liga.
Assim, e devido a nossa classificação no 13º lugar da liga principal do
futebol português, apelamos a TODOS a comparência para o APOIO a nossa
equipa, neste ciclo de jogos complicados e dificeis, pois: "dos Fracos não
reza a História
, e nós acreditamos SEMPRE".

A Organização da Mancha Negra, está a preparar uma Mega coreografia para o
apoio a nossa mágica briosa, e assim, solicitamos a ajuda de todos no Sábado
para demonstrarmos juntos, a nossa .
A concentração está agendada pelas 20horas junto ao Girasolum.

+info: sede da claque 3º a 6º das 15h ás 19h.


(transcrição de um e-mail enviado pela claque Mancha Negra, recebido na nossa caixa de correio electrónico: rapazesdepreto@gmail.com )


Manuel Machado em conferência de imprensa -foto Diário de Coimbra

foto: Diário de Coimbra

Aqui ficam as declarações do técnico Manuel Machado na antevisão do jogo de amanhã à noite frente aos dragões do Porto.

(in Jornal Record -edição online)
O técnico Manuel Machado afirmou hoje que espera que o encontro amanhã com o FC Porto, da 25ª jornada da Liga, seja bem arbitrado, mas teme que os chamados "grandes" sejam sempre beneficiados pelos árbitros.

"Espero um bom desempenho do árbitro Carlos Xistra em quem vejo grandes qualidades, no entanto, os 'grandes' só têm é que estar calados quanto a arbitragens. Normalmente são eles que têm algum benefício graças à sua grandeza", apontou Manuel Machado.

Apesar dos receios, o técnico sublinhou que a arbitragem melhorou imenso, quer ao nível de formação, quer ao nível de técnica.

Sobre os objectivos frente ao FC Porto, Machado referiu: "Não abdicamos da ambição de pontuar. O futebol tem muitos imponderáveis. Um ponto seria bom, três seria óptimo".

O técnico da Briosa afirmou que a luta pelo título não lhe diz respeito e que o objectivo é conseguir o mais depressa a manutenção.

"O meu problema é outro. Quem me dera ter esse problema (luta pelo título). Vamos tentar cometer menos erros defensivos, individuais ou colectivos, para conseguir o melhor resultado", realçou.

Manuel Machado referiu ainda que a equipa portista tem "grandes valores individuais" e abordou o difícil calendário que os estudantes: "é um calendário difícil aquele que temos pela frente perante equipas de nível internacional, mas estou confiante em pontuar em alguns jogos", aludindo aos jogos com o Sporting de Braga, Sporting e FC Porto (em casa) e ao Marítimo, Beira-Mar e Benfica (fora).

No que concerne aos jogadores impedidos de jogar devido a lesão, Manuel Machado abordou o caso do avançado Cláudio Pitbull.

"O Cláudio foi convocado. Ontem teve uma pequena lesão. Vai fazer amanhã um exame de diagnóstico para vermos se o podemos ou não utilizar", explicou.

Milos Pavlovic, Hélder Barbosa, Nuno Luís, Nuno Piloto e Danilo são os outros jogadores indisponíveis.

Etiquetas:

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl