<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

O regresso foi há 10 anos

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Faz hoje 10 anos que a Académica de Coimbra regressou à primeira divisão depois de 9 anos negros na segunda divisão.



Num dia em que se assinala o dia da criança alertando para os direitos dos mais novos, em Coimbra a efeméride dá conta do regresso da Briosa ao lugar que merece... entre os maiores do nosso futebol.

Esta bonita página da vida da Académica tem no entanto uma tragédia associada e que torna este feito ainda mais heróico e mais emotivo.
No Sábado, véspera do jogo decisivo, enquanto trabalhava na secretaria do Pavilhão do OAF, António Coimbra, director administrativo e um dos elementos do executivo mais chegado ao presidente Campos Coroa sofreu um ataque cardíaco fulminante que resultou na sua morte em plena secretaria enquanto trabalhava, mesmo com a imediata assistência do Dr. Carlos Cruz e Guilherme Luís. Passava pouco do meio dia.

O funeral realizou-se poucas horas antes do derradeiro jogo...
funeral de antónio coimbra
Destroçado e transbordando a emoção que o invadia, Campos Coroa dirigiu-lhe as últimas palavras revelando que «foi um Homem que deu tudo à Académica e que morreu no seu posto de trabalho». António Coimbra tinha 43 anos.


Vítor Oliveira Académica 1997
O treinador da altura foi Vítor Oliveira, que depois de uma época muito sofrida consegue trazer a briosa de novo ao convívio dos grandes.

O último jogo da temporada foi frente ao Estoril Praia, jogo que os estudantes venceram por 3 - 0 e mergulhou a cidade numa festa nunca vista que foi muito para lá das quatro linhas e se estendeu a toda a cidade. O Calhabé estava cheio para testemunhar uma festa inesquecível.
febras abre caminho à festa da subida da académica em 1997

A Briosa alinhou com Pedro Roma; Albertino, Jorge Silva, Mounir e Zé Nando; Rocha, Dinda, Pedro Lavoura, Rui Campos; Febras e Miguel Bruno.

Os golos foram apontados por Febras aos 47 minutos, abrindo caminho à festa, na conversão de uma grande penalidade a castigar um falta sobre Rocha na área.
O golo da tranquilidade surgiu aos 56 minutos depois de roubo de bola a meio campo por Mickey que serviu Miguel Bruno que não perdoou.
A confirmação de que o sonho era real chegou aos 80 minutos por Rocha. Um golo que premiou um líder, premiou uma época fabulosa daquele que carregou sempre os companheiros para a frente nos bons e maus momentos. Um verdadeiro leão dentro de campo.
Miguel Bruno na pressão a Helder Quental do estoril no jogo da subida da academica em 1997

Rui Campos - "É a maior alegria da minha vida e penso que nunca terei uma assim tão cedo"

Febras - "Penso que foi muito bom. Vamos agora saborear este momento que levamos cerca de nove meses para atingi-lo. Foi um ano de sucesso, não só para mim como para a equipa toda. Metade do meu sonho já se concretizou que era subir com a Académica. Agora falta jogar por ela na primeira"

Campos Coroa e fausto correia
A Académica, jogadores, dirigente e funcionários foram recebidos em apoteose nas ruas da cidade pela população que os acompanhou à Câmara Municipal onde Manuel Machado, Presidente na altura os recebeu.
Campos Coroa, Homem de emoções, Académico fervoroso não conteve as emoções. Campos Coroa foi o Presidente da Instituição no ano da subida.

É assim, de risos e de lágrimas que se faz a história desta grande Instituição que é a Associação Académica de Coimbra.


...tinha 15 anos. Nunca vou esquecer este dia e aquela manhã em que decidi fazer-me sócio da briosa. Já lá vão 10 anos. Deixo aqui este testemunho pessoal e da minha colecção pessoal para que a história nunca se apague e para recordar os mais novos, os da minha geração e também alguns mais velhos o que a Académica é de facto e a essência que a torna única, especial, diferente e faz dela o clube do meu coração.

"...e aqui fica escrito com letras de fogo que o teu lugar é ficar entre os primeiros"

-Ricardo Martins (Libelinha) -Sócio 9419

Etiquetas: , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl