<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

A derrota anunciada...

domingo, 15 de abril de 2007

Análise por Diogo Lucas Pires


A Académica, mais uma vez, não conseguiu pontuar.

No jogo de ontem, frente ao Campeão Nacional, o F.C. Porto, e depois de 3 empates consecutivos, a Briosa voltou a sentir o sabor amargo da derrota, resultado incrivelmente comum nos jogos em casa, ao longo desta época.
1-2 foi o resultado final, num jogo que teve vários protagonistas, alguns dos quais pelos piores motivos, como é o caso do árbitro Carlos Xistra, e principalmente do seu fiscal de linha que acompanhou o ataque da Académica na 2ª parte, que teve uma actuação vergonhosa, não assinalando faltas claras (uma delas seria grande penalidade) contra o FCP, e assinalando foras-de-jogo inexistentes.
Mas Manuel Machado terá sido também protagonista pela negativa, pois terá errado claramente no onze e no sistema que adoptou para este jogo.
Não faz, quanto a mim, sentido abdicar dos médios defensivos no onze inicial, e depois colocá-los quando se encontra a perder.
A equipa entrou claramente desequilibrada, com Gyano de início, que não tem qualidade para jogar na Académica e que já teve demasiadas oportunidades para mostrar o valor que não tem.

Para este jogo exigia-se presença no meio campo e Joeano no ataque, e a primeira parte foi um equívoco do treinador, que ao intervalo viria a dar a mão à palmatória, retirando o Húngaro de campo e colocando Roberto Brum. A Académica entrou no jogo com 45 minutos de atraso, pois a primeira parte foi de domínio do Porto, que teve cerca de dez oportunidades de golo, contra as duas ou três que teve a Académica, a mais flagante das quais falhada por... Gyano.
Na segunda parte e Académica equilibra o jogo com a entrada de Brum, mas após (mais) uma desatenção defensiva o Porto faz o 0-2 e quase sentencia a partida.
A Académica não baixou os braços e acabou por reduzir por Lino, a dez minutos do final.


Adriano FC Porto academica


Pedro Roma (13) Começa o jogo com uma defesa do outro Mundo, e esteve sempre em grande plano. No lance do primeiro golo não teve a ajuda necessária dos colegas para aliviar a bola da zona perigosa. No segundo nada a fazer. Como alguém disse, "milagres só os Santos os fazem", e Pedro Roma ainda não chegou lá...

Sarmento (9) Aposta de MM para marcar Quaresma, teve na 1ª parte o auxílio de Dame, Paulo Sérgio e Gyano, mas nem assim conseguiu parar o extremo portista. No segundo golo foi ultrapassado por...Quaresma. Para um jogo destes e com Quaresma pela frente, parece-nos que MM poderia ter tido outra opção para esta posição.

Litos (10): Divide culpas com Kaká no lance dos golos. De resto, primeira parte complicada, segunda nem tanto.

Kaká (10): As mesmas virtudes e os mesmos defeitos de Litos.

Vítor Vinha (11): Em bom plano. De volta à titularidade, estava a cumprir bem o seu papel e até a ganhar confiança quando MM, após sofrer o 1-2, decidiu retirá-lo de campo. Um jogador jovem como Vinha necessita de confiança, e de minutos, e assim é difícil adquiri-la. Combina bem com Lino, formam uma dupla de qualidade. Estranho é o facto de jogarem poucas vezes juntos. A última vez que jogaram juntos foi em Belém, curiosamente, ou não na última vitória da Briosa. Sintomático.

Paulo Sérgio (12): Missão de enorme sacrifício na primeira parte, em ue jogou sozinho à frente da defesa. Melhorou, como o resto da equipa, com a entrada de Brum. Precisade treinar o passe, é a sua grande lacuna.

Dame (11) Missão de grande sacrifício na 1ª parte, em que jogou como médio interior direito, sendo várias vezes obrigado a ir atrás de Quaresma. Ao intervalo MM encostou-o à direita e não mais saiu dali. Capaz de fazer melhor.

Filipe teixeira (14): Jogo de raça e atitude, aliadas à sua indesmentível capacidade técnica; combina bem com Lino, Joeano e Dame, mas como MM mexe muitas vezes, o entrosamento é impossível de adquirir...

Lino (14) : Quanto a mim o melhor da Briosa. Não só pelo penalti bem executado, mas pelas combinações e desequilíbrios que causou. Melhor como médio do que como defesa, quando recuou no terreno após a saída de Vinha perdeu fulgor e a equipa ressentiu-se disso.

Gyano(5): Inofensivo, mais um jogo para não recordar. Louve-se a atitude a ajudar a fechar a direita, tentando limitar as subidas de Fucile e as arrancadas de Quaresma.

Joeano (11): Pareceu meio perdido na 1ª parte, ainda assim combinou sempre bem com Lino, Teixeira e Dame. Serviu bem Gyano, num lance que poderia ter dado golo.
Na segunda parte procurou encontrar espaços, mas não teve oportunidade para incomodar Helton.

Roberto Brum (12): A sua entrada reequilibrou a equipa. Tudo modou, para melhor, na 2ª parte, devido ao facto de o meio campo da Académica ter ganho esta unidade. Deveria (ele ou Alecxandre) ter jogado de início.

Miguel Pedro (10): Entrou para o lado esquerdo, obrigando Lino a recuar no terreno. Tentou desequilibrar, mas não conseguiu.

Alexandre (10): Entrou para o lugar do esgotado Paulo Sérgio, dando maior frescura a qualidade de passe ao meio campo da Briosa.


Manuel Machado (8): Prometeu muito no início da época, pelos excelentes trabalhos que realizou no Moreirense, Guimarães e Nacional, mas o facto é que não tem estado bem nesta sua passagem pela Académica.
Alterações tácticas em demasia fazem com que, a seis jornadas do fim, a equipa não consiga ter entrosamento.
A colocação de Gyano no onze em deterimento de um dos médios defensivos foi uma aposta claramente falhada. O jogador Húngaro não tem confiança, não se percebeu esta opção.
Depois, já a perder, colocou um homem no meio campo e retirou o Húngaro...
Outro exemplo:A ala esquerda funciona muito bem com Vinha/Lino; não se entende poque não joga com regularidade, nem porque, quando a perder, MM faz recuar Lino, o único capaz de causar desequilíbrios pelas alas.
Este jogo já se sabia que iria ser complicado, mas MM complicou-o ainda mais.



A tarefa da Académica está, nesta altura, muito complicada, faltam seis finais para terminar o Campeonato, e, caso aconteça alguma desgraça (leia-se, descida de divisão), MM não poderá deixar de assumir as suas responsabilidades.


Por agora, todos devem concentrar-se no próximo jogo, em Aveiro, que será decisivo.
O estádio, que normalmente está vazio, terá de ser assaltado por uma Mancha Negra!

Força Rapazes!

Etiquetas: , , ,

Autor: Diogo Lucas Pires » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl