<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6609360788119644874\x26blogName\x3dRapazes+de+Preto+++Noticias+de+despor...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://rapazesdepreto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://rapazesdepreto.blogspot.com/\x26vt\x3d6937203422689780822', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Momentos

globet.com - the better you bet!

Académica contrata Ricardo e Pedrinho

quinta-feira, 31 de maio de 2007

in Jornal de Notícias JN

O guarda-redes Ricardo e o lateral direito Pedrinho foram contratados pela Académica ao Varzim. Vão assinar contratos de quatro anos depois de consumarem a rescisão com o emblema poveiro. Ontem, o guarda-redes Pedro Roma renovou por mais uma temporada, com outra de opção. O guarda-redes afirmou ao JN que se sente "extremamente satisfeito" por poder continuar no clube de Coimbra.

Depois das aquisições, anunciadas anteontem, do central Orlando (ex-Freamunde) e do extremo Licá (ex-Social Lamas), a Académica já confirmou também a contratação do lateral Pedro Costa (ex-Braga), de 26 anos. Ao site do clube, o jogador disse ser "fantástico" poder jogar "num clube como a Académica".

Quanto a Filipe Teixeira, continua a ser provável a sua saída, mas os dirigentes da Briosa ainda não receberam qualquer proposta concreta de outros clubes, sendo que no contrato do extremo existe uma cláusula de rescisão de 750 mil euros. Teixeira diz que chegou a hora de "dar o salto", mas os potenciais interessados - "clubes espanhóis, franceses e portugueses" - ainda não se mostraram dispostos a pagar esse valor, o que foi confirmado pelo empresário Amaro Valente.

O agente não revelou quais as equipas que poderão avançar para a aquisição de Filipe Teixeira, mas confirmou interessados "Até agora, nenhum clube apresentou uma proposta para cobrir a cláusula de rescisão".

Américo Sarmento

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Pedro Costa reforça Académica

O defesa lateral Pedro Costa é o novo reforço da Académica.

O lateral, tem 1.66m e 26 anos e será o próximo reforço a apresentar pela Académica.

Por seu turno, Fajardo assinou por 3 anos pelo V.Guimarães juntando-se assim a Manuel Cajuda, técnico com o qual o jogador nutre uma grande simpatia, tendo sido factor determinante na sua escolha.

Rogério Gonçalves é o novo treinador do Beira-Mar.

Etiquetas: ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Filipe Texeira: «é o momento para sair»


Filipe Teixeira admitiu que chegou o momento oportuno para o jogador terminar o seu ciclo na Académica e sair do clube



O influente construtor de jogo dos estudantes e unanimemente apontado pela crítica como um dos melhores do plantel e do campeonato, prepara-se para sair do clube.

Em declarações à imprensa, o jogador considerou que «é o momento para sair», e já manifestou essa intenção à direcção que acedeu ao seu pedido e concordou. De salientar que uma das condições impostas por Manuel Machado terá sido a garantia de que Filipe Teixeira ficaria no clube.


Depois de oficialmente anunciadas as contratações do jovem extremo Licá e do central Orlando, também o guarda-redes Ricardo ex-varzim é dado como certo.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Lino deslumbrado, Ezequias regressado

terça-feira, 29 de maio de 2007


O ala brasileiro Lino já está no Dragão e mostra-se deslumbrado, tendo dito à imprensa que está a viver «um sonho».

Dorvalino, aos 29 anos chega a um clube campeão nacional e com hipóteses de se mostrar na grande montra da europa na Champions League.

A Académica é a outra parte beneficiada do negócio. Lino sai após rescisão (uma ninharia já que a sua clausula era muito baixa) mas dado o acordo com o Porto, podem rumar a Coimbra alguns jogadores neste âmbito.

Desde já, está garantido o regresso de Ezequias. O lateral/defesa central regressa a Coimbra por empréstimo após nunca ter convencido Jesualdo Ferreira.

Tem se falado também de Pitbull e Hélder Barbosa como regressos prováveis aos estudantes, mas não passam disso mesmo...probabilidades.

Quanto a Cláudio Pitbull, Jorge Baidek tem em carteira várias propostas como Braga, Belém e Espanha. É uma decisão que vai depender do jogador, que, recorde-se, já admitiu que gostava de permanecer em Coimbra.

Hélder Barbosa, é o menino prodígio... É o preferido dos adeptos. Apesar de infelizmente não ter tido muito tempo para jogar pelo enorme infortúnio da lesão que o afastou dos relvados por grande parte da temporada, o jovem craque desde logo conquistou os adeptos com o seu futebol-espectáculo e repentismo. A estrela, Hélder Barbosa é, o mais desejado pelos adeptos da briosa. O extremo ainda não tomou qualquer decisão quanto ao seu futuro e não é para já uma certeza.

A seu tempo voltaremos a pegar neste assunto com mais informações, sendo que para já é tudo o que se pode adiantar.

Etiquetas: , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Cães a um osso...

Talvez seja esta a expressão que melhor ilustra a consequência da lista chocante de saídas apresentada hoje pelo Boavista. Nomes como Lucas, Zé Manel, Hélder Rosário, Tiago ou Ricardo Sousa são apenas alguns exemplos de uma lista de 12, que apanhou adeptos, imprensa e jogadores de surpresa.



Já era publico o divórcio de Zé Manel e Lucas do clube axadrezado, que não chegaram a acordo de renovação preferindo desta forma seguir as suas carreiras fora do Bessa.

O Rapazes de Preto sabe que a Académica ofereceu propostas de contrato aos dois jogadores, mas dadas as limitações salariais dos estudantes, estas podem não passar de propostas quase para 'cumprir calendário' ou apenas pela praxe, devendo estar muito longe dos valores considerados aceitáveis pelos atletas.

Lucas regressando seria um regresso à casa que o formou e visto com agrado por muitos adeptos. No caso de Zé Manel, a sua inclusão no plantel deve ser uma das melhores notícias possíveis e imaginárias para Manuel Machado...é um jogador aguerrido, agressivo, lutador, e incisivo, sempre com os olhos postos na baliza. Perfil que enche as medidas de Machado. No entanto, dada a recente ambição Internacional de Zé Manel deve fazer deste um alvo inatingível em termos salariais para a Académica.

A par destes dois jogadores, também Ricardo Sousa, Tiago e Hélder Rosário estarão certamente com os telemóveis sempre interrompidos tal será o número de propostas que devem estar a receber.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Actualização

A saída de Lino dá-se por rescisão. O ala brasileiro deve assinar por 2 temporadas com o Futebol Clube do Porto onde de resto já efectuou os habituais testes médicos.

Hélder Barbosa deverá ser, ao que sabemos, o jogador que os dragões cedem à Académica.

Etiquetas: ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Lino é o novo reforço do FC Porto

Depois de ser dado como certo no Hansa Rostöck da Alemanha, foi o Porto que garantiu o concurso do ala brasileiro da Académica.



Lino, ingressou em Coimbra onde começou a jogar como defesa esquerdo. No entanto a sua propensão ofensiva e a forma como desequilibrava no duelo individual no ataque foram aos poucos evidenciando que a posição em que está mais à vontade é na de extremo esquerdo. Devido a algumas debilidades no capítulo defensivo, Manuel Machado, apercebendo-se, passou a apostar em Vítor Vinha para a posição de defesa esquerdo, o que permitia a Lino subir no terreno, como tanto gosta e desequilibrar no ataque tendo uma segurança na defesa que lhe permite maior concentração no seu desempenho ofensivo.

Lino, acabou por ser mesmo o melhor marcador da Académica este ano e um dos mais activos na munição do ataque.

Aos 29 anos, Dorvalino (portugalizado Lino pelos companheiros) assinou por 4 anos pelo campeão nacional, Futebol Clube do Porto.

São, para já ainda desconhecidos os contornos do negócio que podem envolver a cedência de Ezequias, Pitbull e Helder Barbosa que assim regressariam a Coimbra, para contentamento dos adeptos, sendo apesar da saída de Lino o cenário que mais agrada aos de Coimbra. Mas para já, desconhecem-se os pormenores do negócio.

Certo mesmo, só a saída de Lino para Porto com quem rubricou um contrato válido por 4 temporadas. Depois de Nuno Espírito Santo, Lino é o segundo reforço do dragão.

Etiquetas: , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Fajardo e Saulo podem juntar-se a Lito na Académica

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Depois do avançado Lito, Fajardo pode ser o próximo nome a confirmar em Coimbra. Saulo, o extremo pendular, tem também fortes hipóteses de se mudar para a capital de distrito.



A Académica acaba de assegurar a contratação do experiente avançado cabo-verdiano Lito à Naval 1º de Maio e tudo aponta para que não venha sozinho.

Ao que o Rapazes de Preto apurou, Fajardo já terá assinado contrato que estará a ser conferido por um jurista da confiança do atleta. A confirmação da rubrica deverá ser dada no final do mês por razões de ética pessoal, dado que é a altura que expira o contrato do sub-capitão com a formação da Figueira da Foz.

Este namoro antigo é uma excelente notícia para os adeptos da Académica, que muitos comparam a antigos jogadores da Instituição pela forma e convicção com que transporta a bola entre a faixa central e a lateral até ao ataque, levando os seus companheiros para a frente. É, apesar dos seus 29 anos, um jogador à antiga e cuja personalidade futebolística tem tudo a ver com o perfil de jogador da Académica. Um tiro em cheio.

Saulo é o outro nome apontado para acompanhar Fajardo e Lito. Saulo tem 25 anos e é um extremo/avançado rapidíssimo, desequilibrador no um-contra-um e com a vantagem de jogar bem em qualquer um dos flancos. O seu processo é no entanto menos sólido e poderia não passar de uma segunda opção caso falhe a transferência de Fajardo.

A virem os 3 seriam certamente boas notícias para os adeptos da briosa, e certamente iria dominar as conversas de café...que por esta hora serão sobre a saída ou não de Dame, Roberto Brum, Lino, Miguel Pedro e Filipe Teixeira.

A Silly Season está ao rubro em Coimbra.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Sportugal.pt elege o Rapazes de Preto como Blog da Semana


É uma notícia que postamos com evidente orgulho e que nos dá força para trabalhar e continuar a levar a cabo a nossa missão de informar os adeptos e fazer deste um espaço de convívio e de partilha de informação e de experiência académica.

texto retirado de Sportugal.pt

Blog da Semana

Rapazes de Preto


Terminou a Liga Bwin, e nesta altura tudo se começa a preparar para a época do defeso. É então altura de reforçar e dotar as equipas de maior consistência e qualidade para a temporada que se avizinha. Neste campo, uma das equipas que prometem mexidas profundas é a Académica de Coimbra. Depois de uma época abaixo das expectativas, o técnico Manuel Machado mantém-se no comando da Briosa e promete melhores resultados para 2007/2008. Começam então desde já a surgir os primeiros nomes para entrar e sair de Coimbra, e começam também as notícias e as trocas de informação entre blogs acerca de possíveis movimentações.

O blog que hoje apresentamos parece querer marcar posição nesse particular: o Rapazes de Preto é um dos mais recentes membros da Federação de Blogs de Futebol, mas conta já com uma dinâmica de informação digna dos melhores locais da blogosfera desportiva em Portugal. Criado no início do ano, mais precisamente em 10 de Janeiro, este blog promove, sobretudo, informação, opinião e análises sobre o futebol e a vida da Associação Académica de Coimbra.

Na primeira visita a este projecto, criado por Ricardo Martins, salta desde logo à vista um grafismo inovador, sempre mantendo as tonalidades negras, típicas do ambiente académico da Briosa.

Com mais de 2000 visitantes semanais, o Rapazes de Preto é já uma referência da blogosfera do emblema de Coimbra, contando actualmente com uma vasta equipa de 14 colaboradores.

NOME DO BLOG: Rapazes de Preto

ENDEREÇO: http://www.rapazesdepreto.blogspot.com

DESCRIÇÃO: Espaço de notícias, informação e desporto sobre a Académica de Coimbra

PRINCIPAIS TEMÁTICAS ABORDADAS: Análises tácticas, notícias, informação e opinião sobre o futebol e vida da instituição.

DATA DE FUNDAÇÃO: 10/01/2007

NOME DO ADMINISTRADOR: Ricardo Martins

NÚMERO DE COLABORADORES: 14

MÉDIA DE VISITAS SEMANAIS: 2300

Etiquetas: , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Prémio Fair Play 2006/2007


A Briosa foi distinguida pela Liga de clubes com o Prémio Fair-Play relativo ao campeonato da Liga de 2006/07. A Académica encabeça o ranking do desportivismo, com 15,797 pontos, à frente da Naval (15,750), segunda, e do despromovido Beira-Mar e do Setúbal (15,662), distinguido no ano passado, que ficaram empatados em terceiro. É caso para dizer que os clubes da zona centro são bastante bem comportados...Esta classificação, que premeia a equipa mais disciplinada, é estabelecida com base nas classificações atribuídas pelos delegados aos jogos, atendendo a um conjunto de parâmetros constantes dos relatórios relativos a cada encontro. O FC Porto, bicampeão nacional, e o Sporting, segundo classificado e vencedor da Taça de Portugal, surgem empatados no quarto lugar. Notas de destaque, pela negativa, para Estrela da Amadora, Benfica e Nacional da Madeira, que ocupam, respectivamente, os últimos lugares no que ao fair-play diz respeito.
Classificação do Fair-Play: 1º. Académica, 15,797 pontos. 2º. Naval, 15,750. 3ºs. Beira-Mar, 15,662; Setúbal, 15,662. 4ºs. FC Porto, 15,500; Sporting, 15,500. 5º. Leiria, 15,471. 6º. Aves, 15,412. 7º. Marítimo, 15,391. 8º. Paços de Ferreira, 15,294. 9º. Boavista, 15,191. 10º. Braga 15,047. 11º. Belenenses, 15,044. 12º. Estrela da Amadora, 14,956. 13º. Benfica, 14,938. 14º. Nacional, 14,500.

Etiquetas:

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

A dança das cadeiras

Continua a dança das cadeiras. Jogadores, clubes e empresários estão numa roda-viva à procura dos melhores negócios.



De férias no Brasil, Roberto Brum jogador ex Coritiba, chegou a acordo com o elenco directivo de José Eduardo Simões que optou por rescindir o contrato com o carismático médio brasileiro.

Roberto Brum, recorde-se, aufere do mais alto salário da Académica, perto de 26 mil euros, que para um clube nas circunstâncias financeiras da Académica é incomportável.

Sendo um balão de oxigénio em termos de tesouraria, não deixa de ser uma decisão muito polémica e impopular junto dos sócios que nutriam pelo jogador um carinho elevado.

No entanto, o destino do jogador vai passar por Portugal, onde deverá representar o Braga que assim assegura um reforço de peso a custo 0 e cuja contratação agrada e muito os adeptos do clube minhoto.

OS VENTOS DA MADEIRA

Depois do interesse mostrado pelos estudantes em contratar o experiente organizador de jogo Bruno, o interesse é agora feito a Chainho, veterano trinco que pode ser uma boa alternativa para colmatar a saída de Roberto Brum e possivelmente Alexandre, e juntando-se a um mei-campo defensivo onde está assegurada a permanência de Paulo Sérgio e Milos Pavlovic.

AS REDES DA FIGUEIRA

Lito, pode ser o novo rosto do ataque da briosa para a próxima temporada. Com Nestor, Joeano e Pitbull de saída quase certa, o experiente avançado da Naval encaixa no perfil de avançado que tradicionalmente encaixa no tipo de jogo da Académica com sucesso. É muito rápido, inteligente no posicionamento e sóbrio a finalizar, fruto da sua experiência. Pode ser, em caso de sucesso das negociações uma mais-valia para a Académica.
Também da Figueira, Fajardo é a par de Zé Manel do Boavista a principal aposta para a direita do meio-campo de ataque onde Miguel Pedro poderá estar de partida para o estrangeiro.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Jorge Jesus e a Taça...rancores de 1967

domingo, 27 de maio de 2007


Jogou-se hoje mais uma final da Taça de Portugal. O palco foi o Estádio Nacional na mata do Jamor, onde a Académica já esteve por duas ocasiões como finalista vencido em 1967 e 69 durante o luto académico estudantil, coincidente, curiosamente com a época áurea da briosa.



Mas o que liga a final da Taça de Portugal de 2007 à Académica?

Em primeiro lugar por ter sido eliminada pelo vencedor do troféu, o Sporting. E depois, por ter sido frente a uma equipa orientada por Jorge Jesus.

Ao longo da sua carreira, quer como jogador, (Vitória de Setúbal) quer como treinador, Jorge Jesus sempre teve uma motivação pessoal que o levava a uma superação e a um incentivo extraordinário aos seus atletas sendo notório a sua satisfação pessoal sempre que obtinha um triunfo frente aos de Coimbra.

Ao longo do tempo foi, por isso, sendo persona non grata em Coimbra. Mas para o compreender temos de recuar 40 anos no tempo até à final da Taça de Portugal que opôs a Académica ao Vitória de Setúbal.

O JOGO:

Árbitro: Salvador Garcia (Lisboa)

V. SETÚBAL-ACADÉMICA, 3-2 (Guerreiro, José Maria e Jacinto João) (Celestino e Ernesto)

Vitoria de Setubal 1967 cartoon
V. Setúbal – Vital; Conceição, Leiria, Herculano e Carriço; Tomé e Vítor Baptista; Guerreiro; José Maria, Pedras e Jacinto João.

Academica de Coimbra 1967 cartoon
Académica de Coimbra – Maló; Celestino, Rui Rodrigues, Vieira Nunes e Marques; Toni e Rocha; Crispim, Ernesto, Artur Jorge e Vítor Campos.

144 minutos = 2 horas mais 24 minutos

Foi e será a final mais longa de sempre. Foi, porque não houve nenhuma com a mesma duração desta, e será porque os moldes foram alterados e não permitem finais com mais de 120 minutos. Por isso mesmo, a final da Taça de Portugal entre o Vitória e a Academia, de 1967, será sempre recordada com a mais longa de sempre. Ao todo foram cumpridos 144 minutos de futebol. O árbitro já pedia um golo.

«Ficou-me na memória porque foi a final mais longa, que nunca mais se irá repetir porque os moldes foram alterados», lembrou Fernando Tomé. «Foram 90 minutos, mais 30 de prolongamento, e um segundo prolongamento com golo dourado, até marcar, em que o Jota (Jacinto João) apontou o golo aos 24 minutos do segundo prolongamento», recordou.

«Que remédio tivemos de aguentar», disse. «Já haviam cãibras por todo o lado. Mas não era preciso pedir para sair. Saíamos com naturalidade, e depois entrávamos em campo sem pedir autorização», contou. «Lembro-me que o Toni saiu uma vez, e depois apareceu um jogador do Vitória, ele levantou-se, entrou no campo, e depois voltou a cair novamente», relatou, entre sorrisos. O árbitro também já não aguentava. «Lembro-me que o árbitro Salvador Garcia disse isto aos capitães: Epá por amor de Deus um de vocês marque um golo e acabe com isto. Ou então que partam a taça ao meio e cada uma leve metade. Quando aconteceu o golo do Jacinto João estava perto dele no meio-campo, e caiu redondinho para trás. Estava mais cansado do que nós. Os jogadores da Académica ficaram pelo chão, e nós ainda tivemos forças para festejar.»

Fernando Tomé lembrou ainda o golo que acabou com um jogo que mais parecia não ter fim. «Acabámos por fazer o golo numa jogada individual do Jacinto João, que o Maló não conseguiu suster. Seguiu a bola de gatas e não chegou. Essa foi uma das maiores alegrias que tive. Foi o primeiro título ganho. Eu tinha 19 anos, e fazia 20 no dia seguinte.»

Mas então onde entra aqui o Jorge Jesus?

No final do jogo da semi-final da taça na qual o Belenenses eliminou o Braga, Jorge Jesus explicou aos jornalistas o porquê do sabor pessoal que teve em chegar à final da Taça de Portugal e também por culpa disso o seu rancor com a Académica:
«É um sonho que me alimenta desde os treze anos. Vou-vos contar porque é que tenho este sonho. Nasceu em 1967, na final da Taça entre o V. Setúbal e a Académica. Estava a ver esta final com a minha família. No prolongamento o meu avô começou a sentir-se mal e morreu ao meu lado, nunca mais me esqueci».

Ironicamente, Jorge Jesus foi vencido na final pelo Sporting que eliminou a Académica, que por sua vez já tinha afastado o Vitória de Setúbal com dois golos de Gyano.

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Couceiro mentiu-lhe


Vítor Vinha, defesa-esquerdo da Académica, Internacional Sub-21, pré-convocado para os trabalhos da Selecção Sub-21 liderada por José Couceiro não constou da lista de convocatória definitiva apesar de lho ter sido assegurado pessoalmente pelo seleccionador.



O jogador, um dos valores emergentes do plantel desta época e esperança do futebol português na posição de lateral-esquerdo tardou em convencer Manuel Machado. A sua entrada na equipa, particularmente a partir da vitória no Restelo frente ao Belenenses deixou claro que Lino, tendo um defesa a desempenhar as tarefas defensivas, torna-se explosivo e desequilibrador no ataque onde se solta e oferece um desempenho de maior valor acrescentado à equipa.

José Couceiro, seleccionador nacional sub-21, pré convocou o jovem talento tendo-lhe afiançado que contava com o atleta e que o convocaria recomendando-lhe repouso para debelar uma lesão pois via nele um elemento importante para a equipa.

Quando saiu a convocatória, Vítor Vinha não constava nos eleitos, tendo José Couceiro faltado à palavra para com o jovem. Sendo que é uma situação à qual o futebol está rotinado, acabou por terminar a época para o jovem que assim repousa da mico-ruptura na face posterior da coxa.

Vinha encontra-se em repouso, tendo já iniciado os contactos de renovação de contrato com a Académica, onde espera realizar uma época ainda melhor que a anterior e que o ajude a conquistar também um lugar entre os eleitos da Selecção Nacional.

Etiquetas: , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Académica tenta tudo por tudo por Ricardo


Direcção da Académica reúne novamente com o guarda-redes Ricardo e seu empresário numa última tentativa de assegurar o concurso do promissor guardião do Varzim.



Ricardo, guarda-redes de 24 anos do Varzim que deu nas vistas no jogo da Taça de Portugal que ditou a eliminação do Benfica tem sido o preferido da direcção para a baliza.

O interesse que Rapazes de Preto já tinha divulgado há vários meses atrás teve alguns desenvolvimentos significativos e as negociações pareciam encaminhadas para que o jogador representasse os estudantes. Prova disso mesmo foi a presença do jogador em Aveiro onde testemunhou a vitória da Académica com golo de Gyano, e onde teve ocasião de conhecer alguns funcionários e directores do emblema de Coimbra.

Mais tarde deslocou-se a Coimbra com o seu empresário para uma reunião com a direcção da briosa da qual não saiu fumo branco e até representou mesmo um volte-face nas negociações.

O Rapazes de Preto sabe que o elenco executivo da Académica está a tentar de novo um esforço final para assegurar a transferência daquele que é visto como um dos guarda-redes portugueses com mais potencial em virtude dos seus atributos técnicos e ainda pela sua altura.

Em Coimbra, Pedro Roma já declarou publicamente o seu desejo em prolongar o seu contrato, que expira dentro de pouco mais de um mês e continuar ligado à Académica. O capitão e símbolo vivo da Instituição, prestes a completar 37 anos encontra-se a concluir o nível 4 de treinador, podendo caso não continue a carreira como futebolista (o que seria lamentável) integrar a equipa técnica ou funções directivas no departamento de futebol. Até ao momento não foram ainda iniciados os diálogos de renovação com Pedro Roma.

Por sua vez, e em situação contratual semelhante Vítor Vinha, Internacional Sub-21 já iniciou os contactos com vista ao prolongamento do seu vínculo contratual com os estudantes. Incógnita é ainda a situação de Douglas e Eduardo, os outros dois guarda-redes do plantel, sendo no entanto de prever a sua saída.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Roberto Brum a caminho do Braga

sábado, 26 de maio de 2007


O Sp.Braga poderá ter já tudo acertado com Roberto Brum, o incansável médio brasileiro ex-Coritiba que alinhou nas últimas épocas na Académica de Coimbra.



Nos últimos dias, a imprensa deu Roberto Brum como fora dos estudantes num processo inesperado de rescisão de contrato que o deixaria na situação de jogador livre podendo negociar sem qualquer entrave o seu contrato com qualquer emblema.

Importa antes de mais recordar que o brasileiro tem mais um ano de contrato com a briosa, o que o impede, tal como Dame (que ainda não expirou o seu contrato) de negociar com outros clubes sem o consentimento explicito da Académica.

Assim, o emblema de Coimbra poderá estar a negociar a saída dos dois jogadores vendendo os seus passes. Se no caso de Dame é quase um imperativo fazê-lo em tempo útil antes do terminus do seu contrato, visto que um acordo com vista a sua permanência em Coimbra está praticamente descartado, já no caso do Sandokan a situação é diferente. É que Roberto Brum aufere o salário mais alto de todo o plantel academista (cerca de 25 mil euros), situação que numa fase financeira tão débil se torna incomportável em termos de tesouraria, daí que a sua saída seja forçosamente uma hipótese a encarar por força da realidade da Instituição.

Sabe-se que a Académica pretende reduzir para perto de metade a sua média salarial, o que é confirmado pelo perfil tipo de jogador que a Académica definiu para este defeso.

Depois renovações já confirmadas pelo Sporting de Braga, a João Pinto e Vandinho, as contratações de Anilton, Bruno Tiago, Pawel Kieszek, César Peixoto(será marketing para levar mais adeptos ao estádio para ver Isabel Figueira ?), Philco e Wender(ex Sporting), Roberto Brum poderá ser o próximo a apresentar na cidade dos arcebispos e ser o novo patrão do meio campo bracarense, até porque Andrés Madrid poderá estar já de malas aviadas.

Brum já terá inclusivamente reunido com António Salvador, presidente dos minhotos para em breve poder estar às ordens de Jorge Costa.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Soares Franco fã de George Michael

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Está finalmente desvendado o porquê da azia que se criou entre o Sporting e a Académica no jogo da penúltima jornada da Bwin Liga. Afinal o problema era de inveja e não por causa do estado de relvado depois do concerto de George Michael em Coimbra.




Etiquetas: , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Alexandre ingressa no Coritiba

Depois de anunciada a saída do colombiano Nestor Alvarez, os media ligam o médio defensivo Alexandre ao clube brasileiro Coritiba.



Alexandre foi esta temporada um dos jogadores mais influentes na manobra da equipa, sendo particularmente importante no capítulo das coberturas defensivas e recuperações de bola a meio campo, impondo-se pelo seu físico e classe no tratamento da bola e forma pouco faltosa com que aborda os lances.

De salientar que Alexandre, jogador do grupo dos mais utilizados esta época não recebeu qualquer proposta de renovação de contrato, estando assim em aberto a possibilidade de regressar ao Brasil onde já representou o Atlético Mineiro, Internacional de Porto Alegre e o São Paulo.

A confirmar-se a sua saída é uma perda importante para a equipa e para o sector intermédio.

Também no sector do meio campo e também um ex-Coritiba, Roberto Brum terá rescindido o seu contrato com a Académica e é agora um jogador livre para poder negociar o seu futuro com qualquer clube, segundo avançou o jornal A Bola.





Sílvio, o avançado homologado pela Académica e Tourizense não terá convencido Manuel Machado e poderá voltar para Touriz, ao contrário de Pedro Ribeiro que deixou boas indicações e é visto como um jogador de elevado potencial.

Em sentido inverso ás possíveis saídas de Roberto Brum e Alexandre podem estar Orlando, central do Freamunde e Nuno Rodrigues, lateral-esquerdo proveniente do Lixa que está presentemente em observações no Complexo Desportivo Dr.Francisco Soares. Na posição de lateral esquerdo, após a saída de Lira, sobra apenas Lino que poderá estar de saída para a Alemanha e ainda Vitor Vinha, o internacional sub-21 com o qual só agora se iniciaram os diálogos de renovação.
Bruno, jogador de 33 anos, médio do Nacional da Madeira é um dos preferidos para o miolo e poderá estar bem próximo de ingressar na Académica.
Ousmane N'Doye está de regresso após cumprir um período de empréstimo na Arábia Saudita.
De bem mais próximo, de Touriz, estão de regresso a Coimbra os jovens Ito e Fausto, faltando Gonçalo a recuperar de uma intervenção cirúrgica a uma hérnia.
Segundo A Bola, o médio Tiago e Zé Manel do Boavista poderão entrar para o plantel estudante auferindo de ordenados mensais na ordem dos 17 e 20 mil euros.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Académica de olho no mercado nacional

terça-feira, 22 de maio de 2007

Se as saídas estão viradas para o estrangeiro, já o mesmo não se pode dizer das compras.

A Académica tem em carteira quase exclusivamente jogadores que actuam nos campeonatos nacionais.

Eduardo, guarda-redes de 24 anos, ligado ao Braga, e esta época emprestado ao Beira-Mar em Janeiro é a principal aposta dos estudantes.

A Compor a lista de alvos da Académica estão ainda Janício (Defesa-direito), Anílson Junior (Central/trinco Aves), Pedrinho (Defesa-direito/Extremo Varzim), Filipe Anunciação (trinco/médio centro Aves), Pedrinha (médio centro/interior direito Paços de Ferreira), Zé Manel (extremo direito Boavista), Lucas (médio centro/defesa-direito), Fajardo (extremo-direito Naval) e Lito (Avançado/extremo Naval).

A Académica parece, assim, ter definido o perfil de jogador que lhe interessa no mercado português evitando que problemas de integração como aconteceram no passado não se voltem a repetir. Depois da busca na 'mina' sul-americana, a Académica parece agora voltar-se para o mercado nacional.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Miguel Pedro engrossa a lista de saídas da Académica

segunda-feira, 21 de maio de 2007


Académica a exportar

Miguel Pedro, jovem extremo-direto, ex-Desportivo das Aves é dado como a próxima possível saída da Académica de Coimbra. O Destino de Miguel Pedro poderá passar nas próximas semanas pela Ucrânia, mais precisamente pelo Shakhtar Donetsk.

O jovem extremo-direito, uma das promessas da equipa é o mais recente nome a engrossar a já vasta lista de nomes a sair da Académica.

Também Lino terá uma proposta da Alemanha do Hansa Rostock e Filipe Teixeira decide esta semana o seu futuro que poderá passar por outra paragem que não Coimbra onde também não fica o avançado Joeano e o senegalês Dame que está a caminho do Panathinaikos da Grécia.

Com os melhores valores da Académica a sair desta forma, o futuro dos estudantes afigura-se muito negro.

Etiquetas: , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Dame no Panathinaikos


Dame N'Doye o jovem jogador que a Académica 'descobriu' por acaso e contratou em Dezembro, assinou por 4 anos com o Panathinaikos da Grécia.

Depois de se ter revelado como uma das maiores surpresas do campeonato e ser apontado como uma das grandes sensações da Bwin Liga deste ano como um dos jogadores mais promissores, o jovem senegalês abandona agora a Académica depois de muita polémica em torno da renovação do seu contrato com os estudantes. Na sequência desse episódio um dos Vice-Presidentes do elenco directivo de José Eduardo Simões suspendeu inclusivamente o seu mandato.

Manuel Machado admitiu várias vezes publicamente a sorte da Académica em ter achado um jogador desta categoria e com o «enorme potencial que apresenta quer a níveis técnico-tácticos, quer a níveis físicos».

Toni, ex-jogador da Académica e ex-treinador campeão pelo Benfica, comparou mesmo Dame a Eusébio, sendo que o jovem é ainda um «diamante por lapidar que precisa ainda de se adaptar do futebol africano ao europeu».

Dame deu nas vistas com golos de belo efeito, pelo seu remate poderoso e espontâneo e pela capacidade técnica invulgar, às quais alia uma componente física marcante.

A Académica perde a custo 0 um dos jogadores que a crítica apontava como um talento emergente no futebol mundial. Uma péssima notícia.

Dame, ruma agora à Grécia, para o Panathinaikos onde de resto até já jogou o ex-internacional Português Paulo Sousa.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Desapareceu o Presidente da época de ouro da Académica



Deixou-nos aos 75 anos Manuel Bento Pacheco Mendes.

O médico, e ímpar académico, foi Presidente da nossa Instituição na época de ouro, sendo eleito a 11 de Dezembro de 1964 até 1967.

Durante a sua presidência a Académica, os estudantes classificaram-se em segundo lugar no campeonato, sagrando-se vice-campeã em 66-67. Foi Também nesta fase que a Briosa disputou diversos jogos europeus e passou a ser um símbolo de referência nacional.

Passaram neste período na Académica jogadores como:
Artur Jorge
Bernardo
Belo
Brasfemes
Brassard
Castro
Curado
Celestino
Crispim
Ernesto
Feliz
Gervásio
Luís Eugénio
Maló
Marques
Mário Campos
Pedrosa
Pinheiro
Rocha
Rodrigo
Rui Rodrigues
Serafim
Silvestre
Toni
Vieira Nunes
Viegas
Vítor Campos
e Mário Wilson, treinador/jogador.


Em 1974 fez parte da direcção do CAC, presidida por Júlio Couceiro.

O mundo academista está hoje de luto e muito mais pobre, depois do desaparecimento daquele que foi o Presidente que levou a Briosa aos seus maiores sucessos desportivos e a escrever na história as suas páginas mais douradas.

Ficará para sempre no nosso coração

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Classificação final Bwin Liga - Campeonato Nacional de Futebol

domingo, 20 de maio de 2007


Terminou a Bwin Liga, o Campeonato Português de Futebol Profissional. A classificação final do campeonato nacional ficou assim ordenada:

Classificação

Clube Pts J
FC Porto 69 30
Sporting CP 68 30
SL Benfica 67 30
SC Braga 50 30
Belenenses 49 30
P.Ferreira 42 30
U. Leiria 41 30
Nacional 39 30
E. Amadora 35 30
Boavista 35 30
Maritimo 32 30
Naval 32 30
Académica 26 30
V.Setubal 24 30
Beira-Mar 23 30
Aves 22 30

CAMPEÃO - FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Fase de Grupos da Liga dos Campeões (acesso directo) - Sporting
3ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões - Benfica
TAÇA UEFA - Sp.Braga, Belenenses, Paços de Ferreira
Taça Intertoto - U.Leiria
Despromovidos à Liga Vitalis - Aves e Beira-Mar
Promovidos à Bwin Liga: Leixões e Vitória de Guimarães

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Porto Campeão vezes 22

Foi até ao último minuto. Terminou a Bwin Liga com a matemática a sorrir ao Futebol Clube do Porto que chega assim ao bi-campeonato e passa a somar 22 títulos de campeão.

O Porto vence o Aves por 4-1 que assim é despromovido. Por todo o país a festa já está nas ruas.

Foram 45 minutos de sonho para o dragão que ao intervalo empatava e via o Sporting roubar-lhe o título. Mais uma vez durou pouco o sonho do leão.

Em Alvalade, exibição a roçar a perfeição por uma equipa jovem muitas vezes acusada de imaturidade que mais uma vez respondeu à pressão da melhor maneira de venceu tranquilamente o Belenenses num derby da cidade que serviu de aperitívo para a final da Taça de Portugal no Jamor. 4-0 foi o resultado final, com Liedson a confirmar-se como melhor marcador e artilheiro mór do campeonato.

Na Luz, uma grande exibição de Karagounis valeu ao Benfica uma vitória complicada. A Académica, tranquila apostou no contra-ataque sem ter, no entanto grandes argumentos e sem nunca causar real perigo. Acabou por despedir-se da Liga sem brilho. Um jogo quase para cumprir calendário para as duas equipas que já preparam a próxima temporada e procuram reforços.

Por Coimbra é tempo de análise e de reflexão, enquanto se prepara já a próxima época com objectivos mais condizentes com o real valor desta histórica Instituição.

Para já o tempo é de festa para os adeptos azuis e brancos em todo o país.

Etiquetas: , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Bwin Liga - Última jornada. Resultados ao intervalo

Tempo de intervalo nos jogos da jornada, tempo também para fazermos aqui um ponto da situação no Rapazes de Preto da situação da Bwin Liga.

A Académica a jogar sem pressão vai perdendo no Estádio da Luz com o Benfica. O golo foi do mal-amado Derlei que se estreia a marcar com a camisola encarnada depois de um primeiro remate do grego Karagounis. Destaque na equipa da Académica para a presença de Medeiros no eixo defensivo e de Sílvio na frente de ataque.

O Sporting é por esta altura o virtual campeão ao vencer para já o Belenenses por 2-0 com golos de Liedson e Alecsandro.

No Dragão o FC Porto empata com o Desportivo das Aves, e caso termine assim os campeões nacionais caem para o segundo lugar e perdem o título para os leões de Alvalade. Os golos foram apontados por Adriano e por Moreira, num lance duvidoso.

No lado inverso da tabela quem ganha terreno na fuga à despromoção é o Vitória de Setúbal, com Aves e Beira-Mar, para já a serem os emblemas despromovidos à Liga Vitalis.

CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA - VIRTUAL (ao intervalo)

1 - SPORTING 68 Pontos
2 - FC Porto 67 Pontos
3 - Benfica 67 Pontos
- - - - - - - - - - -
14 - V.Setúbal 24 Pontos
15 - Aves 23 Pontos
16 - Beira-Mar 22 Pontos

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

O cabelo de Paulo Bento

O cabelo de Paulo Bento continua a causar polémicas. O ambiente no balneário está de cortar à faca. Até o próprio Fernando Santos teve de se mostrar solidário com o colega de profissão.



Etiquetas: , , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Briosa ataca em várias frentes

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Depois de descartar Riça, do Desportivo de Chaves e de aparentemente ter perdido o concurso por Ricardo do Varzim, a Académica vira-se agora para Eduardo, guarda-redes do Sp.Braga emprestado ao Beira-Mar desde Dezembro.

A grande preocupação no momento do sector prende-se antes com o processo de renovação de Pedro Roma que continua a negar qualquer processo nesse sentido. Perto de completar 37 anos, muitos dos quais de dedicação total ao clube de Coimbra, Pedro Roma pode ver-se forçado a sair pela porta pequena da Instituição da qual é um dos últimos símbolos activos.

Depois de Zé Castro, Dame e outros casos polémicos, a saída de Roma desta forma pode retirar a José Eduardo Simões muita margem de manobra numa altura em que se prepara o take off para as próximas eleições.

JOGADORES EM CARTEIRA:

Licá é para já o único jogador dado como certo na Académica 2007/2008, podendo juntar-se ao jovem, Lito e Fajardo da Naval.

O Rapazes de Preto sabe ainda que o elenco directivo dos estudantes apresentou uma proposta contratual a Zé Manel, jogador do Boavista, mas cujas ambições de Selecção Nacional o podem direccionar noutro rumo que não o de Coimbra.

Também do Bessa nos chegou a informação que Lucas, em final de contrato estará neste momento já com uma proposta em concreto em mãos. Caso aceite, o que é pouco provável dado o tecto salarial da Briosa e a forma como o jogador saiu do clube, seria um regresso muito saudado pelos adeptos.

Mais a norte, da Vila das Aves, surge o interesse da Académica no veterano Filipe Anunciação para reforçar o centro do terreno.

Manuel Machado afirmou publicamente que o objectivo para este defeso era apenas cobrir uma ou outra lacuna do plantel e prover certas carências do conjunto, mas pelo andar da carruagem...

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Ricardo mais longe da Académica

quinta-feira, 17 de maio de 2007


Ricardo, guarda-redes do Varzim, que recentemente brilhou na eliminação do Benfica da Taça de Portugal está mais longe de assinar pela Académica.

O guardião de 24 anos, está há algum tempo em negociações com os estudantes, tal como o Rapazes de Preto noticiou há largos meses, mas um revés inesperado coloca Ricardo fora da rota de Coimbra.

Ricardo, esteve presente, com o seu empresário no jogo Beira-Mar - Académica, onde teve oportunidade de conhecer alguns possíveis companheiros e contactou pessoalmente com elementos da direcção dos estudantes.

Tudo parecia bem encaminhado, mas num encontro esta tarde entre o jogador, empresário e direcção da Académica, a hipótese de um acordo torna-se cada vez mais remota, até porque há outros emblemas de peso interessados no jovem guardião que deu nas vistas no conjunto da Póvoa.

Guarda-redes descartado por Manuel Machado
O guarda-redes do Chaves foi 'oferecido' à Académica, mas Manuel Machado recusou a sua contratação.

Ficam assim também muitos pontos de interrogação para a defesa das redes dos estudantes.
Pedro Roma, segundo o site oficial, prolongou o seu vínculo contratual que o liga à Briosa. Apesar de completar 37 anos no próximo dia 13 de Agosto, o veterano guarda-redes está em super-forma e pode ainda realizar mais algumas temporadas ao mais alto nível, o que se deseja, para um homem que é um símbolo vivo da Instituição e um porta-estandarte dos valores da Académica. No entanto publicamente ja desmentiu qualquer renovação.

Quanto a Douglas, teria ainda mais duas temporada de contrato por para cumprir por opção que não foi accionada, mas dada a sua situação de suplente, tal como a de Eduardo não é de descartar uma possível saída de ambos.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

“Qu`Missão” de Arbitragem?

Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir (?!?) o F.C.Porto – D.Aves. Eu até estava a tentar não falar no assunto mas assim é demais!

Ouvi esta tarde na TSF uma entrevista ao Sr. (?) Olegário Benquerença, onde o larápio refere qualquer coisa como: “A nomeação para este jogo, de grande importância, demonstra a grande confiança nesta equipa de arbitragem. Estou consciente da responsabilidade.”


Então mas esta comissão de arbitragem, que depois do jogo entre a Académica e o Sp. Braga deu um “raspanete” vem logo a seguir dar um doce ao menino?!? Será que os árbitros são os únicos que, façam o que fizer, nunca serão devidamente penalizados?!?


Memória muito curta…e falta de pedagogia também! Alguém que ofereça um livro que explique estas coisas ao Sr. Vitor Pereira!

Etiquetas: , ,

Autor: Chambel » COMENTE: |

João Pereira, Anílson Júnior e Janício são os preferidos da briosa para a defesa

Depois de conhecido o interesse em Anílson Júnior, central do Aves, a lista de candidatos para o sector é engrossada com os nomes de João Pereira (ex-Benfica) e Janício (V.Setúbal).

Perante estas possibilidades, há que perceber a tendência que evidenciam. Um central, e dois jogadores para o flanco direito. Sectores, em que é unânime a urgência do seu reforço e nos quais a crítica tanto tem apontado.

Adivinham-se com isto algumas saídas previsíveis: Sonkaya, Nuno Luís, Lira e Medeiros. O último tem consecutivamente acompanhado Manuel Machado mas acaba por ser pouco utilizado, o que causa alguma estranheza.


(nota: os restantes sectores serão analisados e com mais notícias nos próximos posts. Estejam atentos)

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Silly Season chega mais cedo a Coimbra

A Silly Season, período caracterizado por especulação em torno de nomes e possíveis transferências, chegou oficialmente a Coimbra.

Sintomático do objectivo alcançado na jornada transacta é o facto da dança de nomes se iniciar antes do final da temporada.

A Académica tem carecido de estabilidade a todos os níveis na sua estrutura, sendo que o mais afectado tem sido o aspecto desportivo, com trocas sucessivas de plantel todos os anos.

Até ver, e a julgar pelo número de incógnitas até esta parte, diria que se está a percorrer o caminho dos anos anteriores. Não terá servido o erro consecutivo...

Joeano - Disse publicamente que alguém na Direcção quer 'correr' com ele. Não vai accionar a compra do jogador do Beitar de Jerusalém. Fala-se já de uma transferência para Espanha.

Filipe Teixeira - Manuel Machado recusa a sua transferência e prefere abdicar de outros jogadores para resolver o problema de liquidez que o clube atravessa.

Consequentemente: Lino e Roberto Brum são os balões de oxigénio para a tesouraria. São os primeiros a ser negociados, haja para isso oportunidade.

Etiquetas:

Autor: Libelinha » COMENTE: |

João Pereira (Gil Vicente) é o alvo da Académica


O Rapazes de Preto sabe que a principal opção para reforçar o lado direito da defesa e do meio-campo da Briosa é João Pereira, internacional sub-21, ex-Benfica, actualmente ao serviço do Gil Vicente.

Referenciado desde que abandonou a Luz (num episódio ainda por explicar, já que era dos mais promissores jogadores do SLB e que passou de titular com Camacho a...dispensado a título definitivo), o interesse dos responsáveis academistas aumentou consideravelmente depois da época extremamente regular que efectuou ao serviço do clube de Barcelos, sendo frequentemente indicado como melhor em campo.

João Pereira é um jogador raçudo, rapidíssimo, que beneficiou imenso do recuo no terreno para assim explorar melhor as suas capacidades. Na qualidade de extremo direito, sente algumas dificuldades, nomeadamente no 1x1, dado que não tem uma capacidade técnica e de drible acima da média. Todavia, é uma posição em que está rotinado, podendo ser opção válida. Penso, no entanto, que é como defesa-direito que rende mais, dada a intensidade que emprega nas recuperações de bola, no facto de se antecipar facilmente aos adversários e assim lançar rapidamente contra-ataques e também pela circunstância de render mais quando vem embalado de trás.
Não se afigura fácil, todavia, a contratação de João Pereira, uma vez que tem mais 2 anos de contrato e é um dos elementos importantes do plantel gilista.

A Briosa conta com o facto de João Pereira querer regressar aos principais palcos do futebol português e assim relançar a carreira que sofreu um pequeno revés. A Académica seria, claramente, o clube ideal para isso e João Pereira encaixaria que nem uma luva nas necessidades da Briosa. Esperemos que o namoro dê em...casamento.

Etiquetas: , , ,

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Filipe Teixeira, Roberto Brum e Lino na lista de saídas da Académica

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Filipe Teixeira, Roberto Brum e Lino podem estar de saída da Académica.

Os jogadores são incompatíveis com as capacidades financeiras e de tesouraria das estudantes, e são assim os principais candidatos a ser sacrificados pela Académica para combater os problemas de contas e falta de liquidez que se agudiza na Académica.



Filipe Teixeira
é claramente o jogador com mais mercado da turma de Coimbra, mas é também o jogador mais influente e é um dos indispensáveis para Manuel Machado que terá mesmo colocado a permanência do jogador como uma das condições da sua permanência à frente do comando técnico dos estudantes.


Perante esta exigência, Roberto Brum, um dos preferidos dos adeptos e com o qual a direcção mantém uma relação de grande carinho, poderá ser o principal candidato a figurar nas ofertas em carteira da Académica. O jogador, apesar do crescendo de forma do final de época, não foi tão preponderante como em anos anteriores, sendo que se perfila como uma das fortes hipóteses da direcção para cobrir as questões financeiras. Todavia, poderá não ter um mercado tão convidativo nem financeiramente tão lucrativo quanto isso...

Quanto à sua permanência em Coimbra, o jogador é realista: "Gosto muito da Académica. Acho o clube maravilhoso e privilegiado. Tem condições para dar outros voos como o Sporting de Braga, por exemplo, e afirmar-se como uma das quatro maiores formações do país. Os passos estão a ser dados, mas é necessário mais incentivos. A Académica precisa de mais recursos financeiros para a colocar no lugar que merece."


Lino, foi um dos jogadores que mais alto brilhou de 'losango' ao peito. Foi o melhor marcador da equipa e um dos principais desequilibradores no flanco esquerdo. Pelos motivos já enunciados, vê-se aos 29 anos na mesma situação de Roberto Brum e ser outra das principais apostas de venda da Académica.

Etiquetas: , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Académica com problemas em pagar salários dos jogadores

A Académica de Coimbra continua a passar por problemas de liquidez, o que tem dificultado os pagamentos da folha salarial dos jogadores nos tempos mais recentes.

O Rapazes de Preto soube, antes do jogo na Madeira que o atraso no pagamento dos ordenados dos atletas esteve perto de chegar a dois meses. No entanto, optamos por não divulgar estes dados para não perturbar a concentração da equipa e dos adeptos.

Sabemos agora, que a liquidação dos salários do mês de Abril se encontram em falta e que Maio poderá também não ser pago tão brevemente.

Neste sentido, a direcção da Académica encetou conversas com a TBZ no sentido de antecipação de receitas e verbas para que se possam cobrir as dívidas salariais de Abril e Maio. Apuramos que podem existir já cheques pré datados para saldar as dívidas mas cuja liquidez e cobertura está dependente da antecipação de verbas.

O Rapazes de Preto apurou ainda que a própria TBZ terá 2 meses de 'rendas' em atraso para com a Académica, o que arrasta os estudantes para esta situação como efeito bola-de-neve.

Sabendo que os jogadores auferem de 10 meses, José Eduardo Simões, Presidente da Académica terá apenas que controlar esta situação durante mais um mês, sendo que em Julho e Agosto a folha salarial será apenas respectiva a funcionários do clube.

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Académica em peso na Luz

Mancha Negra invasão a Luz

Mesmo com a manutenção assegurada, a claque Mancha Negra não deixa de apoiar a briosa. A Mancha como sempre vai marcar a sua presença e apesar dos objectivos estarem assegurados, a claque espera uma boa adesão.

Já se fez, entretanto saber que alguns jogadores da equipa irão 'rodar', daí que Manuel Machado tenha convocado os juniores Traquina e Pedro Ribeiro para o derradeiro jogo da temporada.

Neste último encontro da liga Bwin, a Mancha Negra, como sempre, vai efectuar a
Organização da viagem a Luz, para o apoio a nossa magica Briosa, com o lema:
"SEMPRE PRESENTES".
Com a Manutenção de época garantida, depois de uma época bastante sofrida e
complicada, estamos a terminar um "ciclo" que gostariamos que fosse com chave
de Ouro, por isso, e, porque vamos todos entrar de férias desportivas
esperamos e contamos com a vossa presença neste último encontro.
A respectiva Viagem + Bilhete será pelo valor de 25euros Sócios MN e 35euros
Ñ Sócios as Inscrições como sempre são na sede da Claque no Pavilhão
jorge Anginho até às 24 H de Quinta-Feira.
A saida será Domingo pelas às 15H00, junto ao pavilhão Jorge Anjinho.
*informações adicionais através dos telefones 964701787 Ruben Jorge,
936000633 Miguel Pedro,917691086.


Saudações Académicas,
Miguel
936000633
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

Etiquetas: , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Pedro Roma chumba Liedson

terça-feira, 15 de maio de 2007



Pedro Roma afasta o fantasma da Liedson ao defender um penalty do Levezinho.

Liedson é nome que assusta qualquer guarda-redes. Esse medo aumenta ainda mais, certamente no caso de Pedro Roma, tornando-se possivelmente num 'ódio de estimação'. É que Pedro Roma, o veterano guardião da Académica é o guarda-redes mais batido por Liedson.

O Levezinho, junta aínda à lista de 'episódios' com o capitão da briosa um lance em que as imagens testemunham e comprovam um movimento de Pedro Roma a soltar-se e a atingir o brasileiro, que se atira para o chão. Pedro Roma foi expulso na sequência desse lance e Gelson foi do ataque para a baliza, acabando por não defender o penalty.

Pedro Roma tinha sido herói na jornada anterior ao defender uma grande penalidade batida por Marcinho. Motivado com isto, e a demonstrar um crescendo notável de forma e confiança, defendeu um segundo penalty consecutivo, desta vez ao seu arqui-inimigo Liedson, que logo aos 4 minutos já tinha, mais uma vez violado as suas redes.

Pedro Roma, cada vez mais se afirma como um símbolo da Instituição e um jogador que a história vai guardar e fazer resistir à prova do tempo.

É um exemplo dentro e fora de campo, e mantém dentro de si, na sua postura e atitude, tudo aquilo que faz de si um símbolo vivo da Académica e do que esta deve ser e são os seus valores e identidade.

Etiquetas: , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Doce derrota...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

A Académica averbou, na noite de ontem,nova derrota em casa, desta vez frente ao Sporting, concluindo assim uma época histórica (pela negativa) em termos de resultados no Estádio Cidade de Coimbra. Apenas três vitórias, frente aos adversários directos Aves, Estrela, e Beira-Mar, é um pecúlio mau demais para ser verdade.
No final de mais uma derrota, ficou o sabor doce de uma manutenção conquistada à custa dos desaires alheios.
Manuel Machado apostou num sistema de três centrais para este jogo. A última vez que o fez foi para a Taça, frente ao... Sporting, jogo em que a Briosa perdia por 2-0 aos 10 minutos. Coincidências...
A História repetiu-se, e o Sporting só não chegou ao dois zero aos 19 min porque Pedro Roma, depois de fazer penalti sobre Liedson, defendeu a grande penalidade e a recarga.
MM foi depois obrigado a mexer, fazendo sair um central,Medeiros, entrando Gyano para o seu lugar. A Briosa melhorou, não tento pelo que o Húngaro fez, mas porque a Académica equilibrou as operações do meio campo para a frente. E melhorou ainda mais após a entrada de Dame.
Daí até ao final a Académica foi melhor, e o Sporting preocupou-se em segurar o resultado até que, a um minuto do fim, João Moutinho sentenciou o jogo ao fazer o 0-2.

Foi um grande jogo de futebol, com oportunidades de parte a parte, grandes defesas, e com alguma infelicidade para a Académica, aliada novamente a erros de arbitragem, que pelo 3º jogo consecutivo têm prejudicado a Académica em lances que decidem jogos. Demasiado estranho, são demasiadas coincidências...



Pedro Roma (17): Sofreu um golo a frio (3 min) e provocou um penalti que poderia ter sentenciado a partida. Mas defendeu com classe o penalti e a recarga (2 penaltis defendidos em 2 jogos consecutivos, bravo Pedro!!!), a partiu para uma exibição ao seu nível, superior. É um guarda redes de classe indiscutível e um profissional de quem a Académica e os seus associados muito se orgulham.
Para a próxima época o que se espera é que a revolução que J.E.S. prometeu não passe pela baliza, porque esse seria claramente (mais) um grande erro de gestão.

Sarmento (10): Foi pelo seu flanco que tudo se passou em termos de ataque inicial do Sporting.A Académica deve reforçar esta posição no defeso.

Litos (15): Termina a época em grande plano. Seguro, autoritário, foi traído por Medeiros no golo inaugural.

Medeiros (8): Infeliz no golo inaugural do Sporting, foi o sacrificado quando MM decidiu mexer (20 min).

Kaká (12): Não termina a época tão bem como esteve em outras jornadas, mas não teve falhas comprometedoras, pelo contrário. Valor seguro, a segurar para a próxima época...

Lino (16): Mais um jogo muito positivo deste lateral/extremo, que gosta bem mais de atacar do que de defender. Tem um pé esquerdo fantástico, faz cruzamentos milimétricos (como aquele para a cabeça de Gyano) e marca livres de forma exemplar. Vai ser o melhor marcador da equipa este campeonato, o que diz bem da influência que tem na equipa (e diz bem da inoperância dos avançados..)

Paulo Sérgio (13) Começou o jogo meio perdido, tantos eram os fogos para apagar, mas com a alteração táctica (20 min) foi pisando terrenos mais adiantados através de uma pressão mais alta, e a equipe ganhou com isso.


Roberto Brum (11) Tinha por missão auxiliar Sarmento na marcação a Nani, mas como por ali iam aparecendo também Tello e Romagnoli a sua tarefa não teve sucesso. Saiu ao intervalo, dando lugar a Dame.


Filipe Teixeira (12) Inicialmente encostado à esquerda, não foi o jogador influente de outras jornadas. Os adversários já o conhecem. Sentiu a falta de Dame nos primeiros 45 minutos


Joeano (11) : Também do brasileiro se esperava algo mais, mas a verdade é que não foi muito bem servido pela equipa. Queria redimir-se dos falhanços nos Barreiros, mas não conseguiu.

Gyano (7) Entrou cedo (20 min), e a sua entrada teve o condão de pôr em sentido o Sporting,dado que a Académica equilibrou as unidades do meio campo para a frente. Mas foi, como quase sempre, inoperante,e também perdulário numa das poucas oportunidades que teve, servido em bandeja de ouro por Lino.

Dame(11) Uma equipa como a Académica não se pode dar ao luxo de ter Dame no banco. Poderia (e deveria...) ter entrado logo aos 20 minutos, acabando por entrar nos segundos 45 minutos, numa posição de médio interior direito,para a qual está pouco rotinado. Perdeu algumas bolas em zona proibida, mas quando acerta bem na bola o seu remate é indefensável, e só por infelicidade não fez aquele que seria o golo do empate (65min).


Nestor (1):Entrou para o lugar de Sarmento, originando uma acumulação de avançados na frente de ataque tantas vezes vista ao longo da época sem um único resultado positivo. Era tempo de MM deixar de tentar esta estratégia...


Manuel Machado (8) Utilizou o sistema que tão mal se tinha portado no jogo para a Taça frente ao Sporting, que o viria a obrigar a mexer muito cedo na equipa. Surpreendeu ao deixar Dame no banco. Colocou Gyano cedo demais e Dame demasiado tarde e a jogar muito recuado no terreno, para depois colocar mais um avançado. Às vezes dá a impressão de que se inventasse menos poderia ter conseguido melhores resultados ao longo da época. Será só impressão?

O que se espera são melhoras significativas para a próxima época.

Mas a época ainda não acabou, e por isso há que apoiar a equipa na última jornada, no estádio da luz!

Autor: Diogo Lucas Pires » COMENTE: |

Análise ao Sporting

sábado, 12 de maio de 2007

Amanhã a Briosa defronta o 2.º classificado da Liga Bwin, o Sporting Clube de Portugal, num momento absolutamente crucial da época para os dois clubes, pelo facto de as contas do título, da Liga dos Campeões e da permanência ainda não estarem definidas. Mas, de facto, a missão da Briosa não se afigura nada fácil.
O Sporting de Paulo de Bento é, acima de tudo, uma equipa homogénea e pragmática, com resultados fora de casa absolutamente impressionantes: bastará recordar que a turma de Alvalade ainda não perdeu fora esta época nas competições internas (a única derrota fora aconteceu em Milão com o Inter por 1-0) e desde que Paulo Bento assumiu o comando técnico da equipa principal que sofreu apenas um desaire, em Braga, por 3-2, em Janeiro de 2006. Sabendo que, por outro lado, a Briosa não vence em casa há mais de 5 meses (desde Novembro de 2006), tal ajuda a compreender melhor a difícil tarefa dos pupilos de Manuel Machado.
O 4x4x2 losango
Desde Fernando Santos que o modelo de jogo do Sporting assenta num 4x4x2, com o quarteto do meio-campo a formar um losango no apoio aos dois avançados móveis da equipa. Naturalmente que o que difere é a própria interpretação deste sistema de jogo. Com Peseiro, o Sporting adoptou sempre esta sistematização táctica, mas a compreensão do modelo de jogo era radicalmente diferente. Desde logo, com Peseiro, a turma de Alvalade não prescindia de uma posse de bola acentuada, coadjuvada de uma pressão em linhas muito subidas do campo (o que levou o futuro técnico do Panathinaikos a afirmar que a sua equipa era a que pressionava mais alto na Europa), o que acabava por expor a equipa a imensos contra-ataques. O Sporting de então era uma equipa mais espectacular, mais forte ofensivamente, mas com grandes dificuldades do ponto de vista defensivo.
Ciente destas debilidades, Paulo Bento afirmou que a sua prioridade era conferir estabilidade ao sector mais recuado da equipa. Aliás, a diferença na concepção de jogo entre ambos é particularmente evidente se recordarmos que Peseiro afirmou um dia preferir ganhar por 5-4, enquanto que Bento prefere a vitória por 1-0 por, na sua opinião, esse resultado revelar maior organização.
De facto, a questão da organização é um elemento definidor desta equipa sportinguista. O Sporting de Paulo Bento é a equipa mais forte da liga do ponto de vista da transição defensiva: os jogadores verde e brancos, quando perdem a posse de bola, são eficazes na recuperação no terreno e em assumir as suas posições, conseguindo tirar espaços ao adversário e impedindo o lançamento de contra-ataques. Esta questão explica o porquê do Sporting ser a melhor defesa da Europa, fruto dessa mesma transição e da intensidade com que tentam fazer a recuperação de bola no meio-campo ofensivo.
Com a posse de bola, o Sporting deixou de cometer os erros que sucediam com Peseiro, nomeadamente na primeira fase de construção. A defesa e o pivôt defensivo do Sporting, prescindem frequentemente de sair a jogar, para colocar directamente a bola nos avançados ou nos médios interiores, aproveitando para subir a equipa para ganhar as segundas bolas.É este jogo posicional, racional, que leva os analistas a caracterizar esta equipa como a mais italiana do campeonato nacional, por não correr riscos, por esperar muitas vezes o erros do adversário.
Este esquema de 4x4x2, para ter bons resultados do ponto de vista ofensivo, não prescinde de avançados móveis (Liedson e Djaló são os expoentes máximos) de médios trabalhadores (Veloso e Moutinho), de jogadores com capacidade de desequilibrar nas faixas (Nani e o 10 Romagnoli) e de laterais que subam bem no terreno para compensar a ausência de extremos - e aqui reside a explicação para a subida de produção ofensiva da equipa, com a entrada de Abel para o corredor direito, fazendo o mesmo que Tello fazia do lado esquerdo e que Caneira não conseguia: ganhar a linha e cruzar.
Académica - Sporting
Amanhã, a Briosa terá que ser, sobretudo, uma equipa muito concentrada do ponto de vista defensivo e fundamentalmente nos primeiros minutos, altura em que o Sporting tem sido muito forte. A chave do jogo estará, na minha opinião, na eventual capacidade em limitar o raio de acção de 3 jogadores: Veloso, na primeira fase de construção de jogo da equipa; Nani, pela imprevisibilidade deste extremos; e Liedson, artilheiro-mor do campeonato, absolutamente letal quando lhe dão espaço na zona de definição. Se o conseguir fazer, a Académica terá todas as probabilidades de alcançar um resultado positivo que sele as contas da manutenção. Com toda a tranquilidade...

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Furtado, jogador do CSKA agredido no balneário

sexta-feira, 11 de maio de 2007

O impensável aconteceu no balneário do CSKA Sófia, um dos mais proeminentes clube do futebol búlgaro. José Furtado, avançado português que já representou o F.C. Porto B, foi selvaticamente agredido pelos próprios colegas de equipa após um treino. O Maisfutebol chegou à conversa com o atleta e este relatou em detalhe tudo o que sucedeu.

«O treino de conjunto estava mesmo a acabar. Tinha a bola nos pés e o capitão de equipa, o Valentine Iliev, pediu-ma. Eu vi outro colega desmarcado e decidi passá-la a ele. A partir daí, foi a confusão total», relata ainda traumatizado com o sucedido. «O Iliev veio discutir comigo, aos berros, encostou-me a cabeça à cara e tentou-me acertar alguns socos. Defendi-me e o treino acabou». Mas o pior, segundo Furtado, estava para vir.

«Juntaram-se, só os jogadores búlgaros, à minha espera no balneário e quando eu entrei fecharam a porta. Vieram todos para cima de mim, com socos, pontapés, tudo. Não pude fazer nada. Encolhi-me e tentei defender-me o melhor possível». Apesar da barbárie, Furtado não teve ferimentos graves, ficando «apenas» com nódoas negras e o corpo dorido.

«Talvez se possa falar em racismo», desabafa Furtado

Após o relato cru das agressões, importava perceber o enquadramento do sucedido. Furtado ressalva que o treinador Stoycho Mladenov (ex-jogador e técnico do Belenenses) não estava presente e que os seus adjuntos foram constantemente desrespeitados. Depois, acrescenta que os outros estrangeiros do plantel já tinham passado por problemas, mas nunca tão graves.

«Não sei explicar o porquê de tudo isto. Sei é que os jogadores que não são búlgaros têm alguns problemas. Talvez se possa falar em racismo», desabafa o atleta português que, no dia seguinte às brutais agressões se apresentou para treinar. Como se nada tivesse passado.

«Fui treinar. Ninguém falou comigo, eu não falei com ninguém, mas fui. O meu contrato acaba agora e vou ter que aguentar, se a direcção não fizer nada. Depois, quero prosseguir a carreira noutro lado, num país diferente».

José Furtado tem razões para se sentir destroçado. Depois de uma grave lesão, o avançado voltou recentemente aos treinos e reconhece que esperava «carinho» por parte dos colegas e responsáveis. Em vez disso, recebeu injúrias gravíssimas.

-in MaisFutebol

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Fajardo e Lito podem reforçar Académica

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Depois de Licá (Luis Carlos), avançado de 18 anos do Social de Lamas, a quem auguram um futuro brilhante dada a sua espontaneidade de remate e velocidade, capaz de fazer várias posições no ataque, o jornal A Bola avançou na sua edição de hoje a contratação a custo zero de Fajardo e Lito da Naval, por parte da Briosa.

Reforços na verdadeira acepção da palavra? Penso que sim.
Fajardo surge claramente como alternativa à eventual saída de Filipe Teixeira, sendo que, caso o "mágico" permaneça na Briosa, é o tipo de jogador que, apesar de compatível, será a 1a opção para quando Filipe Teixeira não jogar. Apesar de não ser tão evoluído tecnicamente, Fajardo tem algum faro pelo golo, é rápido e pode jogar a 10 ou descaído para um dos flancos. Trata-se de um namoro antigo desta direcção que agora conhece o seu enlace, e parece-me uma operação feliz do ponto de vista da relação qualidade/preço, dado que vem a custo zero.
Lito é um dos extremos interessantes desta Liga Bwin. Tem sido bastante regular ao longo do campeonato, e tem na velocidade e na capacidade de ganhar a linha para tirar cruzamentos a sua principal arma. É, digamos assim, o tipo de jogador que a Académica não tem no plantel, pois Miguel Pedro é um extremo mais "interior", que cruza mais longe da linha de fundo, e Lino é mais tecnicista do que propriamente repentista. Há, no entanto, um óbice evidente: Lito tem 31 anos, pelo que dificilmente a Briosa poderá ter algum retorno financeiro com a venda deste atleta a médio prazo. Ainda assim, penso que é o tipo de jogador que fazia falta a este plantel, uma lacuna que ficou por preencher do lado direito do ataque depois da saída de Luciano, que tão boa conta do recado deu no 1.º ano, mas que desiludiu imenso a época passada.
A confirmarem-se, tratam-se de duas aquisições que vêm equilibrar o plantel da próxima época, sendo certo que me parece que estas contratações terão já o aval do treinador da próxima temporada...

Etiquetas: , ,

Autor: Nuno Oliveira » COMENTE: |

Académica - Sporting envolto em polémica

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Já começou a polémica que envolve o jogo Académica - Sporting, agendado para Domingo as 19.15.
A polémica prende-se com o concerto de George Michael, o primeiro da 25 Live Tour, que se realiza a menos de 24 horas do jogo, no Estádio Cidade de Coimbra.

O jogo assume um carácter decisivo. O Sporting vem a Coimbra podendo ainda estar a discutir o título ou o segundo lugar que lhe garanta acesso directo à Champions League, enquanto a briosa poderá estar ainda a fazer contas à manutenção.

Teme-se assim, naturalmente, pelo estado do relvado aquando do apito inicial do árbitro. Sobre este assunto, António Silva, Venue Master do Estádio, descansa os adeptos explicando que o palco vai ficar “no topo norte” do estádio e “fora do relvado”. Aliás, tendo em conta que o desafio com os leões está marcada para o dia seguinte, domingo, “o palco fica no estádio no dia do jogo”.

Sabemos que a última coisa a ser colocada será a alcatifa e a protecção sobre o relvado, que será também a primeira coisa a ser retirada. Foi-nos dito ainda, com base na experiência de 2003 com os Rolling Stones, que os eventuais danos causados no relvado não se evidenciam no dia seguinte. A haver algum problema, que se prevê não haver, apenas se poderá notar mais tarde ao longo da semana nalgum possível desgaste.

Segundo Álvaro Ramos, a preocupação do Sporting "não faz qualquer sentido, uma vez que as estruturas de apoio estão assentes em grelhas de plástico perfurado "para deixar respirar a relva".

Há um sistema de espelhos "para levar luz à relva" que está por debaixo das estruturas de som e luz. Perto da hora do concerto o relvado será tapado com uma cobertura.

A produtora pretende desmontar toda a estrutura do concerto, incluindo o palco, no topo norte do estádio Cidade de Coimbra, antes do início do encontro.


SOBRE A 25 LIVE TOUR - Produção para o concerto de George Michael in Portugal
Factos e números
George Michael é habitualmente acompanhado por uma equipa fixa de 180 pessoas, apoiada por uma produção local de mais 120. O palco, com 57 metros de lar-gura por 21 metros de profundidade, demora cinco dias a mon-tar e envolve, diariamente, cerca de 350 pessoas. À frente do palco foi construído um corredor com cerca de 60 metros que vai permitir que o artista se aproxi-me dos fãs que estão no relvado. O palco é coberto com 5 ecrãs — o maior com 240 m2, sobre o qual o artista irá actuar, e mais dois com 60 m2 e outros dois com 30 m2. São 12 mil ecrãs de LED e 6.500 luzes suspensas por todo o palco, por onde estão distribuídos cerca de 50 micro-fones. Nada pode falhar e, por isso, a banda traz consigo uma grande quantidade de material, incluindo cerca de 40 guitarras.

Os preços dos bilhetes para o concerto de George Michael são os seguintes: €35 para a bancada topo superior, €40 para o relvado e bancada topo inferior, €45 para as bancadas laterais superiores, €55 para as bancadas laterais inferiores, €60 para os camarotes e €65 para a bancada VIP. Os bilhetes podem ser adquiridos nas lojas Fnac

A GUERRA DE PALAVRAS:

«O relvado do Estádio Cidade de Coimbra foi considerado o melhor do Euro2004. O relvado é mesmo de então, nunca teve que ser substituído - ao contrário de outros, como o de Alvalade no qual já se realizaram diversos jogos em condições absolutamente impraticáveis», pode ler-se num comunicado divulgado no site oficial da Académica.

«Estão garantidas as melhores condições para que no domingo se realize o jogo Académica – Sporting. Disso mesmo já demos conhecimento à LPFP [Liga]. É, por isso, completamente infundado o receio tornado público», acrescenta o documento, que conclui:

«Entendemos que esta é uma fase em que desportivamente existe grande pressão mas não admitiremos que para desculpar um eventual desaire desportivo o Sporting alegue razões que a própria razão desconhece».


O clube de Alvalade reagiu esta noite, através do director-geral de comunicação, Miguel Salema Garção, ao comunicado emitido esta tarde pela Académica e exige um pedido de desculpas.

"É muito estranho, incompreensível e infeliz, tendo em conta que o Sporting em nada contribuiu para esta polémica. No entanto, não são as ofensas, nem as insinuações constantes desse mesmo comunicado que nos fazem abdicar do direito de ver os regulamentos das competições da Liga integralmente cumpridos", pode ler-se no documento publicado no site leonino.

E acrescenta: "Lamentamos que se levantem estes problemas numa altura decisiva do campeonato e interrogamo-nos sobre as verdadeiras intenções deste tipo de atitudes."

No comunicado emitido pela Briosa pode ler-se que o "clube assegura que o relvado do Estádio Municipal de Coimbra, que no sábado recebe o concerto de George Michael vai "estar em condições" para o encontro, avisando que não vai tolerar "que para desculpar um eventual desaire desportivo o Sporting alegue razões que a própria razão desconhece".


Pedro Roma, capitão da Académica, refuta as críticas do Sporting acerca das condições do relvado da Briosa, que na véspera do desafio entre ambos recebe um concerto. E lembra que o Estádio de Alvalade teve vários problemas com a relva, ao ponto de se ver na necessidade de mudar de tapete.

«As críticas do Sporting não têm justificação até porque foi das equipas que ao longo da época apresentou um dos piores relvados da I Liga, chegando ao ponto de ter de o substituir», recorda o guarda-redes dos «estudantes».

«Mas enquanto profissionais de futebol temos que estar alheios a isto. Penso que a organização do evento é que tem que ter esta preocupação. Nós temos apenas de fazer aquilo que nos compete que é jogar.»

Preço dos bilhetes:
O preço dos bilhetes (geral) para a Bancada Sul Inferior é de 20 euros e de 25 euros para a Bancada Sul Superior. Crianças até aos 10 anos beneficiam de um desconto, ficando o bilhete em 10 euros.

Para a Bancada Central o custo do ingresso é de 30 euros (Bancadas Nascente e Poente Inferior), 35 euros (para a Bancada Nascente Superior) e 40 euros (Bancada Poente Superior). Em todos os casos, os bilhetes para as crianças até aos 10 anos custam 10 euros.

Os sócios que não possuem bilhete de época podem adquirir bilhete para a bancada inferior e superior, respectivamente, a 10 e a 12,5 euros. Sócios da Briosa com menos de 10 anos pagam um bilhete único de cinco euros.

Etiquetas: , , , , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Acompanhe a Queima das Fitas de Coimbra online

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Se gostava de estar nas Noites do Parque da Queima da Fitas de Coimbra e não o pode fazer presencialmente, pode agora acompanhar todas as notícias e concertos em directo e de uma forma grátis.

A Radio Universidade de Coimbra transmite tudo o que se passa na queima em 107.9 FM. Todos os concertos, todas as notícias, todas as entrevistas e toda a animação da Queima das Fitas de Coimbra e das Noites do Parque.

Se não se encontrar na zona centro pode ouvir a emissão online feita directamente a partir do recinto da queima aqui.

Etiquetas: , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |

Académica – Sporting às 19h15 de domingo

O encontro entre a Académica e o Sporting, da 29ª e penúltima jornada da Liga portuguesa de Futebol, realiza-se domingo, às 19h15, confirmaram hoje os dois clubes, ao contrário da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

De acordo com o site dos "leões", o "Académica - Sporting já tem hora (...) vai realizar-se no dia 13 de Maio, domingo, às 19h15, no Estádio Cidade de Coimbra".

A Académica também já tem no seu site a hora do encontro. Segundo a directora de comunicação, o clube já recebeu um fax da LPFP a confirmar a data e hora do encontro e o canal que o vai transmitir, a TVI.

A Liga portuguesa de Futebol comunicou que as alterações à 29ª ronda apenas serão conhecidas "amanhã".

No caso de se confirmar que o Académica-Sporting é mesmo às 19h15 de domingo, como os dois clubes divulgaram, também os embates do FC Porto (em Paços de Ferreira) e Benfica (em Setúbal) terão de ser jogados à mesma hora, pois os três estão na discussão do título.

Por "arrastamento", e dado o envolvimento do Setúbal na luta pela manutenção, também os jogos de Beira-Mar (no reduto do Nacional) e Desportivo das Aves (recebe o Estrela da Amadora), os outros dois "candidatos" a descer terão de se disputar domingo, pelas 19h15.

O embate entre a União de Leiria (na luta pelo sexto lugar, com o Paços de Ferreira) e a Naval também não pode, segundo os regulamentos, fugir a este horário.

Desta forma, apenas os encontros Boavista-Sporting de Braga e Belenenses-Marítimo poderão realizar-se num horário diferente.

Avança a Agência Lusa.

E numa altura em que George Michael já ensaia em Coimbra:

Cerca de 15 mil dos 40 mil bilhetes emitidos para o concerto de George Michael, sábado, em Coimbra, já foram vendidos, mas a organização do espectáculo não adianta previsões sobre uma possível lotação esgotada.

«Temos cerca de 15 mil bilhetes vendidos. As pessoas estão a aderir mas não tenho ideia de como vai ser», disse à agência Lusa Nuno Braancamp, da promotora Ritmos e Blues.

Apesar de não adiantar, para já, quais as expectativas da organização sobre a afluência de público ao estádio Cidade de Coimbra, Nuno Braancamp reconheceu que os bilhetes foram postos à venda «muito sobre a hora» do espectáculo.

É a primeira vez que o britânico George Michael, de 43 anos, actua em Portugal, marcando o concerto em Coimbra o início de uma digressão europeia que termina em finais de Julho em Atenas, Grécia.

Fonte da organização do espectáculo afirmou, entretanto, embora sem avançar números, que a procura de bilhetes no Estádio tem sido feita «maioritariamente por mulheres acima dos 30 anos».

Até ao concerto do próximo sábado, o músico vai ensaiar diariamente - durante duas horas e ao início da noite - o espectáculo que irá ser apresentado em cerca de 30 palcos europeus no âmbito da "tournée" com que assinala 25 anos de carreira.

No sábado, em Coimbra, George Michael propõe-se revisitar os temas de 25 anos de carreira, nomeadamente os grandes êxitos, compilados em final de 2006 no álbum "Twenty Five".

Etiquetas: , , , ,

Autor: Libelinha » COMENTE: |