«Quando chegar o final da época, já sei o que vou fazer»
domingo, 4 de março de 2007
É, por estas alturas em Coimbra, assunto incontornável do dia-a-dia da Académica. Dame, irmão de Ousmane N’Doye, ainda vinculado aos estudantes, veio a Coimbra passar umas férias na companhia do irmão. Aproveitando a experiência, treinou-se com a equipa para aprender algo mais sobre o futebol europeu e profissional. Acabou por surpreender pela sua «estampa atlética e técnica», confessou Manuel Machado, que imediatamente indicou a sua contratação como uma «mais-valia» para o clube. Dame ‘pegou de estaca’ na equipa de Coimbra e apontou já golos de belo efeito e grande importância. A imprensa é unânime a destacar o jovem senegalês como uma das grandes revelações desta edição da liga. Pouco a pouco foi-se vendo que o jogador, de enorme potencial, se iria rapidamente tornar num activo importante para os ‘estudantes’.
Mas, nos últimos dias, não tem sido por estes motivos que Dame tem andado na boca dos academistas. O jovem assinou um contrato válido até ao final da temporada, reservando-se à Académica o direito de accionar uma cláusula de opção de extensão do vínculo por mais duas temporadas.
Até à data, por situação que se desconhece, essa clausula não foi ainda accionada. Perante o aproximar do fim do contrato e da falta de um processo negocial no sentido da renovação, surgiram notícias na imprensa desportiva que ligam o jogador a outros emblemas, nomeadamente o Belenenses. Esta situação prende-se, previsivelmente, com uma manobra mediática dos seus representantes (um dos quais o seu irmão) de forma a pressionar os ‘estudantes’ a apressarem as negociações e a oferecerem uma proposta vantajosa ao jogador.
Na passada 5ª. feira, Dame, na companhia de um amigo (anónimo, alguém não pertencente ou ligado à Académica), desloca-se a um stand de automóveis do qual é co-proprietário Luís Godinho, Vice-Presidente e responsável pelo Departamento Administrativo e Financeiro da Académica. Aí, pede um leasing para adquirir uma viatura. No local é surpreendido pela presença de uma notária.
Ao receber a papelada do leasing da viatura, Dame repara que no meio dos papéis se encontra um contrato de renovação da Associação Académica de Coimbra, percebendo de imediato o embuste, pela presença da notária.
«É lamentável aquilo que tentaram fazer comigo. Primeiro, vendeu-me um carro de 1999 por 15 mil euros e, depois, fez-me ir ao seu stand para trocá-lo por outro. Quando lá cheguei, já lá estava uma notária, sinal de que ele fez tudo com premeditação. Felizmente, apercebi-me do embuste e não assinei nada»
A Direcção reagiu através de um comunicado oficial:
COMUNICADO DA DIRECÇÃO
07-03-03 17:30
“ESCLARECIMENTO
O atleta Dame N’Doye tem contrato com a AAC/OAF até ao final da época 2008/09.
Alguns órgãos de comunicação social têm publicado notícias de hipotéticos “contratos já assinados” com outros clubes, entre os quais: Braga, Belenenses, etc.
Noticias publicadas cirurgicamente em vésperas de jogos importantes para a Académica.
Percebemos as coincidências e as fontes cuja falta de crédito é manifesta.
Neste momento em que nos preparamos para inaugurar os dois relvados sintéticos na Academia Briosa XXI vamos continuar a trabalhar com vista ao fortalecimento e engrandecimento da Académica.
Quanto ao nosso atleta Dame N’Doye, é nossa inabalável convicção que vai mostrar em campo o grande profissional que é e o quanto ama e quer dignificar a camisola da nossa Académica.”
3 de Março, a Direcção da AAC/OAF
Dame, nega que tenha contrato até ao final da época 2008/2009, e vinca que apenas assinou até ao final da temporada, tendo inclusive sido aconselhado sobre o assunto da clausula de direito de opção por parte dos ‘estudantes’. «Tenho alguns amigos especialistas nessa matéria que já me disseram que a cláusula não é válida. O meu vínculo termina no final da época, ponto final.»
O ambiente no estágio na Madeira está, assim, bastante tenso, sendo notório, na sessão de treino de hoje que o jogador se encontra visivelmente perturbado com esta situação.
Com isto, se nada for feito para resolver a situação, a Académica pode ver-se na situação de perder a custo 0 mais um dos grandes activos do clube dos últimos anos. Esperemos que a situação seja resolvida no melhor interesse de ambas as partes e que o jogador permaneça com ‘a preta’ vestida por muitos e bons anos e dê grandes alegrias aos adeptos.
Etiquetas: contrato, Dame N'Doye, embuste, leasing
Autor: Libelinha » COMENTE: |
This entry was posted
on domingo, 4 de março de 2007 at 04:10.