<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

Gripe das Aves

terça-feira, 20 de março de 2007

Vim do Minho com a gripe das Aves. Gripe no sentido literal, mas principalmente no metafórico...

Entristeceu-me ver a Académica deixar-se dominar daquela forma pelo lanterna-vermelha da prova, que não ganhou apenas porque os jogadores da Académica são melhores e o seu conjunto superior, porque tirando isso, o Professor Neca deu um banho táctico a Manuel Machado.

Neca, colocou em campo uma equipa com um ataque pressionante mas pouco incisivo. A meio campo, Filipe Anunciação, Leandro e Mércio impediam a briosa de circular a bola com facilidade. Este sistema impedia a Académica de jogar de forma apoiada, tendo de atacar apenas no erro do adversário, em velocidade, ou em lances individuais geralmente resolvidos sem grandes problemas por William e Sérgio Nunes.

Pouco móvel, o ataque do Aves foi adormecendo a defesa dos estudantes que rapidamente se habituaram ao sistema de marcação suave que faziam. Mas é aí que Neca supreende e joga o seu trunfo. Lança Hernani, Artur Futre e Diego Gama. O ataque do Aves passou a ser de uma velocidade infernal. No flanco, Hernani fazia o que queria de Kaká, e no centro não havia quem parasse Artur Futre. A defesa estava em constante alerta por, mais solicitado, Octávio transfigurou-se e a presença de Diego Gama deram maior poder de fogo aos de Aves.

O Professor Neca ganhou com esta estratégia o jogo. Não venceu de facto graças ao golo milagroso de Filipe Teixeira.

Ao aperceber-se do crescendo do Aves, (ainda antes da reviravolta no marcador) Manuel Machado faz entrar Joeano e Pitbull para obrigar om medios e defensiva do Aves a ter de recuar no terreno. Mas o que conseguiu foi apenas partir a equipa... o meio campo jogava encostado à sua área enquanto o ataque estava lá bem longe, não havendo nem posse de bola nem transição defesa-ataque.

Sílvio esteve a segundos da estreia, mas o golo de Diego Gama, que deu a vantagem aos da casa e a expulsão de Alexandre obrigaram o técnico dos 'estudantes' a fazer entrar Nuno Piloto.

A briosa perdia e perdia bem. Mas em jogada feliz pela esquerda, chega ao empate após boa jogada, com finalização de cabeça de Filipe Teixeira.

A PAUTA:

PEDRO ROMA: (13) - Fez o que pode durante todo o jogo. Mal batido, no entanto, no segundo golo do Aves. Reparte as culpas com o resto da defesa, apesar do lance ter sido super-sónico e ao primeiro-toque.

Káká: (9) - Um central destes obrigado a jogar alí é um crime. Não bastou a Machado a experiência de Alvalade para a taça. O Medeiros não é canhoto? Há soluções melhores no plantel. Uma delas estava no banco.

Alexandre: (9) - Irreconhecível! Não se impôs como de costume num meio-campo onde habitualmente impõe as suas leis. Com a equipa partida devido ao fosso que Manuel Machado criou entre o ataque e o meio-campo foi obrigado a ser mais faltoso para travar os jogadores do Aves que apareciam de todo o lado. Foi expulso por cumprir o seu papel...

Roberto Brum: (10) - Não é a médio interior direito que tem de jogar, mas efectivamente parou bem o ataque pelo seu lado. Não conseguiu lançar o ataque.

Paulo Sérgio
: (10) - Continua a ser a melhor solução até agora para o lugar de defesa direito. Tem, no entanto, decaído muito de rendimento nos últimos jogos.

Filipe Teixeira: (15) - Não Pegou tanta vez na bola, por ter de passar mais tempo a correr atrás dos adversários. Quando atacou com a bola nos pés fê-lo sempre com clarividência. Marcou um golo que salvou a equipa do abismo...e da vergonha. Melhor em campo.

Medeiros: (8) - Intranquilo, inseguro, pouco lesto a interpretar as manobras ofensivas dos contrários. Nem a companhia de Litos deu para ajudar a disfarçar as suas carências. Pode e sabe jogar melhor.

Lino (11) - Já se sabe que joga melhor a extremo. Já se sabe que precisa de um jogador nas costas. Mas para que renda, o jogador que o acompanha no flanco tem de saber defender, e apoiar dinâmicamente o ataque pela faixa. Vinha está no banco a fazer o que? Só serve à Selecção?

Miguel Pedro (11) - Esforçado! Correu muito e pressionou muito. Não teve ajuda no flanco. Se tivesse tido apoio, teria surpreendido varias vezes Pedro Geraldo que atacou mal e defendeu pior. Ainda não estará bem fisicamente. Faltou-lhe aquela capacidade de explosão. Nunca arriscou no um-contra-um.

Litos: (12) - Chegou e sobrou para as 'encomendas' até ao momento que Neca lança os 3 velocistas. Foi surpreendido, tal como todos os outros.

Dame (13) - Jogou, brilhou, marcou, eclipsou e Machado tirou. Não é um problema novo. Já lhe tinhamos diagnosticado este problema de irregularidade no decurso do mesmo jogo. Alheia-se muitas vezes inexplicavelmente. Até desaparecer do jogo estava a ser dos melhores.


Joeano (9) - Ainda uma sombra do nosso Joeano. Não estará totalmente recuperado. Nem a companhia de Pitbull lhe deu o apoio necessário. A bola simplesmente não chegava.

Pitbull (9) - Está pesadote... Tem de treinar com mais dedicação. Muita classe com a bola nos pés, mas pouca inteligência na altura de decidir. Teve no ultimo ataque da Académica hipótese clara de dar os 3 pontos aos 'estudantes'. O excesso de confiança paga-se caro em alta competição. Quis abrilhantar quando devia ter sido eficiente.

Nuno Piloto (11) - Conseguiu finalmente restabelecer a ordem no meio-campo. Recuperou algumas bolas, ajudou Káká, deu segurança a Lino e ainda apoiou Filipe Teixeira a construir. Muitíssimo inteligente. Fez uma exibição bastante positiva tendo em conta as circunstancias em que estou e a missão que tinha para desempenhar. Não teve nota mais alta porque não teve tempo para isso.


Manuel Machado
- Voltou a 'inventar' no esquema táctico. Teve sorte no empate, não mérito. Neca, deu-lhe um banho táctico. Não preparou a partida, ao contrário do Professor Neca.

Olegário Benquerença - Fraquinho, como o jogo.




Na cauda da tabela mantêm-se as distâncias, fruto dos empates verificados.
A Académica soma 20 pontos. Faltam 5 ou talvez 6, mas ainda falta vir o Braga, o Marítimo e os grandes... e jogos já só faltam 8. A corda na garganta começa a apertar. Ânimo, rapazes! Não precisamos de sofrer até ao fim.
A paragem vai fazer bem ao grupo... Vai acalmar o balneário e as hostes academistas.

APONTAMENTOS:
Octávio - Gostei de ver o antigo jogador da Briosa. Bons tempos e boas recordações tenho dele pelo Municipal. Mantem, apesar da idade uma atitude e um crer fortíssimo. Valores que herdou da sua passagem por cá. É, para mim, um vestígio actívo de uma Académica que amo. Era daqueles que ia festejar o golo abraçando a claque.

Paulo Sérgio - Nem parece o jogador desequilibrador e tecnicísta que passou por Coimbra. A quilómetros do que já lhe vimos fazer.

Artur Futre - Sai ao tio! Imparável no slalom. Drible curto e preciso. Assume sem medo o jogo. Transfigurou a equipa. Ainda há números 10 'à antiga' em Portugal. Sempre de cabeça levantada à procura do companheiro em melhores condições para lhe dar a bola.



Há mais 24 pontos em disputa. 8 jogos para realizar!
O calendário é este:

Académica - U. Leiria Estádio Cidade de Coimbra 01-04-2007 16:00

E. Amadora - Académica Estádio José Gomes 07-04-2007 16:00

Académica - FC Porto Estádio Cidade de Coimbra 15-04-2007 16:00

Beira-Mar - Académica Estádio Municipal de Aveiro 22-04-2007 16:00

Académica - SC Braga Estádio Cidade de Coimbra 29-04-2007 16:00

Marítimo - Académica Estádio dos Barreiros 06-05-2007 16:00

Académica - Sporting CP Estádio Cidade de Coimbra 13-05-2007 16:00

SL Benfica - Académica Estádio da Luz 20-05-2007 16:00

...temos de fazer mais 5 ou 6 pontos!

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Começa AGORA a descarregar tudo o que quiseres!
Bookmark this post to del.icio.us Digg this post! Bookmark this post to Yahoo! My Web Bookmark this post to Furl