<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Ainda Ousmane N'Doye

terça-feira, 28 de agosto de 2007




Confesso que à hora que escrevo, desconheço o resultado do inquérito disciplinar ao jogador Ousmane N'Doye. Por isso, estou também mais à vontade para emitir a minha opinião e formular alguns juízos de valor.


Vi jogar Ousmane N'Doye pela primeira vez no Estádio do Dragão, num F.C.P.-Estoril, no qual saltou à vista de todos a qualidade técnica e a força deste jogador. Mandava no meio-campo canarinho, tacticamente cumpridor, com uma capacidade de remate assinalável, bem patente no golo que marcou. Continuei a acompanhá-lo, mas o alarme soou quando vi a forma como quis sair do Estoril, em choque com dirigentes e equipa técnica, para ingressar no Penafiel. Voltou a destacar-se no conjunto penafidelense, ao ponto de num jogo contra a nossa Briosa ficar com a sensação de que só ele era suficiente para fazer frente ao nosso meio-campo, constituído por jogadores como Dionattan, Rafael Gaucho e outros, que nunca o conseguiram segurar.


Chegou a Coimbra em Dezembro de 2005, depois de outro episódio lamentável com os dirigentes nortenhos, que me confidenciaram "cobras e lagartos" de Ousmane N'Doye como homem. Iludido pela sua valia técnica, preferi, como a maior parte dos adeptos, relevar e dar importância àquilo que iria fazer dentro de campo. Que, até ao momento, foi muito pouco. Nos 6 meses após a sua chegada, teve um rendimento abaixo do que era esperado, sem nunca conseguir afirmar-se totalmente e desequilibrar o jogo. Pensou-se que o seu ano chegaria em 2006.


Foi emprestado, dando contrapartidas económicas interessantes para a Briosa, mas eis que no Verão de 2007 volta a protagonizar mais episódios lamentáveis.


Relembre-se que Ousmane N'Doye chegou bem depois da data em que se deveria apresentar, o que motivou a instauração de um inquérito disciplinar ao atleta. Veio contrariado, com pouca disponibilidade para falar à comunicação social, a quem confidenciou a vontade de sair do clube. Acumulou treinos fracos, jogos-treino reveladores da sua pouca motivação. O cúmulo sucedeu em Alvalade, com uma 2a parte absolutamente vergonhosa em termos de entrega, de concentração, de (falta de) atitude, contribuindo para o 3.º golo do Sporting.


Não obstante, e para meu espanto, Manuel Machado referiu na conferência de imprensa no final do jogo com a União de Leiria, que tinha preparado a equipa durante a semana com Ousmane no 11 titular!!!! Confesso que tive que ler mais que um jornal para confirmar a veracidade de tais afirmações. Acho perfeitamente incompreensível que um treinador, ciente do historial deste atleta, sabendo das suas motivações, prepare a equipa com ele no 11 titular. Incompreensível e ofensivo para os outros profissionais da Associação Académica de Coimbra. Este facto, só por si, revela a pouca capacidade disciplinar do clube, confrangedora até se quisermos comparar com exemplos de outros clubes, em casos bem menos graves.


Aquilo que os responsáveis pretendem de um clube, afere-se muito pela sua capacidade em saber lidar com situações-limite, em que a sua tomada de posição tem que ser exemplar, para dentro (plantel) e para fora (comunicação social e simpatizantes). Não vacilar, tomar decisões corajosas em benefício da imagem do clube e de defesa dos profissionais que merecem vestir aquela camisola, seria sinónimo de competência e rigor. Que se perdeu, neste caso, infelizmente. Espero que não irremediavelmente.


Ironia das ironias, Ousmane foi apanhado na noite de 6a feira na discoteca. Ele foi coerente. Os responsáveis da Briosa é que não.

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl