Análise do defeso
sexta-feira, 29 de junho de 2007
É já na próxima 2a feira que a Briosa retoma os trabalhos, iniciando assim a 2a pré-temporada sob as ordens do técnico Manuel Machado, no sentido de preparar uma época que tem tudo para ser bem melhor que a que passou. Qual o balanço que podemos fazer deste defeso, no que concerne à Associação Académica de Coimbra?
Dou a minha opinião, claro está, num momento em que ainda é difícil fazer qualquer tipo de análise rigorosa, mas parece-me intelectualmente mais honesto fazê-lo agora, do que propriamente a posteriori, quando for fácil criticar ou aplaudir em face dos resultados obtidos. Por isso, afirmo com convicção que me parece que esta terá sido das pré-épocas mais bem conseguidas dos últimos anos. Passo a explicar porquê.
Desde logo, porque se nota que houve critério nas contratações, quer ao nível da planificação e do timing, como da escolha dos jogadores. É evidente uma inversão na política desportiva da Académica, claramente para melhor, privilegiando-se agora o mercado nacional, quer em jogadores portugueses oriundos de escalões secundários, quer em jogadores com provas dadas no futebol português.
Aliás, um dos aspectos que mais me agradou, foi verificar que a equipa tem vindo a ser construída de trás para a frente. Vejamos:
I - Guarda-redes
A direcção começou por fazer o inevitável, ou seja, renovar com o capitão Pedro Roma e prescindir dos serviços de Douglas, mais um flop vindo de terras de Vera Cruz. Mas um dos grandes méritos terá sido mesmo a contratação de Ricardo, por 4 anos, assegurando assim a transição na baliza para as próximas épocas, com um guarda-redes de inegável valor, realizando um excelente negócio, em termos teóricos, do ponto de vista do custo-benefício.
Uma das contratações mais discutíveis (e, para mim, perfeitamente dispensável), foi a vinda de Rui Nereu, um jovem que já se estreou na Liga dos Campeões pelo Benfica. Não me parece que venha acrescentar algo de novo, acabando por retirar do plantel Eduardo, g.r. a quem, em abono da verdade, nunca foi dada uma oportunidade na equipa principal na Académica. Talvez volte...mas certamente noutras funções, ele que decidiu rejeitar o convite para treinador de g.r.
II - Defesa
Era um sector a precisar de retoques urgentes, sob pena de Manuel Machado continuar a ver o seu "barco" meter água em jogos e em momentos absolutamente proibitivos. Neste defeso, a Briosa fica bastante mais forte e equilibrada neste sector, até porque não sofreu perdas substanciais - Lino será a excepção, ele que é mais extremo que propriamente defesa esquerdo, e que se cotou como um dos maiores desequilibradores...ofensivos da equipa, especialmente depois da lesão de Helder Barbosa. Saem Nuno Luis, Sonkaya, Medeiros, Danilo, jogadores que tiveram um rendimento sofrível ao longo da época (no caso do turco, deve-se falar em ausência de rendimento), e entram Pedro Costa, Orlando, Berger, conferindo mais e melhores soluções para o eixo defensivo. Todavia, e quando se fala na eventualidade da Briosa se reforçar para o lado esquerdo da defesa (onde tem Lira e Vinha, que renovou, para contentamento dos sócios e adeptos), parece-me que a pecha está do lado direito, uma vez que Sarmento continua com bastantes dificuldades de rotina e Pedro Costa pode não chegar. Se não vier mais ninguém, será Berger ou até Paulo Sérgio a preencher, por adaptação, o corredor direito, na ausência de outras alternativas.
III - Meio-campo
O alarme soou em Coimbra quando, logo após do final do campeonato, se percebeu que Brum, Alexandre e Dame não voltariam, e que Filipe Teixeira e Miguel Pedro se preparavam para seguir o mesmo caminho. Entendo que o grande erro da época pasada, um erro de lesa-património, terá sido o processo Dame, em que ficou perfeitamente visível a forma como ainda vão sendo tratados alguns aspectos do futebol profissional da Briosa. A saída de Brum, é em si prejudicial do ponto de vista económico, pelos montantes que a Briosa não recebeu e que ainda teve que suportar, dado que me paree que Brum não era já aquele jogador que foi há 2 anos, pelo que do ponto de vista desportivo não é significativa a sua não continuidade.
Manuel Machado conta, assim, com jogadores como Pavlovic e Paulo Sérgio para o papel de 6, de pivôt defensivo, passa a contar com uma excelente aquisição de seu nome Cris, para fazer o papel de 8, o médio de transição, cujas características escasseavam no plantel (talvez Nuno Piloto seja o médio com características mais idênticas). Depois, a permanência de Filipe Teixeira (até ver) e Miguel Pedro (terá que ser o ano da sua explosão e afirmação definitiva), aliada ao regresso de Ousmane N'Doye (dos poucos com meia distância e com capacidade para fazer esquecer..o irmão, se jogar ao nível do que lhe vimos fazer no Estoril e em Penafiel), bem como a vinda de Tiero (um dos melhores jogadores ganeses dos sub-21, que quererá demonstrar o porquê da sua vinda, pela 3a vez para Portugal), são as notícias de maior destaque e que dão a Manuel Machado a possibilidade de alternar vários esquemas tácticos com os jogadores que tem à sua disposição.
IV - Ataque
É a grande incógnita da versão Briosa, 2007/2008. Com as saídas presumíveis de Nestor, Gelson, Sílvio, com o regresso de Pitbul ao Porto e as dúvidas sobre o futuro de Joeano, a posição de ponta de lança é a que mais dúvidas levanta neste momento. Se para as alas, a Briosa parece bem servida, dentro das suas limitações financeiras, com Miguel Pedro, Lito, Licá, Hélder Barbosa e Ivanildo, jogadores rápidos, repentistas, falta claramente um matador a esta equipa. Gyano vale 5/6 golos época, Pedro Ribeiro é uma excelente promessa, mas dificilmente será primeira opção, pelo que faltam, na minha opinião, dois avançados. Um jogador móvel, com as caracteristicas de Joeano, e um 9, um avançado que tenha presença na área, com bom jogo de cabeça e que possa fazer a diferença nesse capítulo.
Arrisco a fazer esta previsão, mesmo antes da vinda desses jogadores (defesa direito, e dois avançados): a Académica tem um plantel muito mais equilibrado e fará um campeonato nos 10 primeiros da tabela classificativa. Saber se poderá ir mais além...será bastante difícil, em função dos outros plantéis e pelo facto da Académica ter lutado, nos últimos anos, sempre para não descer. Mas não é impossível. A ambição tem que ser grande, ao nível do historial e da mística deste clube, pelo que acredito numa época bem melhor do que a anterior.
Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |
Boavista propõe retomar campeonato a 18
terça-feira, 26 de junho de 2007
O Presidente do Boavista, João Loureiro, irá propor em Assembleia da Liga, que seja retomado o modelo de campeonato com 18 equipas.
Segundo as palavras do mesmo, esta proposta deverá colher " a grande maioria dos votos, se não mesmo a unanimidade dos clubes".
Em minha opinião, nada mais certo do que emendar um erro grosseiro o mais depressa possível.
A redução da Liga para 16 equipas veio apenas prejudicar ainda mais todos os clubes à excepção dos 3 grandes. As receitas televisivas e de bilheteiras diminuiram, pois houve menos jogos, mas, ainda assim, continuámos a assistir às vergonhosas transmissões televisivas de jogos às 6ªs e 2ªs à noite, com os estádios às moscas.
E se, nos 3 da frente, a luta verificou-se até à última jornada, o facto é que o fosso para as restantes equipas foi muito grande, e equipas que, como a nossa Briosa, se comportaram muito mal este campeonato, estiveram sempre mais ou menos seguras quanto à manutenção.
É caso para se dizer, já que não conseguem trazer melhoras ao nosso futebol, pelo menos não o tornem ainda mais... Fraco...
Esperemos para ver, mas a confirmar-se será o emendar de (mais) um tiro no pé do nosso dirigismo futebolístico...
Autor: Diogo Lucas Pires » COMENTE: |
Hélder Barbosa e Ivanildo cedidos pelo FC Porto
Após tanta especulação e tanta espectativa eis que finalmente são oficializados os empréstimos de Hélder Barbosa e Ivanildo que transitam do Dragão para a Académica de Coimbra por via do Futebol Clube do Porto.
São dois jogadores fundamentais para o esquema de Manuel Machado.
Na esquerda, o
génio de
Hélder Barbosa permite um poder de
desequilíbrio notável no 1 para 1 e constitui uma das maiores ameaças na
frente de ataque. Por via de ser emprestado no seu último ano de contrato com os
portistas,
Hélder Barbosa certamente fará aquilo que nós sabemos e já nos habituamos, que é jogar
futebol espectáculo ao mais
alto nível e dar nas vistas, o que depois pode trazer muitos dissabores ao
Porto se o quiser ver tornar a ao
Dragão.
Ivanildo é um
repentista, pensador de jogo, sempre de olhos postos na
baliza e pronto para servir um companheiro em melhores condições. Sem dúvida mais uma
mais-valia para suprir a mais que certa ausência de
Dame.
Etiquetas: contratações reforços académica, Dame, dragão, fc porto, futebol clube do porto, hélder barbosa, ivanildo
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
Sabado saem os estudos financeiros dos clubes
quinta-feira, 21 de junho de 2007
Na sua edição do próximo sábado, dia 23, o jornal diário desportivo A Bola vai trazer na sua edição o habitual estudo anual do estado e capacidade financeira dos clubes da primeira divisão nacional.
Nesse espírito, e também por influência da polémica em torno da OPA de Joe Berardo ao Benfica vamos, no Rapazes de Preto, iniciar um ciclo em que estudaremos não só essa situação, mas também os modelos de gestão desportiva, o actual modelo de excepção da Académica e ainda outras alternativas que ao longo do tempo têm sido defendidos por vários notáveis académicos, como o modelo da fundação.
Obrigado pela preferência.
Mantenha-se atento ao RAPAZES DE PRETO
Etiquetas: joe berardo, jornal a bola, modelo desportivo de gestão económica, opa benfica
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
Guimarães falha Filipe Teixeira
Vitória de Guimarães não tem capacidade financeira para assegurar Filipe Teixeira
O empresário do jogador da Académica e a direcção do clube minhoto esteve em negociações intensas para que Filipe Teixeira trocasse a Académica pelo Guimarães, mas a equipa de Manuel Cajuda esbarrou nos 750 mil euros da cláusula de rescisão do virtuoso atleta.
Tendo o Porto, por acordo de cavalheiros, de ceder jogadores à Briosa ao abrigo do negócio Lino, os Dragões surgiram nas negociações para poder amortizar parte da cláusula com o empréstimo de Rabiola à Académica.
O negócio falhou. Filipe Teixeira fica para já em Coimbra e Rabiola, apesar de contratado pelo Porto permanece na 'cidade berço'.
Tal como sugerimos ontem, a possível vinda de Rabiola para a Académica estaria ligada a uma negociação triangular Académica - FC Porto - V.Guimarães.
Etiquetas: fc porto, filipe teixeira, rabiola, vitoria guimaraes
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
Rabiola poderá ir para a Académica
quarta-feira, 20 de junho de 2007
O jovem de 17 anos, avançado prometedor de veia goleadora e porte atlético, Rabiola poderá rumar a Coimbra.
Rabiola, prolongou o seu contrato com o Guimarães por 4 anos mas foi contratado de relâmpago pelo FC Porto nos últimos dias.
Mas ao que o Rapazes de Preto apurou, a sua viagem que se iniciou no Minho, poderá não ter terminado no Dragão. É que Rabiola poderá ser um dos jogadores envolvidos no negócio que levou o ala-esquerdo brasileiro Lino para a invicta e assim rumar a Coimbra ao abrigo do negócio.
A Académica, que apresenta para já um desequilíbrio neste sector do plantel vê com bom olhos e interesse a vinda do jovem prodígio para o ataque.
Etiquetas: fc porto, rabiola, vitoria guimaraes
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
Liga aceita inscrições dos clubes nos compeonatos profissionais
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional aceitou a inscrição de todos os clubes nas competições profissionais de futebol
Para participar nas provas organizadas pela Liga, os clubes tinham de apresentar a sua inscrição com os dados e requisitos perfeitamente regularizados para que integrem as competições profissionais desta organização do futebol profissional.
Sendo o principal requisito o fiscal e contributivo, não deixa de ser uma nota de salientar que todos os clubes tenham sido devidamente inscritos, numa altura em que tanto se fala de crises financeiras no futebol português.
Entendeu a Liga como perfeitamente regular a inscrição da totalidade dos clubes nas suas provas homologadas, Bwin Liga e Liga Vitalis.
O Belenenses foi o último clube a apresentar a sua inscrição na secretaria da Liga, a qual foi, como se disse, aceite.
Etiquetas: inscrição dos clubes na liga portuguesa de futebol profissional
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
E se?
terça-feira, 19 de junho de 2007
(Antes de mais, um reparo: isto não é baseado em nenhuma informação credível. É pura sugestão minha)
Acabo de ler que Ricardo Sousa rescindiu contrato com o Hannover e é um jogador livre. Numa altura em que vários jogadores abandonaram o meio-campo da Académica, e Filipe Teixeira ainda não está certo, não tenho dúvidas que este jogador seria uma mais-valia para a Briosa. Mas lá está, é só um desejo meu...e eu não mando nada ;)
Autor: João Campos » COMENTE: |
Falso alarme
Os jogadores presentes no Pavilhão são Berger e Pedrinho, possivelmente a discutir questões pontuais ou da sua própria situação futura e papel no clube.
Entretanto sabemos ainda que é esperado o regresso de Hélder Barbosa e há uma janela para assegurar Joeano.
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
Manobras no Pavilhão
Apesar de parecer virtualmente fechado o plantel da Académica, o Rapazes de Preto sabe que se encontra um jogador reunido com responsáveis na sede do clube.
Quem será? Em breve o saberemos... fique atento.
Etiquetas: notícia de última hora
Autor: Rapaz de Preto » COMENTE: |
Hoje faça.... PROGNÓSTICOS
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Cris é, oficialmente, jogador da Académica.
O médio, que trocou o feirense pela Briosa é o principal convidado do programa de hoje de Prognósticos.
Ao site oficial da Briosa, Cris não escondeu que ”é uma enorme alegria” vestir a camisola da Briosa. “É um salto muito grande na minha carreira representar um clube com o historial e o prestígio da Académica e vou trabalhar muito para estar à altura dos objectivos deste clube”.
Fique a par ainda de todas as notícias referentes à construção do plantel para a próxima época desportiva.
PROGNÓSTICOS - o programa de desporto da Rádio Universidade de Coimbra
Autor: Chambel » COMENTE: |
Cris reforça Académica por 3 anos
sexta-feira, 15 de junho de 2007
É o novo reforço da Briosa!
Vem do Feirense, joga no meio campo e chama-se Bruno Cristiano Santos, mas é por Cris que se dá a conhecer no futebol. Tem 23 anos e foi por diversas vezes observado pela equipa técnica da Académica e pelos seus responsáveis nos diversos jogos que a Briosa realizou contra a sua antiga equipa na época anterior.
Jogador tecnicamente evoluido que pode fazer várias posições no meio campo e tinha ainda contrato com o clube de Santa Maria da Feira, o que não impediu que se conseguisse a transferencia para Coimbra.
Relembrar que o jogador foi a algum tempo dado com pretendido pela Naval, mas a Académica conseguiu seduzir o jogador e fazer com que este fosse desviado para a Briosa.
O jogador já assinou por três épocas e será apresentado na segunda feira.
Etiquetas: contratações, contratações da académica, cris, feirense, reforços, reforços académica
Autor: Chambel » COMENTE: |
João Alves longe longe longe da Académica
O presidente dos minhotos, António Salvador, confirmou hoje que está praticamente tudo acertado para a contratação de Sérgio Conceição e confirmou o interesse em João Alves, do Sporting.“O João Alves foi um jogador que, quando cá esteve ajudou muito o Braga. Não foi feliz no Sporting e poderá interessar ao Braga", começou por dizer António Salvador. E adiantou: "Houve conversas entre os dois clubes e agora o Braga sabe até onde pode ir e a sua realidade permite. Gostaríamos de ter o João Alves, mas vamos ver se é possível conciliar a nossa vontade com a de João Alves."
*in Record
Autor: Chambel » COMENTE: |
Empresários na sede da Académica
Notícia de Última Hora: Estão neste momento 3 empresários no Pavilhão Jorge Anjinho, Sede da Académica de Coimbra.
Significa isto que em muito pouco tempo vamos ter
novidades no que toca ao
plantel da Académica e a
novos jogadores e possíveis
reforços,
contratações e
transferências.
Os
empresários de futebol estão a reunir com o departamento de
futebol e
direcção da
Briosa, sendo de esperar
notícias a qualquer momento. Situação à qual o
Rapazes de Preto está atento.
Com a entrada em cena da
Silly Season os campos do Bolão deixam de ter os habituais jornalistas... O circo mediático passa para o
CC, Cerveja & Companhia situado na sede da Académica.
As mesas deixam de ter as chávenas de café para passar a ter toda a espécie de
computadores portáteis,
telemóveis e
aparelhos de difusão. Os
jornais ou revistas que se liam são substituídos por
cadernos de apontamentos e
blocos de notas.
Encontra-se de tudo...desde os mais extrovertidos aos mais obscuros, trabalhando na sobra do seu portátil, ou constantemente agarrado ao telemóvel que até tem de o ter ligado ao carregador na ficha da rede eléctrica do café.
É sem dúvida um espectáculo digno de se ver e que explica muito do que se especula no futebol e ajuda a compreender muito do fenómeno da dança de nomes e da guerra pelo 'furo' e pela primeira-mão.
Não sabendo ainda de que jogadores os ditos empresários estão a negociar, preferimos aqui no Rapazes de Preto não fazer qualquer tipo de aposta ou previsão.
Deixamos isso para outros blogs... um deles já vai com mais de 70 nomes lançados.
Aguardemos notícias.
Etiquetas: academica, empresários, notícias, ultima hora
Autor: Libelinha » COMENTE: |
Académica regressa ao trabalho dia 2
quinta-feira, 14 de junho de 2007
O dia 2 de Julho marca o regresso ao activo da Briosa e o início da pré-temporada
Já só faltam pouco mais de duas semanas para o arranque do trabalho de pré-temporada da Académica/OAF. Por isso, e porque é essa a vontade dos responsáveis, os próximos dias deverão ser decisivos no que diz respeito à formação do plantel. Pelo menos mais seis reforços serão contratados até ao ínicio da época 2007/2008, tal é certo, e muitos deles devem ser anunciados em breve.
Ao raio-x
Depois de reforçado o sector mais recuado, são agora facilmente diagnosticáveis as posições ainda carenciadas do plantel de Manuel Machado. Com as saídas de Roberto Brum e Alexandre, a Briosa procura agora um (ou dois) médios de transição, que sejam fortes na marcação e que, ao mesmo tempo, saibam transportar jogo para o ataque. No sector ofensivo, um ou dois pontas de lança são também pretendidos. Para essa posição, Joeano ainda é hipótese, depois de ter terminado o empréstimo do Beitar Jerusalém. Para as alas, também deverá chegar um extremo direito, que faça concorrência a Miguel Pedro. Isto, se se confirmar a vinda de Hélder Barbosa e/ou Ivanildo, por empréstimo do FC Porto, porque, caso contrário, a Académica avançará igualmente para a contratação de outro extremo esquerdo, assegurada que parece estar a contratação do cabo verdiano Lito, ex-Naval.
Etiquetas: pre-época, pré-temporada, regresso ao activo
Autor: Libelinha » COMENTE: |
PES6 - Download da equipa clássica da Académica
Jogue e divirta-se com este patch/option file para o PES6 Pro Evolution Soccer 6 com a equipa clássica da Académica. Essencial para os adeptos da Académica amantes deste fantástico jogo, PES6
A pedido de vários amigos e leitores decidi por mãos à obra e criei um patch/option file no qual pode escolher e jogar com a equipa clássica da Académica.
Os jogadores presentes na equipa são predominantemente os da época de ouro 1965 - 1969, altura em que a Académica andou no topo do campeonato nacional e ainda obteve boas participações nas competições europeias da UEFA
Jogadores como Maló, Marques, Carlos Alhinho, Vieira Nunes, Torres, Rui Rodrigues, Rocha, Vítor e Mário Campos, Manuel António, Artur Jorge, Serafim, Peres e Pedro Xavier, entre outros, jogam lado a lado com os também lendários Isabelinha e Bentes (para muitos, um dos melhores jogadores portugueses de sempre, mas que não teve a projecção mediática nem as oportunidades de Eusébio)
Para fazer o
download grátis do
patch do PES6 apenas tem de
clickar na imagem e depois guardar o ficheiro já descomprimido na pasta 1 do jogo, que vai encontrar na pasta '
Os Meus Documentos'.
EXEMPLO: C:\Documents and Settings\Os meus documentos\KONAMI\Pro Evolution Soccer 6\save\folder1
Qualquer dúvida na
instalação contacte-nos através do e-mail: rapazesdepreto@gmail.com ou deixe comentário.
NOTA IMPORTANTE: Faça um
backup (
cópia de segurança) do seu ficheiro option file original antes de o substituir por este.
Etiquetas: download grátis, equipa académica clássica para o pes6, patch pes 6, pes6 option file, pro evolution soccer 6
Autor: Libelinha » COMENTE: |
Berger é oficial - Avançado tarda em aparecer
Markus Berger confirmado no
Site OficialTem 22 anos, é austríaco, chama-se Markus Berger, é internacional Sub-21 e actuava no SV Ried, pelo qual disputou a Taça UEFA.Markus Berger já ssinou contrato com a Briosa e é, por isso, mais um dos reforços da equipa da Académica para a época 2007/2008.Em declarações ao site oficial o jovem central mostrou-se muito contente: “vir jogar no campeonato português é fantástico. Tenho as melhores referências da Académica e vou dar o meu melhor para ajudar a equipa a cumprir os objectivos”.
Ficha Técnica:
Nome: Markus Berger
Posição: CentralIdade: 22 anos
Nacionalidade: Austríaco
Peso: 73 kg Altura: 1,85
Clube anterior: SV Ried
Com esta confirmação, Berger junta-se a Ricardo, Rui Nereu (Guarda-Redes), Orlando e Pedro Costa como os reforços para a defesa da Académica.
Falta pensar....no ataque!
Etiquetas: contratações, contratações da académica, markus berger, reforços, sv ried
Autor: Chambel » COMENTE: |
Couceiro testa Hélder Barbosa nos Sub 20 e Vítor Vinha renova
terça-feira, 12 de junho de 2007
Vítor Vinha, um dos mais
promissores jovens do
futebol português, que actua na Académica de Coimbra na posição de
defesa lateral esquerdo chegou a acordo com a direcção da
briosa para prolongar o seu
contrato.
Tardou a impor-se na equipa de
Manuel Machado, mas foi notória a
subida de rendimento da equipa após a sua entrada. Com
Vítor Vinha na defesa,
Lino passou a assumir missões mais ofensivas e uma preponderância muito maior. Conhecidas as
carências defensivas de
Lino, só com
Vítor Vinha nas costas este se soltou mais e passou a desempenhar com maior eficácia as suas funções de
desequilibrador no ataque pelo flanco esquerdo.
Vítor Vinha teve um árduo e moroso processo de renovação. Essencialmente o jovem não pretende grandes fortunas nem luxos, pretende
simplesmente jogar e ser uma opção válida para o colectivo, sendo chamado a jogar com a maior regularidade possível e ser aposta não só de Manuel Machado como da própria Instituição, visto ser um
internacional Sub21 e assim ser a curto, médio prazo um dos
principais activos da
briosa.
Apesar de ter propostas muito vantajosas financeiramente de
Espanha e
Grécia com projectos estimulantes acabou por ser o
coração academista a falar mais alto e a pesar na decisão do jovem atleta que assim se mostra extremamente feliz por ter chegado a acordo para
jogar pelo
clube do seu coração.
HÉLDER BARBOSAJosé Couceiro,
seleccionador nacional da equipa sub 21 vai testar o jovem craque no estágio para o
mundial Sub 20. O seu talento, irreverência e repentismo estão a fazer falta à selecção nacional neste
europeu sub 21 e podem ser uma
mais-valia para o mundial.
O jogador, sabe que tem poucas hipóteses de permanecer no
Dragão com a camisola do
FC Porto, onde de resto já lhe foi dito que em virtude da grave lesão que contraiu na temporada passada deverá rodar mais um ano, sendo emprestado a outra equipa.
Assim, Hélder Barbosa tem agora uma hipótese de ouro e quase derradeira de convencer os responsáveis do
Porto ao brilhar no mundial sub 20.
Caso seja emprestado novamente, o desejo do jogador é regressar a Coimbra, onde é tão acarinhado e desejado pelos adeptos.
E que grande dupla faria com Vítor Vinha...
A jovem estrela tem mais um ano de contrato e caso brilhe em Coimbra não vai facilitar na renovação de contrato com os portistas...
Etiquetas: europeu sub 21, fc porto, fcporto, hélder barbosa, josé couceiro, mundial sub 20, porto, renovação de contrato, vítor vinha
Autor: Libelinha » COMENTE: |
Prognósticos com Filipe Teixeira, Roma e Nereu
segunda-feira, 11 de junho de 2007
O dia a dia da Briosa em "Prognósticos":
Filipe Teixeira Rui Nereu Pedro Roma
Hoje Filipe Teixeira, Rui Nereu e Pedro Roma falam em Prognósticos.
Esta segunda-feira, entre as 21h e as 23h, em 107.9 FM ou em
www.ruc.ptPROGNÓSTICOS - o programa de desporto da Rádio Universidade de Coimbra
Autor: Chambel » COMENTE: |
Luís Godinho pode voltar à direcção da Académica
NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA
José Eduardo Simões estará reunido, segundo apurou o
Rapazes de Preto, há mais de duas horas com
Luís Godinho no Pavilhão Jorge Anjinho, sede da
Académica.
Em cima da mesa estarão certamente o regresso do ex-director ao elenco directivo dos estudantes, de onde saiu auto-suspendendo o seu mandato de Director para a área financeira na sequência do polémico
caso Dame.
FIFA dá razão à Académica
Igualmente em apreciação estará a decisão da
FIFA que dá razão à Académica que assim irá receber as verbas relativas a formação do jogador
Dame N'Doye que é dado como reforço do Panathinaikos da Grécia.
Assim, a solução deste caso aponta para que
Dame acabe por não sair a
custo zero e ainda no desenrolar da conversa poderá levar José Eduardo Simões a persuadir
Luís Godinho a retomar as suas funções directivas.
Etiquetas: caso dame, Dame N'Doye, FIFA, jose eduardo simoes, luis godinho, Panathinaikos
Autor: Libelinha » COMENTE: |
Areias é prioridade, Devic impossibilidade
Areias, o defesa lateral-esquerdo português actualmente ao serviço do Celta de Vigo é a prioridade de Manuel Machado para o sector canhoto da defensiva. A direcção dos estudantes está a tentar o tudo-por-tudo pelo esquerdino da equipa galega.
O
Rapazes de Preto apurou que
Areias,
defesa lateral-esquerdo, ex-
Beira-Mar e
Boavista, se encontra muito próximo de assinar pela
Académica de Coimbra. O negócio não está, ainda, concretizado pois o
Celta de Vigo, equipa onde joga o atleta, discute no próximo domingo a manutenção na
Liga Espanhola e Areias apenas quer decidir o seu futuro após o final da temporada e de saber se o
Celta fica ou não no principal escalão do campeonato espanhol.
Areias é o preferido de Machado, e tem a vantagem de poder jogar também a central.
Na posição de
central, apesar de apontado como
reforço, o
Rapazes de Preto soube que
Devic é um alvo «inatingível» para os estudantes. O central sérvio que brilhou esta temporada ao serviço do
Beira-Mar tem de momento a feroz concorrência de
Benfica e
Porto que tentam obter o concurso do jovem jogador cujo destino deverá passar por um destes emblemas e não por
Coimbra.
Chainho e
Bruno, apesar da vontade de Manuel Machado em contar com o contributo destes dois veteranos jogadores, não deverão, no entanto, estar a caminho de Coimbra na medida em que não há conhecimento de qualquer proposta colocada aos jogadores.
Etiquetas: areias, bruno nacional da madeira, celta de vigo, chainho, contratações reforços académica, devic, liga espanhola, reforço
Autor: Libelinha » COMENTE: |
Leixões de peso. Pitbull em Matosinhos
sábado, 9 de junho de 2007
Cláudio Pitbull é o primeiro reforço garantido pelo Leixões para a frente de ataque. O brasileiro tem contrato com o FC Porto até Junho de 2009 e chega ao Estádio do Mar cedido por uma temporada, num processo que será concluído hoje.
Na segunda metade da época transacta, Pitbull esteve emprestado à Académica, onde realizou 9 jogos e apontou um golo na Liga. Antes disso passou pelo Al-Ittihad (Arábia Saudita), Santos e, finalmente, o Fluminense, antes de voltar a Portugal. Um trajecto cumprido desde que foi dispensado do FC Porto, no Verão de 2005, depois de meia temporada no Dragão, onde ficou muito aquém das expectativas.
No Leixões, o brasileiro terá oportunidade de relançar a sua carreira, até porque terá ao seu lado mais três companheiros cedidos pelos dragões até ao final da época: Ezequias, Paulo Machado e Vieirinha.
Etiquetas: contratações, leixões, pitbull, reforços, transferências
Autor: Libelinha » COMENTE: |
Ricardo oficializado... Nuno Diogo a chegar!
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Apesar da estranha contratação de Rui Nereu e da proposta que foi feita (mas ainda não aceite) ao Eduardo, Ricardo foi já dado como certo na Briosa pelo Site oficial.
Ao site oficial da Briosa, Ricardo, testemunhou a importância deste passo na sua carreira: " o meu objectivo sempre foi chegar à primeira Liga, e a Académica é um grande clube."Quanto às expectativas para a próxima época: "são em primeiro lugar trabalhar muito e ajudar a equipa a atingir os objectivos."
Ficha Técnica:
Nome: Ricardo Jorge Novo Nunes
Posição: guarda-redes
Idade: 24 anos
Nacionalidade: Português
Peso: 86 Altura: 1,90
Clube Anterior: Varzim Sport Clube
-----------------------------------------------------------
O defesa-central Nuno Diogo, que na época passada representou o Penafiel na Liga de Honra, será reforço da Académica. O jogador, de 25 anos, era também pretendido pelo Leixões, mas acabou por ser mais forte a vontade de trabalhar com Manuel Machado. Nuno Diogo é um produto das escolas do Sporting, tendo representado a equipa B. Jogou no Leça e o Salgueiros, antes do Penafiel.
Autor: Chambel » COMENTE: |
RUI NEREU JÁ É DA ACADÉMICA
terça-feira, 5 de junho de 2007
O jovem guarda-redes, Rui Nereu, vai juntar-se a Pedro Roma na defesa da baliza da Briosa.O ex-atleta do Benfica assinou hoje contrato com a Académica.
Ao site oficial da Briosa o Rui Nereu confidenciou que vir para a Académica é:” um grande orgulho e uma grande responsabilidade representar um clube com uma tanta tradição.”Quanto às expectativas para a próxima época: “são cumprir os objectivos da equipa, ajudar os meus colegas. Os meus objectivos pessoais são um dia voltar a jogar na Liga dos Campeões”.
Ficha Técnica:
Nome: Rui Miguel Nereu de Branco Batista - RUI NEREU
Posição: guarda-redes
Idade: 21 anos
Nacionalidade: Português
Peso: 74 kg Altura: 1, 83
Clube Anterior: SL Benfica.
Comentário:
Parece-me ser uma noticia estranha...muito estranha!Porque?
1- A informação é dada no site oficial antes de ser dada a informação acerca de Ricardo (apesar de ele falar já como jogador da AAC);
2- É dito nesta notícia que "Rui Nereu, vai juntar-se a Pedro Roma na defesa da baliza da Briosa"...
3- Se se confirmar a vinda de Ricardo, então Nereu vem para 3º GR?!?!?!
Estranho...
Autor: Chambel » COMENTE: |
Markus Berger pode ser reforço
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Os "rapazes de preto" sabem que Markus Berger , defesa central do SVRied está nos planos da briosa.
O jogador, que já representou equipas alemãs como Vfb Stuttgart e o Eintracht Frankfurt, tem 22 anos e sagarou-se recentemente vice-campeão da Liga Austríaca.
A Académica pediu informações acerca do jogador e este tem já em mãos uma proposta para vir reforçar o lote de defesas da Académica, juntando-se assim a Litos e Káká.
Assim que possivel iremos dar mais informações acerca desta notícia.
Autor: Chambel » COMENTE: |
A VERDADE SOBRE PEDRINHO
Pedrinho ja é jogador da Académica. Apesar de já se ter cumprometido com a Briosa, o jogador vai continuar ao serviço do Varzim (clube com o qual tinha contrato até 2008).
A julgar pelo contrato efectuado, os dirigentes da Briosa não vêem o jogador como preponderante para o o ínicio desta época. E tudo tem uma explicação...financeira!
Assim, em vez dos cerca de 100 mil euros que teriam de pagar pelo passe, pagam apenas metade caso venha em Janeiro. Se o jogador abandonar o Varzim apenas no final da época então a Académica pode obter o jogador sem pagar nada pelo seu passe.
Pedrinho junta-se assim a Ricardo, Pedro Costa, Licá e Orlando como jogadores efectivamente contratados.
Autor: Chambel » COMENTE: |
Lucas, Hélder Barbosa e Hélder Rosário a caminho da Académica
sexta-feira, 1 de junho de 2007
O perfil do jogador está delineado. É português, é jovem, é conhecedor do nosso campeonato, tem raça, tem atitude, sabe o peso da camisola. É este o caminho que a direcção da Briosa definiu para este ano com Manuel Machado e que assim a aproxima da Académica que aprendemos a amar e dos seus valores e identidade tão própria.
O bom filho a casa torna.
Lucas poderá estar de volta. Ao que o Rapazes de Preto apurou, o médio de 26 anos vem lá, vem cheio de vontade, de atitude, vai assinar por dois anos com outro de opção e ainda traz um amigo... Hélder Rosário.
Hélder Rosário é um dos melhores centrais do nosso campeonato tem grande classe e experiência e ainda pode actuar na direita. Caso se confirme que a briosa tenha conseguido o concurso deste jogador, estaremos certamente na presença de uma das maiores garantias para a equipa e solidez para o sector.
Por fim...
HÉLDER BARBOSA
Sabemos que a sua vontade seria naturalmente fazer a pré-temporada com a camisola azul e branca, clube que o formou, e tentar convencer Jesualdo Ferreira. No entanto, devido à grave lesão que tão precocemente o afastou dos relvados na pretérita temporada a jovem estrela foi aconselhada a rodar mais um ano pelos responsáveis do Futebol Clube do Porto e foi-lhe dado a entender claramente que devido a lesão grave de que foi vítima, muito dificilmente terá oportunidade de ficar no plantel do dragão.
Sendo assim, a prioridade do craque é naturalmente voltar para os braços dos adeptos que tanto o acarinham e com os quais ganhou empatia e assim regressar à briosa.
O seu contrato com o FC Porto expira na próxima temporada e Hélder Barbosa parece apostado em regressar a uma casa onde é bem recebido e acarinhado pelos adeptos e mostrar-se na montra que a Académica lhe proporciona onde deseja cumprir uma época de grande nível exibindo todo o seu talento e classe de losango ao peito.
Etiquetas: boavista, contratações da académica, fc porto, futebol clube do porto, hélder barbosa, hélder rosário, lucas, porto
Autor: Libelinha » COMENTE: |
O regresso foi há 10 anos
Faz hoje 10 anos que a Académica de Coimbra regressou à primeira divisão depois de 9 anos negros na segunda divisão.
Num dia em que se assinala o dia da criança alertando para os direitos dos mais novos, em Coimbra a efeméride dá conta do regresso da Briosa ao lugar que merece... entre os maiores do nosso futebol.
Esta bonita página da vida da Académica tem no entanto uma tragédia associada e que torna este feito ainda mais heróico e mais emotivo.
No Sábado, véspera do jogo decisivo, enquanto trabalhava na secretaria do Pavilhão do OAF, António Coimbra, director administrativo e um dos elementos do executivo mais chegado ao presidente Campos Coroa sofreu um ataque cardíaco fulminante que resultou na sua morte em plena secretaria enquanto trabalhava, mesmo com a imediata assistência do Dr. Carlos Cruz e Guilherme Luís. Passava pouco do meio dia.
O funeral realizou-se poucas horas antes do derradeiro jogo...
Destroçado e transbordando a emoção que o invadia, Campos Coroa dirigiu-lhe as últimas palavras revelando que «foi um Homem que deu tudo à Académica e que morreu no seu posto de trabalho». António Coimbra tinha 43 anos.
O treinador da altura foi Vítor Oliveira, que depois de uma época muito sofrida consegue trazer a briosa de novo ao convívio dos grandes.
O último jogo da temporada foi frente ao Estoril Praia, jogo que os estudantes venceram por 3 - 0 e mergulhou a cidade numa festa nunca vista que foi muito para lá das quatro linhas e se estendeu a toda a cidade. O Calhabé estava cheio para testemunhar uma festa inesquecível.
A Briosa alinhou com Pedro Roma; Albertino, Jorge Silva, Mounir e Zé Nando; Rocha, Dinda, Pedro Lavoura, Rui Campos; Febras e Miguel Bruno.
Os golos foram apontados por Febras aos 47 minutos, abrindo caminho à festa, na conversão de uma grande penalidade a castigar um falta sobre Rocha na área.
O golo da tranquilidade surgiu aos 56 minutos depois de roubo de bola a meio campo por Mickey que serviu Miguel Bruno que não perdoou.
A confirmação de que o sonho era real chegou aos 80 minutos por Rocha. Um golo que premiou um líder, premiou uma época fabulosa daquele que carregou sempre os companheiros para a frente nos bons e maus momentos. Um verdadeiro leão dentro de campo.
Rui Campos - "É a maior alegria da minha vida e penso que nunca terei uma assim tão cedo"
Febras - "Penso que foi muito bom. Vamos agora saborear este momento que levamos cerca de nove meses para atingi-lo. Foi um ano de sucesso, não só para mim como para a equipa toda. Metade do meu sonho já se concretizou que era subir com a Académica. Agora falta jogar por ela na primeira"
A Académica, jogadores, dirigente e funcionários foram recebidos em apoteose nas ruas da cidade pela população que os acompanhou à Câmara Municipal onde Manuel Machado, Presidente na altura os recebeu.
Campos Coroa, Homem de emoções, Académico fervoroso não conteve as emoções. Campos Coroa foi o Presidente da Instituição no ano da subida.
É assim, de risos e de lágrimas que se faz a história desta grande Instituição que é a Associação Académica de Coimbra.
...tinha 15 anos. Nunca vou esquecer este dia e aquela manhã em que decidi fazer-me sócio da briosa. Já lá vão 10 anos. Deixo aqui este testemunho pessoal e da minha colecção pessoal para que a história nunca se apague e para recordar os mais novos, os da minha geração e também alguns mais velhos o que a Académica é de facto e a essência que a torna única, especial, diferente e faz dela o clube do meu coração.
"...e aqui fica escrito com letras de fogo que o teu lugar é ficar entre os primeiros"
-Ricardo Martins (Libelinha) -Sócio 9419
Etiquetas: antónio coimbra, campos coroa, dia da criança, febras, mickey, miguel bruno, pedro roma, regresso à primeira divisão, subida de divisão da académica em 1997
Autor: Libelinha » COMENTE: |