<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Ponto da situação nas candidaturas.

quarta-feira, 7 de março de 2007

As cartas estão na mesa

Segundo os Estatutos da Associação Académica de Coimbra/OAF, o prazo para entrega de listas candidatas ao acto eleitoral de Dezembro próximo termina já no próximo dia 15 de Março.



A primeira questão com que nos deparamos é o porque de tamanha antecedência. Que os Estatutos eram obsoletos já nós sabíamos, mas agora levanta-se uma questão: afinal que andou a fazer a Comissão encarregue da revisão dos Estatutos, aprovada em Assembleia Geral? Com tão bons juristas ligados à Instituição custa-me perceber o porquê de ninguém pegar neles para os rever para posteriormente serem aprovados em Assembleia Geral.

Muitos sócios têm ficado surpreendidos com este ‘surto’ repentino de movimentações e estratégias em torno das distantes eleições de Dezembro e candidaturas à presidência da briosa, mas a explicação é mesmo esta, visto o deadline de entrega das listas proponentes expirar já no dia 15…estamos a 8 dias.

Olhando hoje para o fenómeno da blogosfera apercebo-me imediatamente de uma realidade obvia e que acabou por mudar muita coisa até mesmo nos hábitos do próprio clube e associados. A blogosfera acabou por democratizar o acesso as informações e até ao próprio quotidiano do clube. Hoje, qualquer pessoa, pode ser um possível ‘jornalista’, ou repórter e dar conhecimento à comunidade de informações a que teve acesso. A nível de exemplo, o dia de ontem foi bastante ilustrativo. Noutros tempos seria praticamente certo haver uma pequena multidão de sócios e curiosos a porta do pavilhão em busca de respostas e esclarecimentos. Mas assim não aconteceu. A noite da reunião foi ‘transmitida em directo’ nos blogs. Robert Fisk, já em 1982 dizia: «hoje em dia a guerra dá em directo na televisão», nos atentados de 11 de Setembro, 11 de Março e no metro de Londres as primeiras imagens e informações foram chegando através de vídeos de telemóvel e SMS. Hoje, cada um é um jornalista, e também nesse sentido a blogosfera tornou bastante clara, muita da realidade não palpável da Académica. Comparando a realidade actual (salvaguardando as devidas diferenças) com um passado bem próximo, a Comissão de Gestão (o projecto e estratégia que a ela deu origem) encabeçada por João Moreno dificilmente chegaria à Assembleia Geral Extra-ordinária no quase secretismo com que chegou na altura. Hoje, situações e movimentações parecidas estão à partida perfeitamente identificadas e de imediato divulgadas.

Depois desta exposição preliminar vamos então olhar e clarificar o mapa académico e como se estão a dispor os projectos para a formação das listas a apresentar como candidatas às próximas eleições.


Maló de Abreu – Foi, desde logo o primeiro a manifestar a sua intenção de concorrer ao lugar. Maló, ‘eterno candidato’ à presidência da Instituição aproveitou a conferência de imprensa de lançamento do seu livro para aí formalizar também a sua candidatura.
Maló é médico dentista, e está activamente ligado ao PSD e à política, desempenhando ou sendo candidato frequente a determinadas posições no interior do partido, particularmente a nível distrital.
Maló foi um dos mandatários e principais responsáveis pela campanha das eleições autárquicas na qual Carlos Encarnação conquistou a Câmara de Coimbra. É precisamente na autarquia que Maló procura apoio. Só avança se tiver o apoio da Câmara.
Outro dos factores que condiciona a candidatura do academista é o facto de José Belo também avançar, como se espera, para a presidência. É que José Belo era um dos nomes da lista de Maló de Abreu, mais concretamente numero 2 da lista da Mesa da Assembleia Geral. A candidatura de José Belo faz com que Maló perca muitas das suas bases de apoio.


De Gouveia para Coimbra
Álvaro Amaro – O episódio já aqui o relatamos. Desconhecendo se o objectivo inicial era apenas constituir uma ‘comissão de gestão’ de prevenção a uma eventual queda da actual Direcção ou se seria mesmo avançar com uma lista para conquistar a presidência, Almeida Santos encontrou-se com Álvaro Amaro para discutir o futuro do clube, definindo assim estratégias a seguir. Dessa reunião terá ainda resultado que Almeida Santos, o actual Presidente da Mesa da Assembleia, mova influências para convencer José Eduardo Simões a não avançar para o acto eleitoral de Dezembro.
Também político, com grandes ambições e ligado ao PSD, o autarca de Gouveia conta na sua lista, ao que o Rapazes de Preto apurou, nomes como o de João Pedro Parreira (Ex-director da Académica), Gabriel Bastos ou ainda Alberto Santos (Presidente demissionário do Conselho Fiscal na Administração de José Eduardo Simões).
O autarca vem defendendo a criação de uma Sociedade de Negócios para dirigir a Académica. «O clube seria a entidade aglutinadora de várias empresas, que funcionariam como parceiras de gestão», paralelamente, o antigo ministro da Agricultura propõe também uma Fundação, onde teriam assento entidades tão diversificadas como a universidade, os sócios de referência e os próprios atletas.
Apesar de já ter manifestado em algumas ocasiões o seu benfiquismo publicamente, não é menos verdade que também já afirmou ser um sonho antigo chegar à presidência da Académica.


Coroa apoia Zé Belo para avançar
José Belo – É o único nome da lista de possíveis candidatos que não se encontra ligado à política. Zé Belo, como ficou conhecido desde os seus tempos de futebolista, é o Presidente do Núcleo de Veteranos da Académica, sendo por isso reconhecido por um academismo impoluto e fiel depositário dos valores e moralidade académica.
Apesar de representar o ultra-romântismo académico, Zé Belo é conhecedor das contingências e realidades do futebol moderno e do que implica manter a competitividade neste contexto actual. Belo vê como prioritária a aposta na formação e camadas jovens como única forma de garantir um futuro onde estejam presentes os valores académicos à imagem da Instituição que forma não só grandes jogadores, seja forte a aposta na formação, e também Homens, sendo assim competitiva desportivamente ao mais alto nível preservando a identidade que faz desta Instituição um caso sui generis no futebol nacional.
Opostamente aos outros candidatos, Zé Belo não avançará por iniciativa própria. A sua candidatura é reclamada por várias personalidades, ilustres académicos, grupos de associados e de casas da Académica que lhe pedem que avance. A lista, espera-se plural, abrangente e com uma plataforma que una os mais irredutíveis académicos, até porque no espaço sideral do universo da cidade de Coimbra, de Vénus a Trianon é só um saltinho. Belo não rejeitou a possibilidade de se candidatar à presidência do clube, embora considere necessário um movimento alargado de sócios em torno da sua candidatura. Mas a maior preocupação do Presidente do Núcleo de Veteranos está na descaracterização acelerada em que o clube tem entrado e principalmente na má imagem actual da Instituição junto da opinião pública, o que poderá fazer com que possa perder alguns apoios com os quais contava também em função do actual passivo do clube. José Belo, no entanto, esteve muitos anos em Macau, onde estabeleceu contactos empresariais e negociais fortes.


No 4º Ás há vários nuances a ter em conta e não lhe atribuí um rosto propositadamente, apesar desse rosto estar perfeitamente identificado. Mas vamos por pontos.
É do conhecimento geral que Luís Santarino possa também avançar com uma candidatura à presidência do clube, coisa que a verificar-se apenas vem comprovar o espírito democrático, e não-conformista dos sócios e do clube em si mesmo. É uma candidatura que poderá fazer o que não se tem feito há vários anos em campanhas eleitorais, que é debater ideias, rumos e projectos com a profundidade e dedicação que a Instituição merece.
José Eduardo Simões, apesar de não ser previsível poderá também fazê-lo, podendo até ter sido um dos temas abordados na última reunião do corpo directivo.
Outro dos nomes que tem uma base que se constituiu para apoiar e preparar a sua candidatura, trabalhando nesse sentido e reunindo apoios é Manuel Queiró. O ex-deputado do CDS-PP tem vindo a reunir apoios no sentido de impulsionar a sua candidatura. O Rapazes de Preto sabe ainda que Manuel Queiró terá almoçado no fim-de-semana passado com uma figura de destaque ligada à campanha da candidatura de José Eduardo Simões às eleições que fizeram deste o actual Presidente do clube.
No entanto, sabemos da amizade de Queiró e Zé Belo, que caso Zé Belo avance fará recuar Queiró e transferir o seu apoio para o amigo.
Também João Francisco Campos manifestou em directo no programa Prognósticos da RUC a sua intenção em apresentar uma lista caso não se reveja ou ache benéfica para o clube qualquer das outras posições. João Francisco já foi presidente da Mancha Negra, e é um academista fervoroso com um enorme coração e um filantropo. São conhecidos os vários ‘sacrifícios’ pessoais que tem feito ano após ano pela Instituição e dando sempre a cara nos maus momentos. Possivelmente não chegará a apresentar uma lista, sendo até mais previsível que o seu nome conste, isso sim numa outra lista das candidaturas supracitadas.


À medida que nos vamos aproximando do dia final para a entrega das listas mais definido vai ficando este mapa que aqui tentei clarificar da melhor maneira. Mas a nota principal é a definição já nesta fase daqueles que são os dois rumos tradicionalmente divergentes no percurso da Instituição. Cabe agora aos candidatos apresentar a sua lista e aos sócios escolher o rumo que preferem tomar.

As cartas estão na mesa!

Etiquetas: , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl