<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Jorge Jesus e a Taça...rancores de 1967

domingo, 27 de maio de 2007


Jogou-se hoje mais uma final da Taça de Portugal. O palco foi o Estádio Nacional na mata do Jamor, onde a Académica já esteve por duas ocasiões como finalista vencido em 1967 e 69 durante o luto académico estudantil, coincidente, curiosamente com a época áurea da briosa.



Mas o que liga a final da Taça de Portugal de 2007 à Académica?

Em primeiro lugar por ter sido eliminada pelo vencedor do troféu, o Sporting. E depois, por ter sido frente a uma equipa orientada por Jorge Jesus.

Ao longo da sua carreira, quer como jogador, (Vitória de Setúbal) quer como treinador, Jorge Jesus sempre teve uma motivação pessoal que o levava a uma superação e a um incentivo extraordinário aos seus atletas sendo notório a sua satisfação pessoal sempre que obtinha um triunfo frente aos de Coimbra.

Ao longo do tempo foi, por isso, sendo persona non grata em Coimbra. Mas para o compreender temos de recuar 40 anos no tempo até à final da Taça de Portugal que opôs a Académica ao Vitória de Setúbal.

O JOGO:

Árbitro: Salvador Garcia (Lisboa)

V. SETÚBAL-ACADÉMICA, 3-2 (Guerreiro, José Maria e Jacinto João) (Celestino e Ernesto)

Vitoria de Setubal 1967 cartoon
V. Setúbal – Vital; Conceição, Leiria, Herculano e Carriço; Tomé e Vítor Baptista; Guerreiro; José Maria, Pedras e Jacinto João.

Academica de Coimbra 1967 cartoon
Académica de Coimbra – Maló; Celestino, Rui Rodrigues, Vieira Nunes e Marques; Toni e Rocha; Crispim, Ernesto, Artur Jorge e Vítor Campos.

144 minutos = 2 horas mais 24 minutos

Foi e será a final mais longa de sempre. Foi, porque não houve nenhuma com a mesma duração desta, e será porque os moldes foram alterados e não permitem finais com mais de 120 minutos. Por isso mesmo, a final da Taça de Portugal entre o Vitória e a Academia, de 1967, será sempre recordada com a mais longa de sempre. Ao todo foram cumpridos 144 minutos de futebol. O árbitro já pedia um golo.

«Ficou-me na memória porque foi a final mais longa, que nunca mais se irá repetir porque os moldes foram alterados», lembrou Fernando Tomé. «Foram 90 minutos, mais 30 de prolongamento, e um segundo prolongamento com golo dourado, até marcar, em que o Jota (Jacinto João) apontou o golo aos 24 minutos do segundo prolongamento», recordou.

«Que remédio tivemos de aguentar», disse. «Já haviam cãibras por todo o lado. Mas não era preciso pedir para sair. Saíamos com naturalidade, e depois entrávamos em campo sem pedir autorização», contou. «Lembro-me que o Toni saiu uma vez, e depois apareceu um jogador do Vitória, ele levantou-se, entrou no campo, e depois voltou a cair novamente», relatou, entre sorrisos. O árbitro também já não aguentava. «Lembro-me que o árbitro Salvador Garcia disse isto aos capitães: Epá por amor de Deus um de vocês marque um golo e acabe com isto. Ou então que partam a taça ao meio e cada uma leve metade. Quando aconteceu o golo do Jacinto João estava perto dele no meio-campo, e caiu redondinho para trás. Estava mais cansado do que nós. Os jogadores da Académica ficaram pelo chão, e nós ainda tivemos forças para festejar.»

Fernando Tomé lembrou ainda o golo que acabou com um jogo que mais parecia não ter fim. «Acabámos por fazer o golo numa jogada individual do Jacinto João, que o Maló não conseguiu suster. Seguiu a bola de gatas e não chegou. Essa foi uma das maiores alegrias que tive. Foi o primeiro título ganho. Eu tinha 19 anos, e fazia 20 no dia seguinte.»

Mas então onde entra aqui o Jorge Jesus?

No final do jogo da semi-final da taça na qual o Belenenses eliminou o Braga, Jorge Jesus explicou aos jornalistas o porquê do sabor pessoal que teve em chegar à final da Taça de Portugal e também por culpa disso o seu rancor com a Académica:
«É um sonho que me alimenta desde os treze anos. Vou-vos contar porque é que tenho este sonho. Nasceu em 1967, na final da Taça entre o V. Setúbal e a Académica. Estava a ver esta final com a minha família. No prolongamento o meu avô começou a sentir-se mal e morreu ao meu lado, nunca mais me esqueci».

Ironicamente, Jorge Jesus foi vencido na final pelo Sporting que eliminou a Académica, que por sua vez já tinha afastado o Vitória de Setúbal com dois golos de Gyano.

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl