<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Análise ao Belenenses de Jorge Jesus

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

O Bruxo
O CF "Os Belenenses" é, como todos sabem, dos clubes com mais história do futebol nacional, tendo sido fundado em 1919. Tem como presidente o Eng.º Armando José Cabral Ferreira e a equipa técnica é constituída por Jorge Jesus, Joaquim Murça e Mário Monteiro. O plantel é constituído por 18 portugueses, 10 brasileiros, 1 sérvio e 1 panamiano, sendo a média de idades do plantel de 26,70 e a média de alturas de 1,81m. Reforçou-se esta época com alguns jogadores conhecidos, como são o caso de Mancuso (ex-Maritimo), Manoel (ex-Sporting), Costinha (ex-Leiria), Cândido Costa e Marco (ex-Braga), Fernando (ex-Académica) e Fábio Januário (que entretanto já rescindiu) e Carlitos (ex-Gil Vicente), além de Nivaldo, Roma e Garcés. As principais saídas do plantel, prendem-se com as ausências de Meyong, Pélé, Rui Ferreira e Vasco Faísca.
Sistema táctico
Jorge Jesus não tem sido, ao longo de todas estas jornadas, fiel a um único sistema táctico, uma vez que a equipa tem alternado entre entre um 4x2x3x1, que se desdobra ofensivamente num 4x3x3, e um 4x4x2.
No início da época, a equipa-tipo do Belenenses, não andava muito longe desta: Costinha (titular indiscutível), Sousa (que alterna com Amaral), Rolando, Nivaldo (ou Gaspar) e Rodrigo Alvim (muito regular ao longo de toda a época), Ruben Amorim (indiscutível no Belenenses desde José Couceiro, que volta a apostar nele na selecção de sub-21), Silas, José Pedro, Fernando, Manoel e Roma. Ou seja, um 4x4x2, em que Ruben Amorim se assumia como vértice mais recuado do losango, Fernando descaía para a esquerda e José Pedro e Silas coordenavam todo o futebol de ataque, alternando na posição de 10, no apoio aos dois avançados.
Todavia, Jorge Jesus recorreu, não raras vezes, a um esquema que privilegiava apenas 1 avançado, dada a manifesta desispiração do ataque azul, quer de Roma quer de Manoel. Este esquema, de 4x2x3x1, que se desdobrava num 4x3x3 ofensivamente, implicava a saída um dos avançados e a entrada de Cândido Costa para o lado direito, compensada também pela saída de Fernando e a correspondente deslocação de Zé Pedro para o lado esquerdo (visto que Djurdjevic tem estado ausente por lesão e só agora volta aos convocados), com a entrada de Sandro ou Pinheiro (ou até Mancuso) para o eixo central no apoio a Ruben Amorim.
O Belenenses do pós-mercado de Inverno
O Pai Natal não trouxe a prenda tão desejada para os lados da Cruz de Cristo: Meyong, o avançado por quem desesperava Jorge Jesus. Chegaram, no entanto, Carlitos e Gárces, que prometem dar amplitude ao ataque azul. E o que é facto é que Jorge Jesus, que afirma que o Belenenses é a equipa tacticamente mais evoluida do campeonato, surgiu em Setúbal, na última jornada, a jogar num inovador 3x5x2, ou seja: Costinha na baliza, um trio de defesas centrais constituidos por Rolando, Mano (ex-junior e uma novidade no 11) e Nivaldo, Amaral e Gonçalo Brandão nos corredores, Mancuso e Ruben Amorim a funcionarem como duplo pivôt defensivo, e Silas no apoio a Garcés e Dady, avançado ex-Estoril em evidente subida de forma e que marcou o golo que valeu 3 pontos.
Belenenses - AAC
Do lado azul, de destacar as ausências de Zé Pedro e Garcés, castigados, o que constitui uma boa notícia para a Académica que, por seu lado, também não poderá contar com Joeano, a contas com uma lesão muscular. Assim, o Belenenses deverá alinhar com Costinha, Amaral, Nivaldo, Rolando, Gonçalo Brandão, Ruben Amorim, Mancuso, Pinheiro, Silas, Carlitos e Dady.
Última nota: Jorge Jesus tem sido "persona non grata" em Coimbra, em virtude de algumas declarações menos felizes, mas também por conseguir bons resultados contra a Académica. Acontece que a Briosa também tem conseguido excelentes resultados em Belém ultimamente (quem não se lembra dos fantásticos 0-5 de há 3 anos?). Por isso, acredito que a "equipa mais evoluida tacticamente do campeonato", vai levar uma lição dos estudantes, na próxima 2a feira.
Força BRIOSA!

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl