<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Folha de salários

quinta-feira, 8 de março de 2007

Num dia em que o Jornal Record traz a público um artigo sobre o desnivelamento salarial na equipa de Alvalade em que, por exemplo, Romagnoli aufere de um salário mais de o dobro superior ao de João Moutinho, jogador cuja utilização é muito superior (ja ultrapassou a marca de 90 jogos oficiais consecutivos) e cuja importância e indesmentível sendo um dos inquestionáveis de Paulo Bento e nas Selecções Nacionais onde já começa a alternar a convocatória entre os AA e os Sub-21.

Este ponto, já por si pertinente, ganha outros contornos quando o transpomos para o caso da Académica, em que certamente haverá casos de disparidades iguais ou maiores.

Fazendo uma ponderação de rendimento/forma/utilização e salário podemos obter resultados ainda mais surpreendentes se olharmos para o plantel preto.



Vamos a nomes e números:

DEFESA:

Káká - Entre 5 a 6 mil euros.
Medeiros - 10 mil euros (quase o dobro)

Káká tem se revelado uma das grandes surpresas da época. Saltou da 3ª divisão brasileira para a primeira liga portuguesa. Se muitas vezes é complicada a transição da realidade futebolística brasileira para a Portuguesa para muitos jogadores, e casos conhecidos abundam por essa europa fora, mais drástico seria na teoria essa mudança para o central brasileiro. Káká, não só se impôs rapidamente, como tem sido até o jogador do eixo que melhores exibições tem rubricado. É titular indiscutível, rapidíssimo, posicionalmente inteligente e é de uma frieza notável no 1 contra 1, ganhando muitas vezes os lances apenas por aguentar a pressão do duelo esperando pelo erro do adversário para se assenhorar da posse de bola que trata com classe. É, pelos seus atributos técnicos e físicos um jogador de bom potencial e margem de manobra. Tem 25 anos, faz 26 em Maio.

Medeiros é um caso complicado de perceber. É claramente um jogador que vem pela mão de Manuel Machado que, de resto, orientou no V.Guimarães. No ano que desceu de divisão, foi dos centrais menos utilizados. Apesar disso, compreende-se a sua contratação para um sector carenciado. É, no entanto, um jogador influente no balneário que diverte os companheiros com a sua constante boa disposição e é o primeiro a apoiar e solidarizar-se com os que passam momentos menos bons. Tem boa imagem dentro do grupo.


MEIO-CAMPO:

Alexandre: 9 mil euros
Roberto Brum: 26 mil euros (quase o triplo)

Alexandre é um jogador que não engana. Forte, de fibra, atlético, musculado, posicionalmente irrepreensível, é o principal 'tampão' no meio-campo. Não podemos dizer que é uma surpresa porque já era conhecido o seu valor e o grande jogador que é. É um dos mais valiosos da equipa. Agarrou o lugar tarde, fruto de sucessivos testes e mudanças que Machado foi operando até encontrar o esquema mais próximo do ideal. Pegou de estaca e atirou Paulo Sérgio e Pavlovic para segundo plano. Alem de saber defender com muita tranquilidade e segurança, fá-lo sem recurso a faltas. Não se sente desconfortável com a bola nos pés, mas por ser um jogador de trabalho e fiel ao seu papel táctico solta a bola imediatamente para um companheiro em condições de iniciar o ataque. Tem muita classe.

Roberto Brum. Muitas vezes me perguntam, na condição de relatador RUC, o porquê de lhe chamar Sandokan. A resposta tem a ver com o visual que apresentou em Paços de Ferreira do jogo da volta anterior: um cabelo mais comprido e a barba crescida, assemelhando-se assim ao lendário guerreiro e pirata. Não voltou mais, depois desse jogo, a apresentar esse visual mas continuo a chamar-lhe assim pela sua determinação com que aborda os lances e entrega ao jogo. É um verdadeiro guerreiro e um dos esteios do meio-campo. A disponibilidade física e atitude com que se entrega no pressing são impressionantes. É um exemplo a maneira como encara cada lance. No inicio da época, também vítima de alguns testes, começou com funções um pouco mais ofensivas do que o habitual e já teve recentemente de desempenhar pontualmente posições do lado direito. Sendo um jogador indiscutível no 11 e de grande utilidade e entrega, está um pouco menos exuberante esta temporada, estando talvez a passar uma fase menos boa de forma que parece estar a recuperar progressivamente. Por alturas do final da época passada, circularam rumores que o jogador seria um 'puxa-saco' e estaria alegadamente a comandar uma revolução com os restantes brasileiros para tomar conta do balneário. Talvez ciente disso, tem dado provas ao longo do tempo que o seu discurso é realmente de sincero amor à camisola que veste e que se preocupa com os problemas do clube, conhece o seu momento actual e revela ainda ser um conhecedor profundo do futebol português. Durante a reabertura do mercado de Janeiro, foi dado como um dos jogadores 'vendíveis' pela direcção, o que motivou a sua indignação numa entrevista à Radio Renascença, que mais calmamente justificou aos microfones da RUC compreendendo a situação financeira delicada da Instituição que assim se vê forçada a tentar encaixes financeiros negociando as saídas de Dame, Brum e Filipe Teixeira. É um líder em campo (não exonera, obviamente Pedro Roma do seu estatuto de líder, capitão e símbolo do clube) e fora dele. É um jogador carismático, que cada vez mais mostra o seu amor pela cidade, pelo clube e pelo nosso país, que já viu nascer um dos seus filhos, dando lhe cidadania portuguesa.


ATAQUE:

Gelson: 9 mil euros
Gyano: 8 mil euros
Nestor: 6 a 7 mil euros

Aqui as coisas estão mais equilibradas salarialmente, exceptuando Joeano e Pitbull que se encontram noutro patamar e têm um estatuto diferente na equipa.

Gyano, veio da Hungria onde é visto como um ídolo na sua comunidade. É o avançado que tem mais golos apontados, mas também o que mais minutos tem e o que mais golos desperdiça. Ainda não parece adaptado ás marcações agressivas do nosso futebol, deixando-se cair na marcação do centrais com muita passividade e sendo pouco lesto a decidir com a bola nos pés. A sua atitude competitiva é fraca mas parece ter potencial. Más notícias para os críticos deste jogador: é o 'protegido' de Manuel Machado que já o defendeu em directo no programa Prognósticos da Rádio Universidade de Coimbra.

Gelson é lutador, bravo, trabalhador... precisa de mais que isto para ser um jogador de eleição em alta competição. Desastroso nas poucas oportunidades que teve este ano, especialmente no jogo da Liga em Alvalade na primeira volta. É um bom carácter.

Nestor, é tecnicamente evoluído. Helder Barbosa, já publicamente o elogiou como o companheiro com «melhor toque de bola depois de Filipe Teixeira». Tem-lhe faltado estabilidade emocional pois atravessou graves problemas pessoais e familiares. Teve ainda uma lesão no inicio da época que comprometeu a sua sua afirmação na equipa, depois de ter sido claramente um dos melhores na pré-época. Manuel Machado tem gerido o plano de motivação do jogador de forma estranha. Sempre que marcou um golo (Dragão e Belém) não foi utilizado na partida seguinte.


OS MELHORES:

Dame: 4500 euros
Filipe Teixeira: 13 a 15 mil euros

Sobre Dame há pouco mais a acrescentar. A sua idade, atributos físicos e qualidade técnica fazem dele um dos jogadores com maior potencial e com condições de se tornar num dos melhores de sempre a passar pela Instituição, com a qual, inclusive assinou o seu primeiro contrato profissional e é hoje apontado como um dos melhores do conjunto e uma das revelações do campeonato. Manuel Machado afirmou tratar-se de «um diamante com algumas arestas para limar» e que tem condições para tornar-se num activo muito interessante para a Académica. A sua meia distância é, já aos 19 anos, mortal. Toni comparou-o a Eusébio.

Filipe Teixeira, é sem sombra de dúvidas um craque. É a 'estrela da companhia'. Tecnicamente é brilhante, joga com a bola colada ao pé, faz fintas desconcertantes e cada vez que transporta a bola lança o pânico total às defensivas contrarias. joga na esquerda, no centro e na direita. Só perde a bola em falta.
Muitas vezes se disse na época passada que só durava 45 minutos. Agora é a equipa que não passa sem ele durante um minuto. Já merece há algum tempo uma convocatória nacional, mas Felipão continua a preferir Hugo Viana.


PARA COMPARAR:
Dionattan - 9 mil euros
Zada - Quando veio recebia 20 mil euros, com o empréstimo passou a receber 5 mil

Deixo agora a palavra aos leitores. É justa é folha salarial? Quem na vossa opinião recebe a mais e quem recebe a menos?


nota: valores salariais não confirmados oficialmente, sendo no entanto de fonte segura.

Etiquetas: , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl