<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Doce derrota...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

A Académica averbou, na noite de ontem,nova derrota em casa, desta vez frente ao Sporting, concluindo assim uma época histórica (pela negativa) em termos de resultados no Estádio Cidade de Coimbra. Apenas três vitórias, frente aos adversários directos Aves, Estrela, e Beira-Mar, é um pecúlio mau demais para ser verdade.
No final de mais uma derrota, ficou o sabor doce de uma manutenção conquistada à custa dos desaires alheios.
Manuel Machado apostou num sistema de três centrais para este jogo. A última vez que o fez foi para a Taça, frente ao... Sporting, jogo em que a Briosa perdia por 2-0 aos 10 minutos. Coincidências...
A História repetiu-se, e o Sporting só não chegou ao dois zero aos 19 min porque Pedro Roma, depois de fazer penalti sobre Liedson, defendeu a grande penalidade e a recarga.
MM foi depois obrigado a mexer, fazendo sair um central,Medeiros, entrando Gyano para o seu lugar. A Briosa melhorou, não tento pelo que o Húngaro fez, mas porque a Académica equilibrou as operações do meio campo para a frente. E melhorou ainda mais após a entrada de Dame.
Daí até ao final a Académica foi melhor, e o Sporting preocupou-se em segurar o resultado até que, a um minuto do fim, João Moutinho sentenciou o jogo ao fazer o 0-2.

Foi um grande jogo de futebol, com oportunidades de parte a parte, grandes defesas, e com alguma infelicidade para a Académica, aliada novamente a erros de arbitragem, que pelo 3º jogo consecutivo têm prejudicado a Académica em lances que decidem jogos. Demasiado estranho, são demasiadas coincidências...



Pedro Roma (17): Sofreu um golo a frio (3 min) e provocou um penalti que poderia ter sentenciado a partida. Mas defendeu com classe o penalti e a recarga (2 penaltis defendidos em 2 jogos consecutivos, bravo Pedro!!!), a partiu para uma exibição ao seu nível, superior. É um guarda redes de classe indiscutível e um profissional de quem a Académica e os seus associados muito se orgulham.
Para a próxima época o que se espera é que a revolução que J.E.S. prometeu não passe pela baliza, porque esse seria claramente (mais) um grande erro de gestão.

Sarmento (10): Foi pelo seu flanco que tudo se passou em termos de ataque inicial do Sporting.A Académica deve reforçar esta posição no defeso.

Litos (15): Termina a época em grande plano. Seguro, autoritário, foi traído por Medeiros no golo inaugural.

Medeiros (8): Infeliz no golo inaugural do Sporting, foi o sacrificado quando MM decidiu mexer (20 min).

Kaká (12): Não termina a época tão bem como esteve em outras jornadas, mas não teve falhas comprometedoras, pelo contrário. Valor seguro, a segurar para a próxima época...

Lino (16): Mais um jogo muito positivo deste lateral/extremo, que gosta bem mais de atacar do que de defender. Tem um pé esquerdo fantástico, faz cruzamentos milimétricos (como aquele para a cabeça de Gyano) e marca livres de forma exemplar. Vai ser o melhor marcador da equipa este campeonato, o que diz bem da influência que tem na equipa (e diz bem da inoperância dos avançados..)

Paulo Sérgio (13) Começou o jogo meio perdido, tantos eram os fogos para apagar, mas com a alteração táctica (20 min) foi pisando terrenos mais adiantados através de uma pressão mais alta, e a equipe ganhou com isso.


Roberto Brum (11) Tinha por missão auxiliar Sarmento na marcação a Nani, mas como por ali iam aparecendo também Tello e Romagnoli a sua tarefa não teve sucesso. Saiu ao intervalo, dando lugar a Dame.


Filipe Teixeira (12) Inicialmente encostado à esquerda, não foi o jogador influente de outras jornadas. Os adversários já o conhecem. Sentiu a falta de Dame nos primeiros 45 minutos


Joeano (11) : Também do brasileiro se esperava algo mais, mas a verdade é que não foi muito bem servido pela equipa. Queria redimir-se dos falhanços nos Barreiros, mas não conseguiu.

Gyano (7) Entrou cedo (20 min), e a sua entrada teve o condão de pôr em sentido o Sporting,dado que a Académica equilibrou as unidades do meio campo para a frente. Mas foi, como quase sempre, inoperante,e também perdulário numa das poucas oportunidades que teve, servido em bandeja de ouro por Lino.

Dame(11) Uma equipa como a Académica não se pode dar ao luxo de ter Dame no banco. Poderia (e deveria...) ter entrado logo aos 20 minutos, acabando por entrar nos segundos 45 minutos, numa posição de médio interior direito,para a qual está pouco rotinado. Perdeu algumas bolas em zona proibida, mas quando acerta bem na bola o seu remate é indefensável, e só por infelicidade não fez aquele que seria o golo do empate (65min).


Nestor (1):Entrou para o lugar de Sarmento, originando uma acumulação de avançados na frente de ataque tantas vezes vista ao longo da época sem um único resultado positivo. Era tempo de MM deixar de tentar esta estratégia...


Manuel Machado (8) Utilizou o sistema que tão mal se tinha portado no jogo para a Taça frente ao Sporting, que o viria a obrigar a mexer muito cedo na equipa. Surpreendeu ao deixar Dame no banco. Colocou Gyano cedo demais e Dame demasiado tarde e a jogar muito recuado no terreno, para depois colocar mais um avançado. Às vezes dá a impressão de que se inventasse menos poderia ter conseguido melhores resultados ao longo da época. Será só impressão?

O que se espera são melhoras significativas para a próxima época.

Mas a época ainda não acabou, e por isso há que apoiar a equipa na última jornada, no estádio da luz!

Autor: Diogo Lucas Pires » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl